Toda vez que vou fazer a prova prática do Detran , fico nervosa e reprovo, eu preciso tomar um calmante,

10 respostas

Toda vez que vou fazer a prova prática do Detran , fico nervosa e reprovo, eu preciso tomar um calmante, mas não sei qual poderia tomar, que não desse efeito contrário ou ansiedade, já que nunca tomei antes ?
Precisar tomar um calmante é uma escolha que você está fazendo, pois espera que daí venha mais rápido o autocontrole emocional e corporal, necessários para ser aprovada na avaliação do Detran. Quando se trata de remédios é sempre prudente e necessário uma consulta médica. Psiquiatra, médico homeopata, clínico geral são algumas opções. Cada corpo reage com uma determinada intensidade à medicação. Por isto é interessante você usar o remédio indicado, com bastante antecedência da situação de avaliação, pois algumas vezes é necessário ajustar a medicação. A psicologia oferece o tratamento em psicoterapia. É uma outra escolha, caso você queira experimentar este tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a ansiedade de desempenho é muito comum e ela se manifesta principalmente em situações como as de avaliação. Isso acontece em outros setores da sua vida também que envolvem ser avaliado? Existem muitos remédios que podem te ajudar a enfrentar esses problemas, porém tais remédios só podem ser tomados via receituário médico pois você não conseguirá comprar nas farmácias sem a receita de prescrição. Aconselho você visitar um psiquiatra e lhe contar esses problemas.
No mais, a ansiedade de desempenho pode ser tratada no consultório de psicologia com um terapeuta cognitivo-comportamental. Acredito que lhe trará benefícios a pequeno, médio e longo prazo e em diversas áreas da sua vida.
Espero ter ajudado vc.
Existem outras técnicas psicológicas que podem ser usadas sem que você precise tomar uma substância que pode inclusive afetar o seu desempenho na prova ao volante. Sendo assim, recomendo que procure um psicólogo e trate desse seu medo. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar e provavelmente de maneira bem rápida.
Importante entender o porquê de tamanha insegurança no momento da prova e como tirar habilitação mudaria sua vida. Realmente é um momento de muita pressão em ser avaliado, afinal qualquer deslize pode gerar reprovação. Reflexões sobre isso e momentos que talvez tenha vivido angústia semelhante devem ser analisados. Busque um psicólogo.
Existem técnicas pontuais de curto prazo na psicologia para lidar com estados de ansiedade como o que você relatou. Procure um profissional experiente. Isso pode fazer a diferença para sua vida como um todo.

Caso você siga com a estratégia da medicação, procure um médico psiquiatra para um melhor encaminhamento.
Na Psicoterapia Analítica, o trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. Auxiliá-la a se apropriar de dificuldades e potencialidades que lhes são próprias. É o despertar do sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos aproximamos de nós próprios. Por-se em trabalho analítico é despertar para o próprio caminho de vida como processo natural sentido. Atenciosamente, Aline M.S. De Coster.
Psicologo não prescreve apenas psiquiatra, seria interessante você procurar um atendimento psicológico para te ajudar com questões relacionada com a ansiedade.
Olá!

Realmente é muito ruim quando nos vemos impossibilitadas de realizar algo para o qual nos dedicamos e desejamos. Contudo, o uso de calmante ou qualquer tipo de medicação é algo sério e que deve ser pensado junto a um profissional psiquiatra.

Como psicóloga, porém, gostaria de te trazer algumas contribuições.

A insegurança é um sentimento que muitas vezes nos toma e nos traz uma sensação de impotência. Dificilmente ele se manifesta em apenas uma situação, ainda que você possa estar vendo-a concretamente em relação à prova do DETRAN.

Entender esse nervosismo como uma reação do seu corpo é algo que pode mudar a forma como você tem lidado com essa insegurança. Independente da escolha que faça sobre o uso de medicação, olhe para você e para esse nervosismo de forma mais ampla. Isso certamente irá contribuir para a melhora da sua qualidade de vida.

Espero ter ajudado e te desejo uma boa prova.
Abraço.
Se já fez várias vezes a prova do Detran, com certeza você já está condicionada a se julgar novamente incapaz, daí a insegurança vai estar sempre persistindo. Creio que precisa se sentir mais segura, estudando e se sentindo capaz e não se reprovar pela ansiedade e medo de ser reprovada.Digo isso, porque quando se está prestes a fazer um exame que já tenha sido reprovada, a tendência é você mandar mensagens para o seu cérebro, de medo, ou negativas como: não vou conseguir, eu vou ficar nervosa, o instrutor não vai com a minha cara, eu vou errar, etc
Tudo isso tem a ver com a sua ansiedade excessiva, se ocorre desta forma, realmente precisa de ajuda. De inicio psicoterapia e medicamentos nem são adequados para quem dirige.
A ansiedade é um importante sentimento que deve te impulsionar a reagir diante de situações da sua vida. Mas quando ela começa a ser o fator que te paralisa significa que não está em seu estado salutar, saudável. A medicação pode te ajudar instantaneamente, e você consegue a prescrição com um médico psiquiatra. Mas em outros momentos esta mesma ansiedade poderá te atrapalhar novamente. Sugiro que faça psicoterapia para trabalhar as suas demandas internas e conhecer o que tem disparado a sua ansiedade. Se quiser saber mais sobre isto, estou a disposição.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Ana Gabrielle Sousa Costa

Ana Gabrielle Sousa Costa

Psicólogo

São Luís

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Insegurança
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.