Um dos motivos da depressão pode ser a falta de perdoar as pessoas que nos prejudicaram muito?

8 respostas
Um dos motivos da depressão pode ser a falta de perdoar as pessoas que nos prejudicaram muito?
Olá! A Depressão é um transtorno de humor. Ela não ocorre apenas por uma questão. A dificuldade de perdoar pode colaborar num quadro depressivo, mas não podemos dizer que é a sua causa. A Depressão muitas vezes é confundida com estados de tristeza ou melancolia. É preciso analisar a situação toda para um parecer mais seguro.

Sim. Alguns estudos comprovam que a "falta" de perdão pode trazer muitos prejuízos a saúde física. É fundamental seguir a vida, seguir em frente sem olhar para trás. Nada poderá mudar o que já aconteceu. A depressão é uma doença grave que não pode ser confundida com a tristeza, e, ela tem sido muito confundida sim. A depressão é a ausência geral de ansiedade, motivação para qualquer atividade, essa falta (de vontade pela vida), pode ter sido "roupada", pelo foco que o indivíduo, manteve em uma determinada situação que não pode ser mudada, além de perdoada. (Perdoar não significa esquecer,). É seguir em frente.

Perdoar é uma das melhores escolhas que podemos fazer ao longo de nossa jornada.
Perdoe e será grandemente beneficiada.
(sei que não é fácil, então busque um profissional para lhe ajudar.).

Att
Dra. Sayonara Machado.
Existem inúmeros estudos que evidenciam uma relação entre a habilidade de ser compassivo com alguém ou alguma experiência e a redução de sintomas na depressão. Então sim, a capacidade de perdoar ou não pode ser um dos fatores mantenedores da depressão. O não perdoar está muito ligado a processos ruminativos de pensamento, como por exemplo, remoer horas, dias, meses, algum acontecimento ou comportamento de alguém. A ruminação mental está diretamente ligada à depressão.
O conflito se estabelece na culpa de não conseguir perdoar, porém, outros eventos podem estar relacionados. Observo que o autor da pergunta tem dificuldade em perdoar, e, isso está incomodando.
COMO PERDOAR ALGUÉM? Descobrindo as verdadeiras causas que fizeram com que esta pessoa agisse dessa maneira, é o primeiro passo. Segundo passo é se conscientizar que ninguém é perfeito, e por vezes, na fragilidade, magoa as pessoas para sobreviver. Para se libertar daquilo que incomoda, você não precisa perdoar a pessoa, apenas fortaleça sua consciência na ideia de que a pessoa é doente, e naquele momento você foi um remédio para ela.
É muito bom ser remédio para as pessoas, isso prova a força que nós temos. Quanto a depressão, procure um psicólogo, com certeza ele vai te ajudar.
O "não perdoar" pode ser o facilitador para que a depressão se instale, mas perdoar-se também é muito importante ! Além disso, como bem disse o Dr. Arthur, existe também o componente genético da depressão.
Um bom processo psicanalítico irá ajudá-lo (la) nestas questões.
Olá,
A depressão é uma doença muito séria que pode se desencadear por diversos motivos. O perdão pode, sim, ser uma facilitador para o surgimento. Segue uma reflexão: O que é o perdão para você? Para mim: Perdoar não é esquecer. Perdoar é ser capaz de se desligar do que lhe feriu, passando a lembrar da situação como um fato de sua vida, sem sofrimento. Perdoar é lembrar-se de quem o magoou, sem perturbação emocional. Perdoar é desconectar-se da experiência que rouba sua energia e paralisa. Perdoar é impedir que aquilo que o machucou afete a sua vida e suas escolhas. Perdoar é deixar para trás e desapegar-se dos ressentimentos...Guardar mágoas é uma forma de guardar sujeira dentro de você. Limpe e desinfete a sua alma, perdoe quem errou, não se apegue ao que te enfraquece. Nunca se esquecendo de respeitar os seus limites e o seu ritmo, essa é a chave para a saúde. A psicoterapia pode te ajudar nesse processo.
Então
O perdão é essencial pra uma vida mais leve. A dificuldade de elaborar certas situações pode criar esse sentimento destrutivo que é capaz de desenvolver doenças psicossomáticas que nem imaginamos como doenças cardíacas, úlceras,depressão entre outras. Certamente a psicoterapia seria de muita valia.
Olá, depressão tem causa multifatorial, somos seres bio psico sociais, a depressão não é simplesmente uma reação a algo que não foi feito, a psicoterapia maneja o individuo para que este entenda isso. Espero ter ajudado.