Um sexólogo pode diagnosticar o vaginismo?Qualquer ginecologista está apto a tratar?

10 respostas
Um sexólogo pode diagnosticar o vaginismo?Qualquer ginecologista está apto a tratar?
Olá ! O vaginismo normalmente é diagnosticado por um ginecologista , pois a mulher não consegue realizar o ato sexual com penetração , porque a vagina contrai muito “ automaticamente “. Qdo isso ocorre a mulher busca o ginecologista que ao diagnosticar o vaginismo encaminha para a terapia com uma psicóloga . O vaginismo não tem causa física , e sim emocional , por isso o tratamento é feito com uma psicóloga , de preferência com especialização em sexologia para poder entender o que ocasionou o vaginismo .
As causas são emocionais e diversas , depende de pessoa para pessoa. Por isso é imprescindível buscar terapia .
Qualquer dúvida estou à disposição . Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola, boa noite!
Normalmente o paciente já chega ao psicólogo com o diagnóstico.
Os ginecologistas vão identificar, mas, o tratamento é feito por um profissional sexólogo, seja psicólogo e em alguns casos, um fisioterapeuta sexual tbm precisa ser acionado.
O que nao pode, é deixar de procurar ajuda profissional, pois o vaginismo está ligado a fatores emocionais.
O ginecologista pode diagnosticar sim, mas por ser um tratamento multidisciplinar, envolve o sexólogo(a)também.
O sexólogo pode também diagnosticar o vaginismo, caso ele tenha conhecimento suficiente mas o tratamentos é sempre multidisciplinar, passando pela confirmação de um ginecologista
O diagnóstico do vaginismo é feito após serem afastadas possíveis causas orgânicas da dor à penetração. Um ginecologista seria o especialista mais adequado porque é necessário que se faça um bom exame físico e que sejam solicitados alguns exames a depender do tipo de queixa da paciente.
O vaginismo pode ter causa psicológica pura ou aparecer ou se agravar devido a um problema orgânico.
Após afastadas ou tratadas as possíveis causas orgânicas, o sexólogo clínico pode estabelecer o tratamento adequado através de materiais e exercícios específicos bem como através da terapia propriamente dita.
O vaginismo é de ordem psicológica na maioria dos casos, normalmente o paciente nos relatos deixa claro que existe dor nas penetrações, por não se sentir relaxada na relação sexual, sentindo uma tensão.É importante sim o acompanhamento médico.
Em qualquer caso é indicado o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, portanto o diagnóstico pode ser dado tanto por um médico, um psicólogo ou fisioterapeuta. Mesmo que haja um episódio médico que justifique a dificuldade, é possível que após o sucesso do tratamento médico isso ainda venha a incomodar, neste caso o tratamento tende a ser feito através de reconhecimentos de pensamentos, medos, crenças, sentimentos e emoções. Sendo assim a ajuda psicológica especializada é indicada para todas as situações.
O tratamento pode exigir alguns profissionais. Tenho muito sucesso no tratamento. Leia relatos aqui no meu perfil do doctoralia.
Parapsicóloga, Psicóloga e Sexóloga Cida Santos
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em coaching - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, como vai? O vaginismo, ou seja, contrações involuntárias/dor que dificultam ou impedem a penetração, consta no DSM, que é um manual descrevendo os sofrimentos psicológicos humanos, com o nome de transtorno da dor gênito-pélvica/penetração .

Esse quadró só é diagnosticado quando não existe uma condição médica por trás do sintoma, dura no mínimo seis meses, causa sofrimento significativo para a pessoa e não é causado por outros estressores graves (como violência no relacionamento, medicação, outro transtorno mental).

Qualquer sexólogo/a que não seja também médico ginecologista, necessariamente, deverá encaminhar a pessoa para um/a ginecologista para verificar se está tudo bem em termos físicos. Ainda, poderá encaminhar para avaliação de um/a fisioterapeuta pélvico.

Caso esteja tudo bem em termos fisiológicos, o tratamento em terapia sexual poderá ser iniciado. As causas psicológicas da dificuldade poderão ser tratada. A terapia sexual inclui: 1. aumentar a consciência da pessoa sobre seus sentimentos a respeito do ato da penetração, 2. treinar técnicas de relaxamento, 3. indicação de exercícios de foco sensorial, aumentando o contato/consciência da pessoa sobre seu corpo/prazer/desprazer. Na terapia sexual, todo o trabalho é feito com base em terapia de fala e tarefas feitas em casa, sem contato físico entre profissional e paciente, podendo ser feito on-line.

Exercícios pélvicos, instruídos por um/a fisioterapeuta pélvico/a são também efetivos no tratamento desse quadro.

Dessa forma, vemos que tanto o diagnóstico como o tratamento são multiprofissionais. O melhor tratamento é oferecido por uma equipe de profissionais especializados/as.
Um sexólogo é qualificado para ajudar no diagnóstico e tratamento do vaginismo, uma condição que envolve aspectos psicológicos e emocionais relacionados à sexualidade. Enquanto um sexólogo pode ser capaz de oferecer apoio e terapia para abordar as questões psicológicas por trás do vaginismo, é importante mencionar que o tratamento físico e ginecológico pode ser necessário em alguns casos.

Embora qualquer ginecologista possa estar ciente do vaginismo, nem todos podem ser especializados em seu tratamento. Portanto, é aconselhável procurar um sexólogo ou terapeuta sexual que tenha experiência em abordar questões sexuais, incluindo o vaginismo. Em muitos casos, uma abordagem interdisciplinar, envolvendo tanto um sexólogo quanto um ginecologista, pode ser a mais eficaz para tratar essa condição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta sexologia - R$ 160
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Ceres Canali

Ceres Canali

Psicólogo, Sexólogo

Cascavel

Daniela da Costa Pereira

Daniela da Costa Pereira

Fisioterapeuta

Goiânia

Maryanni Cavalcanti

Maryanni Cavalcanti

Fisioterapeuta

Caruaru

Vanessa Magdalena

Vanessa Magdalena

Fisioterapeuta

Araraquara

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 45 perguntas sobre Vaginismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.