Ultimamente ando sentindo como se eu estivesse manipulando as pessoas ao meu redor, sendo uma pessoa

13 respostas
Ultimamente ando sentindo como se eu estivesse manipulando as pessoas ao meu redor, sendo uma pessoa falsa e agindo da maneira que elas querem para ter uma certa aprovação social e dar a elas uma falsa impressão delas me conhecerem.
Também tenho me questionado sobre o meu valor e quem sou verdadeiramente, visto que, cheguei a conclusão que a minha personalidade é baseada em coisas externas.
Tenho um perfil de ser chantagista emocional, ter quadros de ansiedade, medo de abandono, necessidade de controle, postura egocêntrica e agir de forma manipuladora inconscientemente.
Obs: Sou uma adolescente de 16 anos.
Minha cara, olá, como vai?

Você coloca em questão atitudes suas relacionadas à constituição de sua personalidade, ou melhor, da personalidade que aparece para os outros. Em seguida, você refere a causa dessas atitudes, e diz que estão destinadas a conseguir aprovação social. Você também menciona o medo de abandono. Quero crer que esse afeto pode ser o caminho para entender melhor seu sofrimento. Eis uma sugestão: busque um espaço em que possa falar livremente sobre esse sentimento e onde seja possível compreender como ele se relaciona a sua estória. Não tente extirpá-lo como se se tratasse de uma doença, e desconfie de quem procurar consolá-la com palavras fáceis como "não é preciso ter medo". Você já sabe disso. Se o medo pode motivar tantas ações e preocupações em sua vida, é porque ele é uma parte importante de você, reconhecido ou não enquanto tal.
Lembre-se de que, quando o morador de uma casa é expulso pela porta da frente, ele costuma utilizar a chave para entrar pela porta dos fundos.
Se não tiver condições de pagar um terapeuta, busque em clínicas universitárias por tratamento gratuito. Evite plantões psicológicos, já que eles são breves e que, quero crer, você se beneficiará de um cuidado prolongado com uma mesma pessoa. Serviços sociais de certas cidades, igrejas e ONGs também são possibilidades.

Sem mais, faço os melhores votos para você. Boa sorte, e adeus.

Olá! Esses questionamentos são naturais e importantes para sua constituição enquanto sujeito e ser social. Assim, é importante compreender a qual nível de angústia e sintomas esses questionamentos tem a colocado. O ser humano é único e por isso a importância de um profissional com escuta qualificada para lhe ajudar. Sugiro que busque algum serviço de saúde mental na sua cidade em UBS, CAPS, ou algum profissional que você confie no trabalho. é muito comum as prefeituras oferecerem projetos para adolescentes e neles ter psicólogos para acompanhamento psicoterápico. O período da adolescência é naturalmente conflituoso, por diversos fatores como a dificuldade de se compreender. Posso dizer que já é muito importante você ter a capacidade de questionar seus comportamentos e apresentar desejo para mudá-los.
Oi! Fico impressionado como vc está vendo os seus processos psíquicos e como vem agindo no mundo. Na psicologia junguiana, a gente encontra o conceito de Persona. É como se fosse uma máscara social que usamos para obter notoriedade, reconhecimento e agradar os outros. Dessa forma, nos inserimos socialmente e somos bem aceitos. No entanto, quando investimos muita energia neste “personagem” podemos nos identificar como sendo ele de fato! Aí começam os problemas, ou seja, quando perdemos nossa própria identidade para viver uma vida vazia de si mesmo e cheia para o mundo exterior. A proposta que te faço aqui é buscar o autoconhecimento: reconhecer quem vc verdadeiramente é e quais são suas motivações pessoais e o que não é seu, mas expectativas dos outros que vc quer suprir…
Invista em você! Com 16 anos tem muita clareza sobre o que está acontecendo e pode aproveitar isto para seu desenvolvimento pessoal o quanto antes! Qualquer coisa marque uma sessão. Bom caminho!
Olá! Como você está? Achei bem legal o fato de você conseguir elencar a maneira como se sente e age em relação ao outro, demonstra um certo nível de percepção bem elaborada sobre você mesma. Seria interessante buscar apoio psicológico para que possa entender melhor como você está projetando sua personalidade e lidando com os seus sentimentos e dos outros. Entendo o que você está sentindo mal, mas me parece que o que está incomodando é o fato de não haver uma interação entre a personalidade - que você ainda está moldando e a que você projeta. Desejo que fique bem. Abraço.
Oi! Quanta angústia no seu momento... Me parece um momento de crise pessoal importante, numa fase em que você está construindo sua identidade e tentando se conhecer melhor.
Primeiramente: respire. Não se deixe tomar pela ansiedade de encontrar todas estas respostas rapidamente e culpar-se tanto. Não dá para diagnosticar sem conversar muito primeiro. Sugiro que não se prenda a rótulos ou entendimento técnico para tudo isso agora.
O mais importante é que você possa cuidar de você e se autoconhecer para entender o porque de tantas coisas estarem aparecendo na sua visão de mundo e na sua leitura sobre si mesma.
Já conversou com seus responsáveis sobre a possibilidade de fazer terapia? (antes dos dezoito anos é preciso autorização dos seus responsáveis legais para que possa ingressar num processo terapeutico com um psicólogo). Pode ser de grande ajuda. Busquem profissionais que atendam adolescentes, especialistas, pois é uma maneira muito específica de estar no mundo e demanda toda atenção e cuidado. Abraço!
Olá, boa noite! Sinto muito por tudo isso que está passando. Acho que você precisa fazer uma psicoterapia, pois você parece estar sofrendo com isso. Um psicólogo pode te ajudar a entender essas questões e irá trabalhar junto com você nelas, para que você consiga melhorar em algumas coisas, aceitar outras coisas suas e ver o que você quer mudar em você. Desejo-te boa sorte e qualquer coisa, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 165
Bom dia! Mesmo sendo tão jovem, é interessante o fato de que você possui a capacidade de avaliar diversas sensações internas e do convívio social que têm gerado esses sintomas. Isso demonstra certa consciência de que algo não está indo bem e precisa ser avaliado com mais cautela. De acordo com o quadro geral que você descreve, na minha opinião profissional, seria precipitado pensar em um diagnóstico específico. O que posso dizer é que sem dúvidas há fatores de sua história de vida e também de personalidade que podem explicar o que está ocorrendo. Portanto, seria fundamental você buscar ajuda psicológica para compreender a fundo tudo isso, tornar-se mais consciente do seu processo e gradativamente ter uma melhora consigo mesma e com os outros. Espero ter ajudado e fico à disposição!
É interessante a percepção que você tem de si mesma, porém você está na fase de construção de sua identidade e uma falsa percepção pode acarretar sofrimentos. Certas questões são humanamente difíceis de lidar e resolver sozinha, precisam de ajuda e é necessário pedir ajuda. Sugiro que você busque esta ajuda necessária com um profissional de Psicologia para um melhor entendimento do seu eu e elaborações assertivas para sua vida em amadurecimento.
Boa noite
Bom quem continue buscando uma explicação para tais comportamentos. Sugiro procurar um psicólogo da abordagem comportamental dialética para evitar ocorrências indesejáveis futuramente e poder ter mais conhecimento sobre você.
Olá! Que bom você fazer estas reflexões, são reflexões importantes, mas não seja tão dura com você mesma! Quem não quer ser bem aceito e amado que atire a primeira pedra… mas você perceber isso já faz você dar um passo a frente, busque um espaço seguro e acolhedor junto a um psicólogo e busque esse autoconhecimento, para saber quem VOCÊ É no meio dos outros e porque o medo de que ao se revelar não será amada!
Busque ajuda!
Um Bom Caminho!
Olá!! Com tantas reflexões que vem gerando desconforto e ou preocupação sugiro buscar ajuda junto a um profissional da psicologia, na psicoterapia será possível refletir sobre todos esses pontos e buscar entende-los melhor. O processo de autoconhecimento e descoberta é importante para crescimento e amadurecimento e leva a pessoa a viver com mais leveza e qualidade de vida.
Olá, adolescente de 16 anos! Autocrítica está bem forte... É sempre assim? Tem algum fato que justifique seu medo de abandono? Entendo que só por aí, já explique seus comportamentos. Tenta testar a fidelidade dos que estão em volta. Haja insegurança, né? O que costuma gerar ansiedade também. Adolescente muitas vezes acha que dá conta de tudo e que pode tudo. Daí a "atropelar" os sentimentos dos outros, sem pensar em consequências, também pode ocorrer. Sabe que são temas bons para uma psicoterapia? Questionando esses comportamentos você traz uma forma de buscar autoconhecimento. Fico à disposição. Até mais!
Olá! A adolescência corresponde a um período de desenvolvimento de personalidade. Nesta fase existe uma necessidade de pertencimento e assim faz-se coisas ou parece ser alguém que de fato não é. Ainda que ande em grupo, o adolescente costuma se isolar em casa. Os sentimentos e comportamentos relatados por você podem ser trabalhados em terapia que corresponde a um trabalho de autoconhecimento, essencial para que se permita que a sua real personalidade se manifeste. Sou especialista em saúde mental e atuo com adolescentes. Fico à disposição. Abraço

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!