Uma pessoa com o espectro autista sente vergonha, se preocupa com o julgamento de outras pessoas em

6 respostas
Uma pessoa com o espectro autista sente vergonha, se preocupa com o julgamento de outras pessoas em ocasiões onde está sendo observado?
Há uma corrente majoritária de pensamento que diz que não, que o autista não se importa com os outros... acho que não é bem assim. O autismo é uma necessidade defensiva que se instala por razões complexas e que se desfaz ao longo do tempo, com ajuda e dedicação. É óbvio que o funcionamento autístico entrava a socialização e dificulta a vida da criança e de sua família. Conheço casos em que a evolução foi favorável!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde
Por experiência clínica, posso dizer que há a possibilidade de sentimentos como vergonha, culpa e arrependimento, assim como tantos outros. O ambiente no qual o indivíduo vive faz muita diferença.
Dentro do TEA (Transtorno do Espectro Autista) podem existir vários tipos de comportamentos e comprometimentos, da mesma forma que há níveis dentro deste diagnóstico, sendo assim, dependendo do nível deste Autista ele pode sim sentir vergonha e insegurança diante do outro.
Olá, a sim possibilidades que se tenham sentimentos de vergonha, culpa e arrependimento no espectro autista, vai depender do nível deste autismo. Por isso é bom um acompanhamento psicoterápico. Um abraço
É preciso avaliar o contexto que essas reações acontecem. Minha experiencia clinica com crianças diagnosticadas com autismo trazem sintomas diversos. É preciso entender que o que vem do externo é incomodo e invasivo a eles e cada um reage de forma diferente, afinal, independente do diagnostico global, cada pessoa é unica e tem sua forma de se colocar no mundo. É imprescindível o trabalho em conjunto com o psiquiatra, psicologo, pedagogo, fonoaudiólogo, e afins.
O TEA é entendido atualmente como um espectro. Isso significa que existem níveis ou graus de TEA. Cada pessoa é única e seu caso precisa ser avaliado. Por isso uma pessoa com TEA pode ou não apresentar essa preocupação social (por exemplo, a vergonha), dependendo de onde ela se encontra no espectro.

Especialistas

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Caroline Dias

Caroline Dias

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 296 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.