Uma pessoa com transiçao de qualidade de vida ( obesa) em uma dieta.. Mudanças de rotina pode sofrer

34 respostas
Uma pessoa com transiçao de qualidade de vida ( obesa) em uma dieta.. Mudanças de rotina pode sofrer alguma problema que necessite da ajuda de um psicologo?
Olá seria de fundamental importância um acompanhamento psicológico com o intuito de aproximar a pessoa a realidade, ou seja, a essa mudança física , na maioria pode ocorrer conflitos interno.
Boa sorte.

Entendo que seja necessário, uma vez que ninguém chega a obesidade por que quer, os motivos que podem ser a causa são multifatoriais como: genético, ambientais , estilo de vida e fatores emociona. O acompanhamento Psicológico, pode ser determinante na manutenção do seu desejo, que é emagrecer.
Fatores Psicológicos podem alterar o relacionamento com a alimentação: A ansiedade, a culpa ou qualquer alteração emocional pode interferir no relacionamento com a comida.
Siga em frente.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
O acompanhamento psicológico será muito importante pois ajudará a pessoa a lidar melhor com seus sentimentos e emoções, pois muitos buscam a comida como fuga. Também aprenderá a perceber a diferença entre fome física e fome emocional, fundamental neste processo. Como também a lidar com sua nova aparência física após o emagrecimento.
Desejo sucesso nesta nova etapa de sua vida!
boa noite, com certeza precisa de ajuda psicológica por varias razoes, não se chega a obesidade por prazer, com certeza existe algo que precisa ser ajustado a nível emocional, a comida é um elemento que se utiliza para preencher um vazio que está em nós. Muitos elementos que envolvem emoções, afetos, vazio, falta de amor, compreensão etc etc. A psicoterapia vai te ajudar a entender melhor o que acontece com você e a encontrar caminhos para superar os obstáculos que intercorrem na tua historia de vida que te levam a este transtorno alimentar. Encontre um psicologo/a que trabalha com EMDR ou Brainspotting, pode ser que o caminho para a cura se torne mais breve porque é mais profundo. Espero ter ajudado
sim muito importante fazer uma avaliação pessoalmente a um psicologo e tirar todas as duvidas, sou de Santo André me deixo a disposição!
Sim, você precisa iniciar acompanhamento psicológico, por que deixar a condição de obeso e ter que fazer dieta, gera um desgaste, estresse, alterações no humor.
A dieta gera um sofrimento psíquico em muitos casos, isto não é uma regra, depende de como o individuo interpreta a situaçåo.
No geral as mudanças gera impacto, e em sua colocação fica claro que existe uma incostancia na qualidade de vida.
Qualidade de vida é o que buscamos, com base nisto, considero relevante um acompanhamento psicologico.
Encontre um espaço de escuta, isto vai te fazer bem.
Gratidão!
Sem duvida. Toda mudança implica perdas.
Procure preferencialmente um psicólogo especialista na área das questões alimentares ou nas questões do luto (perdas). Att.
Olá! Parabéns por sua atitude de buscar qualidade de vida e empreender uma mudança importante na sua vida. Qualquer mudança significativa pode trazer impactos na saúde emocional. Acredito que seria importante um acompanhamento psicológico para enfrentar este novo desafio. Boa sorte!
No decorrer da obesidade quando já está sendo cuidado com acompanhamento nutricional, com uma dieta balanceada, ao sofrer uma mudança tanto social, no trabalho ou qualquer que seja, pode novamente abalar a qualidade da dieta imposta. O ideal é o acompanhamento com um profissional qualificado, que entenda quais fatores psicológicos o fazem burlar tal dieta.
O acompanhamento psicológico ajudará e muito na continuidade da qualidade de vida , vai ensinar a sentir-se melhor , mais apto para realizar suas tarefas e objetivos , mas principalmente tornando os ganhos com a qualidade de vida duradouros .
Com certeza é importantíssimo o acompanhamento de um psicólogo nessa nova fase do paciente. Importante para ajuda-lo a manter um corpo saudável. Com orientações e apoio nos momentos difíceis dessa transição. Acompanhamento através de tarefas para o paciente e através do dialogo, orientar o mesmo para uma vida mais sadia. Seria muito bom procurar um psicologo(a) da terapia cognitiva comportamental.
Espero ter ajudado. um abraço.
O apoio psicológico é fundamental em uma dieta acompanhada por um nutricionista, quando se trata de obesidade esse acompanhamento é obrigatório, caso a dieta não alcançe resultados positivos e seja necessário intervenção bariátrica. Voce precisa da avaliação psicológica para se submeter a uma intervenção cirurgica.
Sim, precisa de ajuda psicológica durante todo o processo de emagrecimento. Inúmeros fatores levaram a pessoa à obesidade e ela terá que revê-los para seu tratamento. Lidar com os medos e conflitos que a fizeram engordar que durante o emagrecimento voltarão a assombra-lá. Precisa superar todos eles para sua manutenção. Emagrecer não é tão difícil, difícil é manter o peso certo, justamente porque se não são trabalhados esses aspectos tudo voltará a acontecer. E para trabalhar tudo isso precisará da ajuda de um psicólogo . Boa sorte e ânimo!
Acredito que o acompanhamento psicológico será de grande importância, pois a dieta, acaba que provocando sensações de angústia, stress e irritabilidade.Sem falar na condição de ansiedade onde a pessoa idealiza a perda do peso, criando grande expectativa.
Com a ajuda psicológica, esses sentimentos vão sendo melhor organizado até mesmo para não ser perdido o objetivo.
Olá, você poderá se beneficiar da ajuda de um psicólogo para lidar com as transformações em você decorrentes do seu emagrecimento, assim como com os efeitos disso nos seus relacionamentos.
Olá! A dieta é um tipo de situação de adaptação na qual requer-se que a pessoa coloque em ação recursos psicológicos como a tolerância à frustração, o manejo da ansiedade e a inibição do impulso. As mudanças na rotina, decorrentes de dietas, colocam à prova essas funções psicológicas. Assim, o acompanhamento psicológico - psicoterapia - pode ser muito importante para o aumento da compreensão sobre o funcionamento da pessoa e o consequente ganho de capacidade de enfrentamento do momento de adaptação, bem como na reconfiguração da relação que a pessoa tem com a comida.
Bom dia! Esse acompanhamento é sempre importante para trabalhar questões ligadas ao stress, gerenciamento das emoções, imagem corporal e auxiliar na organização da rotina e novos hábitos.
Bom dia!
Há de se considerar que as mudanças impostas à sua rotina e as restrições alimentares que você mesma (o) irá te impor, poderão resultar em aumento no nível de ansiedade e te causar algum desconforto. A alteração no nível de ansiedade pode se agravar e resultar em outros comprometimentos. Por essa razão, é sempre recomendável que uma dieta alimentar seja recomendada e acompanhada por profissionais nutrólogos e psicólogos. Esse último é bastante recomendável caso a sua demanda seja de um transtorno alimentar. Espero ter ajuda! Sigo à sua disposição.
O atendimento psicológico neste caso irá auxiliar a superar as mudanças que vem com a perda de peso que, por mais que seja desejada afeta o emocional , as relações e a rotina.

Também contribui nas questões emocionais que afetam o ganho de peso e ajuda na adesão dos demais tratamentos.
Olá, nosso comportamento alimentar está associado a diversos fatores, principalmente os estados emocionais, sejam eles "negativos" como o stress ou "positivos" como a alegria e euforia, que podem nos levar a comer demais ou de menos, desencadeando uma perda do autocontrole. A fase de mudanças de hábitos e tomada de consciência não é fácil, pois mudanças são exigentes, sendo frequente neste período a busca de comportamentos compensatórios, que por vezes podem ser inadequados. Isto é fator preponderante para buscar ajuda psicoterápica, para que você continue firme no seu propósito na redução e prevenção de ganho de peso. Conhecer e saber lidar com suas emoções é uma boa medida!
Boa tarde! É importante considerar que ao falarmos de alimentação, estamos muitas vezes falando de estados emocionais, desta forma, o alimento não só tem como função nutrir o corpo físico como também, a de atender a estados emocionais não elaborados. Por isso da necessidade de cautela antes de alterar repentinamente a dieta de um indivíduo, visando somente o corpo, sem considerar os possíveis motivos que resultaram, por exemplo, na obesidade. Infelizmente, hoje são ofertados diversos programas de emagrecimento (muitas vezes à distância, sem contato nenhum com o indivíduo) por pessoas não devidamente habilitadas em nutrição, uma vez que este tipo de oferta deveria impreterivelmente passar pelos profissionais devidamente registrados pelo órgão que regulamenta a categoria e, devido a este fato, acabam por excluírem a orientação da necessidade de acompanhamento psicológico, durante todo processo de reeducação alimentar (ou emagrecimento). Por conclusão, com foco na saúde e qualidade de vida , é essencial que seja realizado um acompanhamento psicológico com uma Psicóloga (o) em conjunto com acompanhamento nutricional com uma nutricionista e/ou nutróloga (o); todo o processo realizado de forma personalizada (congruente) à necessidade de cada indivíduo. Espero ter auxiliado. À disposição.
Penso que a pessoa passando por este momento de vida PODE (se desejar) buscar um psicólogo para tratar das questões que lhe são importantes nesse momento de forma a aumentar ainda mais a qualidade de vida.
Em primeiro lugar, dou parabéns por sua decisão em procurar mudar, melhorando a qualidade de vida.
Para que sua nova empreitada de certo, é muito importante um acompanhamento psicológico, pois independente de onde sua obesidade tenha origem, necessitará de trabalhar suas instabilidades emocionais (ansiedade, irritabilidade, desanimo...)causadas pela difícil mudança de hábito alimentar.
Para manter o foco no seu objetivo um psicólogo o ajudaria muito.
Força, Fé e Foco.
Boa sorte
Concordo com os colegas, muito importante o acompanhamento psicológico, pois promove um aumento da consciência sobre como você funciona emocionalmente , fisicamente e melhora o auto conhecimento, regulação das emoções e aumento da probabilidade de ficar estável no peso e na melhor qualidade de vida Abraços
Em ocasiões como essa, é capaz que gere uma ansiedade principalmente quando o indivíduo sentir vontade de consumir os alimentos anteriores à dieta. E como já salientado pelos demais colegas, é importante um acompanhamento psicológico.
É sempre oportuno e valioso o acompanhamento de um ótimo Psicólogo Clínico quando falamos da necessidade de promover o autoconhecimento e estratégias de enfrentamento de novos cenários; cenários estes que podem - em algum momento - provocar angústia, falta de interesse diverso, falta de ânimo...

Sucesso em sua busca!
O acompanhamento psicológico será muito importante pois ajudará a pessoa a lidar melhor com seus sentimentos e emoções. Ainda mais com questões que envolvam mudança de comportamentos, mudanças corporais.
Procure por um psicólogo cognitivo comportamental.
abraço.

Olá
Sim ! Essa transição além de impactos físicos pode ocasionar também impactos emocionais e sendo assim o acompanhamento psicológico é fundamental.
Olá!

Em alguns casos, o ganho de peso está intimamente ligado as questões emocionais.

Por exemplo, se uma pessoa costuma ser muito ansiosa, e, nos momentos de ansiedade acaba buscando na alimentação o conforto e a possibilidade de se acalmar, a terapia pode ser benéfica. O mesmo ocorre quando a pessoa recorre ao alimento quando fica deprimida. Ou seja, sempre que existe um fator emocional conectado com o ganho de peso.

A terapia também pode ajudar na estruturação de uma rotina que beneficie a perda de peso, já que, de modo geral, costuma-se fazer uma série de mudanças muito bruscas na rotina que tendem a não serem mantidas a longo prazo, falta constância.

Outro benefício do acompanhamento psicológico durante a perda de peso, é a aceitação do novo corpo, pois muitas pessoas que estão no processo de perda de peso, não conseguem perceber que estão magras, continuam se considerando gordas, e isso denota uma distorção corporal que pode ser tratada dentro da terapia.

Espero ter ajudado!
Olá! Certamente o acompanhamento psicológico pode lhe auxiliar a encontrar meios de lidar com sua nova realidade e lidar melhor com seus aspectos emocionais. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá!
Como vai?
É muito importante que em todo procedimento estético ou significativo, que haja o acompanhamento psicológico. Por exemplo, esse acompanhamento é realizado pelo psicólogo por força de lei nas cirurgias de transgenitalização, bariátrica, vasectomia, além de haver contato do psicólogo com o paciente em procedimentos médicos outros: cirurgias diversas, ambulatório, pacientes terminais ou mesmo procedimentos estéticos.

A terapia auxiliará de diversas formas, desde o controle na compulsão em se alimentar, até na relação com o próprio alimento, a qual é muito importante para que a reeducação atinja esferas mentais que orientam o comportamento de comer, a quantidade, a periodicidade, a necessidade...

Abraço,
Olá! O atendimento psicológico poderia auxiliar da seguinte forma: a seguir a dieta, a trabalhar possíveis sentimentos de ansiedade e culpa que muitas vezes surgem relacionados à alimentação, a enfrentar os pensamentos do tipo "não vou conseguir, não vai dar certo, não sou capaz de seguir o plano alimentar". Também pode auxiliar a trabalhar a aceitação da nova imagem corporal, trabalhar a autoestima, e caso haja algum transtorno psicológico junto com o diagnóstico de obesidade, como transtornos depressivos, ansiosos e Transtorno de Compulsão Alimentar, dentro da terapia cognitivo-comportamental há protocolos de tratamento estruturados para esses transtornos. Se sentir que teria alguma dessas questões, pode ser que o acompanhamento psicológico seja importante para você.
Com certeza.