Toda vez que minha ansiedade está atacada, tenho problemas com audição. Isso é normal?

15 respostas
Toda vez que minha ansiedade está atacada, tenho problemas com audição. Isso é normal?
Sim. Alguns sintomas auditivos comuns são zumbidos, hiperacusia... O modo pelo qual o som é percebido pode ser alterado pela ansiedade, aguçando assim a sensibilidade para detectar sons que possam parecer uma ameaça, por exemplo..

Isto pode ocorrer ocasionalmente em alguns pacientes. Um abraço.
Bom dia, quando estamos controlados pelas ansiedade não temos autocontrole suficiente para saber gerenciar todas nossas capacidades físicas e emocionais, portanto é comum que alguns dos nossos sentidos estejam submetidos aos disparadores ansiogênicos. Aprender a se auto controlar com técnicas especifica e ou psicoterapia pode ser um caminho mais acelerado para obter resultado mais significativo.
Cada organismo tem suas diferentes reações diante dos diferentes quadros clínicos. Porém é muito importante uma consulta com um especialista, caso ainda não tenha buscado. Em contrapartida nos casos como o seu é muito indicado um acompanhamento em paralelo com um psicoterapêuta para analisar as reações comportamentais e junto com você identificar formas de apoiar no tratamento.
Pode ocorrer sim, além dos sintomas é importante que você vá a um profissional iniciar uma psicoterapia para lhe ajudar e lidar melhor com a ansiedade. A disposição para outras dúvidas.
Além de ser um sintoma físico da ansiedade te convido a ir um pouco além e olhar para os aspectos emocionais; O que está difícil ou precisando ser ouvido? O que a ansiedade tem a te dizer? Você pode obter respostas em processo psicoterapêutico.
Sim, estados de grande ansiedade podem interferir no funcionamento dos orgãos dos sentidos e no metabolismo em geral. É importante que você procure ajuda para aprender a controlar a ansiedade cada vez que perceber que ela está aumentando. Essa ajuda pode ser desde técnicas de respiração e meditação até a ajuda de psicólogos ou psiquiatras, podendo ser tratamentos combinados.
Olá! Lembre-se, o corpo não está separado da mente. O corpo é uma expressão da mente.

Olá... Acontece sim, porque a ansiedade se trata de uma questão neurobiologica e por isto a existencia de zumbidos, dentre outras questões auditivas.
A ansiedade muda na verdade o funcionamento do corpo, e as pessoas vai sentir de forma diferente, mas pode mudar tanto a audiçao, como orgãos sensoriais, gustativo e etc. Com tudo isto, antes de associar a ansiedade é preciso uma avaliação com um médico otorrino, e se já sofre de ansiedade busque também atendimento com o psiquiatra e acompanhamento com o psicólogo. Gratidão!
Essa sua ansiedade já está diagnosticada por profissionais da saúde?
Respondendo a sua pergunta:
Sim, a ansiedade pode afetar várias funções biológicas.
Sim, é possível porque nosso corpo reage ao que se passa com nossa mente e vice-versa; é a chamada psicossomatização. Um caminho inicial para cuidar disso é:
1) informar que tipo de problema de audição está sendo referido;
2) avaliar clinicamente com um otorrino, por exemplo;
3) não havendo causa fisiológica, procurar uma psicoterapia que:
a) identifique e analise as causas psicoemocionais;
b) ajude a focar nas causas e não na consequência (falhas auditivas) porque, geralmente, pessoas que estão enfrentando um quadro elevado de ansiedade tendem a ficar em constante auto-observação corporal, uma vez que as sensações fisiológicas parecem gerar a ansiedade e não o contrário;
c) "ataque" as causas para alcançar a diminuição da ansiedade e, consequentemente, cessação do problema auditivo.
Como você mesmo já percebeu é extremamente ansioso (a), assim a orientação é de que procure um psicólogo para melhor avaliar seu estado emocional e descobrir as causas dessa ansiedade que ajudará a superação dessa sintomatologia, eventualmente encaminhar a um especialista se se faz necessário uma intervenção medicamentosa.
Sim, pois nós somos seres biopsicossociais, ou seja, nossa mente e corpo estão ligados e todo ambiente externo afeta ou nos é afetado, desta forma os sentidos ficam mais aguçados em algumas pessoas em estado de ansiedade, assim como àquelas que a ansiedade desperta como taquicardia, a audição também pode vir acompanhada de zumbidos ou percepção do ambiente externo como um alerta (como se estivesse em perigo). Procure ajuda psicológica. O tratamento em consonância com o psiquiatra, dependendo do caso pode ajudar muito, sendo perceptível a eficiência em muitos casos.
Olá! Se você nota que este problema de audição ocorre apenas quando está em crise de ansiedade, provavelmente estão associados sim. Busque ajuda psicológica para tratar a ansiedade. Exitem tratamentos muito eficazes.
Olá,

A ansiedade afeta o estado emocional e pode afetar as vias sensoriais (visão, audição, paladar, etc).

No momento em que a pessoa se sente ansiosa a capacidade perceptiva é modificada.