Uma pessoa diagnosticada com Transtorno de Ansiedade Social, conhecida popularmente por ''Fobia Social''

27 respostas
Uma pessoa diagnosticada com Transtorno de Ansiedade Social, conhecida popularmente por ''Fobia Social'' pode ter direito ao Benefício assistencial à pessoa com deficiência oferecido pelo INSS?
Assim como os colegas responderam, o CID 10 pode dar direito ao recebimento de benefício no INSS. O caso será avaliado por um perito da previdência social, porém várias doenças descritas no CID 10 tem tratamento, em muitos casos a pessoa pode estabilizar e conseguir trabalhar normalmente. Sugiro que procure um advogado para se orientar sobre isso. É interessante investir no tratamento com psiquiatra e psicólogo, transtorno de fobia social pode ser tratado e sempre apresenta bons resultados. Espero ter contribuído. Forte abraço!

As Fobias Sociais, estão categorizadas pelo CID 10 e portanto podem sim gerar o recebimento de benefício. Para tanto, o segurado deverá se submeter a perícia médica, onde provavelmente será deferida um período de licença podendo levar inclusive à aposentadoria por invalidez. Recomendo que procure um Psiquiatra para receber o diagnóstico e respectivo laudo e posteriormente se dirija ao INSS para saber os procedimentos que deve tomar;
Transtornos de Ansiedade Social, tem sua descrição e indicação no CID 10 e devido estar incluído neste, é passível de gerar beneficio pelo INSS, porém para isso precisará passar por um perícia médica, confirmar o diagnóstico e assim poder requerer o beneficio corretamente.
Os colegas estão corretos. Mas é importante entender que o benefício do INSS se faz necessário quando, devido o adoecimento, a pessoa fica limitada e/ou impossibilitada de exercer as funções sociais, como trabalhar e estudar por exemplo.
Pois, um diagnostico psiquiátrico não necessariamente é sinônimo de impossibilidades.Muito pelo contrário. É indicado que o paciente faça acompanhamento para minimizar sintomas, sofrimentos e prejuízos e favoreça para que o mesmo tenha cada vez mais autonomia na vida.

Estou a disposição.
Att,
Caroline (psicóloga, especialista em psicopatologia/RJ)
Sim, mas terá que se submeter a avaliação do perito, importante desde já procurar ajuda e sendo necessário, buscar o auxilio que tem período de validade.
problemas como estresse, ansiedade, transtornos bipolares, síndrome de Burnout – caracterizada por cansaço profissional, exaustão emocional e tensão exorbitante gerada pelo excesso de trabalho –, esquizofrenia e transtornos mentais relacionados ao consumo de álcool e cocaína, entre outros males são os mais comuns para recebimento do benefício, porém como colocado pelos colegas acima vai depender da perícia médica e do laudo realizada pelo seu psiquiátra.
Olá o benefício social ao qual você se refere é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) Pessoa com Deficiência, assegurado pela Lei 8.742/1993 (LOAS). A solicitação do BPC pode ser realizado por você (os formulários estão disponíveis no site do INSS) ou por um técnico de nível superior no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. O serviço é gratuito e a família receberá todas as orientações necessárias. De modo geral, para requerer o benefício você deverá conter laudo médico especialista com CID, estar cadastrado no Cadastro Único do Governo Federal, possuir renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo e não ser assegurado pela Previdência Social. Após, requerimento, será realizado agendamento para perícia médica no INSS, o perito avaliará se o caso é plausível para concessão do BPC. Apesar de possuir CID, conforme os colegas anteriores informaram, a liberação do BPC Pessoa com Deficiência é realizado em casos muitos específicos quando a pessoa apresenta impedimento para atividades laborais de longo prazo (mínimo dois anos) e quando não há possibilidade de tratamento para recuperação ou diminuição dos danos apresentados. Os critérios são rígidos, mas, você pode buscar maiores orientações para avaliar se cabe realizar a solicitação. Abraços!
Amigo, bom dia!
Quisera eu saber o que vai na cabecinha de um Perito do INSS. Tenho sabido através de colegas de profissão que hoje quase ninguém se "encosta" por distúrbios ou problemas de relacionamento leves. Porque? Porque todos eles tem tratamento. Alguns diagnósticos mais severos como a Agorafobia (medo de lugares abertos), Síndrome de Pânico ou Equivalentes podem afastar o cidadão por no máximo 2 anos e mesmo assim terá que passar por uma perícia de 6 em 6 meses. O CID só prevê afastamento definitivo por doenčas graves ou crônicas que impedem o cidadão de ter atividades laborais... portanto antes de se arriscar procure um profissional capacitado e busque um diagnóstico preciso e principalmente faça uma boa Psicoterapia com esse profissional.
A fobia social 'e sim uma doenca diagnosticada pelo CID 10 . A avaliacao por aqui, creio eu, enquanto psicologa clinica e muito superficail e prematuro pois necessita avalicao PRESENCIAL por psiquiatra para avaliacao dos sintomas. Entretanto, , trago aqui uma contribuicao que a FOBIA SOCIAL E UMA DOENCA TRATAVEL EM CONJUNTO PSIQUIATRA COM MEDICACAO E PSICOTERAPIA DE ORIENTACAO PSICANAL'ITICA, por psicologo. Esta doenca pode gerar sintomas incapacitantes por um periodo mas se o tratamento medicamentoso com psiquiatra for realizado 'e possivel ameneziar, gerenciar os sintomas. Ja a psicoterapia de Orienta'cao psicanalitica pode auxiliar o paciente a buscar raizes inconscientes, traumas, compreender as origens deste seu sofrimento. Estes sintomas podem ser resignificados, elaborados, auxiliando a pessoa a ir em busca se sua propria cura 'e claro com a ajuda de profissionais como anteriormente explicado. O DESEJO DE CURA e pessoal, 'e intrinseco, da ordem do enfrentamento e superacao e da ordem do desejo. Se a pessoa, em niveis inconscientes nao possui o desejo de cura , nehuma cura 'e possivel. Portanto um tratamento que envolve mediacao e psicoteria podem ser a mola propulsora a auxiliar o paciente a encontrar o caminho para se libertar de seu sofriemento. Sob este prima a FOBIA SOCIAL PODE SER UMA DOENCA TRATAVEL. Marque uma consulta com PSIQUIATRA E UMA COM PSICOLOGO e realize um tratamento continuado com os dois profissionais acima memcionados e com certeza percebera que podes aliviar os sintomas. Muitas pessoas com diagnostico de fobia socail ja se curaram. Estou mais focada em assinalar os caminhos para o tratamento e nao me foco tanto na questao do INSS, pois penso que desejas o tratamento. O INSS tem seus peritos especializados em transtornos de assuntos emocionais.
Olá como os colegas já mencionaram aqui o BPC - Benefício Prestação Continuada pode sim ser solicitado, porém vai depender da parecia realizado por médicos Peritas do INSS no qual a maioria são clínica, não sendo especializados no transtorno.
Mas não deixe de tentar.Destacando a importância de procurar ajuda com especialistas para que realmente se sinta bem.Desejando estou a disposição.
Olá, a fobia social apesar de ser diagnosticada pelo Cid 10, e nos casos mais graves impossibilitar o paciente de se comunicar com seus pares, tem encontrado bastante resistência do INSS em liberar o beneficio para os pacientes.
A Fobia Social é transtorno limitante mas pode ser tratada através da terapia cognitivo comportamental e com bons resultados. Porém é preciso muita dedicação e determinação do paciente. O INSS tem sido muito criterioso e exigente na liberação dos benefícios, portanto é provável orientar a insistir no tratamento e se munirá de pareceres profissional para uma concessão. Se ainda não procurou, procure um tratamento com psicólogo e psiquiátra, ainda é o melhor caminho.
No caso de fobia social é um pouco dificil ter o beneficio, ela pode ser tratada com uma boa psicoterapia o tempo que precisar, procure um psicologo/a, pode ser que tenha um serviço social perto de voçe que pode atender gratuitamente.
Boa tarde! Pode pedir subsídio mas deverá passar por uma avaliação com perito (bem criterioso) antes.
Acredito que é importante saber que a Fobia Social pode ser tratada psicologicamente, a TCC tem se mostrado uma abordagem muito eficiente para esse tipo de trastornos. O que pode ajudar essa pessoa a se relacionar com outros e a se desenvolver em diferentes espaços, como o espaço de trabalho. A evitação não acaba sendo uma boa solução nestas situações.
Espero poder ter contribuído
Oi.Você é tímido? Se for tem algo em comum com 20% a 50% dos estudantes de faculdade, dependendo da pesquisa. De acordo com descrição clínica, a fobia social é mais que timidez exagerada. Você quer, pode e até deve buscar um advogado para lhe instruir quanto aos seus direitos diante da situação em que se encontra. Mas, acredito que também deveria buscar uma ajuda com um psicólogo para o enfrentamento, através do tratamento em relação a fobia social. Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Boa noite, a chamada Ansiedade Social ou Fobia Social (F40.1) não é uma deficiência e sim um transtorno. Ela não incapacita para o trabalho, logo, dificilmente teria aprovação pericial para o referido benefício sem outra comorbidade. Explico. Provavelmente será muito difícil para a pessoa com o quadro trabalhar com vendas, lecionando ou outras atividades que exijam interação com pessoas, mas poderá ser habilidosa em outras atividades e mesmo exercer uma atividade homeoffice. Além disso, alguns tipos de benefícios a pessoa precisa está amparada e inscrita. O BPC, por exemplo, além da condição de saúde também afere questões socioeconômicas. Talvez a pessoa tenha alguma chance após passar por um tratamento eficaz para o transtorno, por exemplo, a Psicoterapia Analítico-Comportamental, tratamentos farmacológicos e outros e ser comprovado a impossibilidade de laborar, porém no máximo consiga algum afastamento ou licença saúde por período mais limitado para fins de tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Olá! O Transtorno de Ansiedade Social está incluída no CID-10, mas para sua dúvida sobre o direito ao Benefício assistencial, deve-se passar pela perícia e esperar o retorno. Espero ter ajudado!
Transtornos de Ansiedade Social, tem sua descrição e indicação no CID 10 e devido estar incluído neste, é passível de gerar beneficio pelo INSS, porém para isso precisará passar por uma perícia médica, confirmar o diagnóstico e assim poder requerer o beneficio corretamente.
Olá,
Os colegas deram muitas dicas sobre encaminhamento. Apesar do sofrimento que acomete alguém que passa por fobia social, não estará inválido ao trabalho em home office ou atividades que exijam pouca exposição à interação com pessoas. Penso que seria importante aderir a um tratamento psicológico para reorganizar sua capacidade de trabalho e quem sabe até se desprender dos sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Como o transtorno de ansiedade social está na CID-10, o indivíduo pode solicitar o recebimento do benefício junto ao INSS, porém é pouco provável que consiga, contudo entendo que vale a pena tentar. Mas gostaria de ressaltar a importância de acompanhamento por profissional psicólogo ou psiquiatra, para que os sintomas sejam tratados, haja melhora no quadro e aumento da qualidade de vida, pois na minha experiência clínica vejo o quanto esse transtorno gera sofrimento nos pacientes que o possuem. Fico à disposição. Abraço. Esther Araújo
Sim. Transtornos mentais que impossibilitem "sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas" são passíveis de concessão do BPC. Há também um período mínimo de 2 anos de incidência do transtorno.
Entretanto, a partir de 22 de junho de 2021, além da perícia médica necessária a pessoa a receber o benefício deve ter renda por pessoa do grupo familiar inferior a 1/4 do salário mínimo atual para receber o benefício. O processo é iniciado pelo cadastramento no CadÚnico, portanto deve ser atualizado anualmente e o benefício é removido com a cura ou extrapolação da renda mínima exigida.
Os critérios para receber o Benefício de Prestação Continuada incluem para além do diagnóstico pericial, a constatação de que você faça parte de uma família de baixa renda. O benefício é ofertado para pessoas que não possuem condições de custear os tratamentos e medicações de seu processo de adoecimento. Para tanto, a perícia do INSS precisa constatar seu diagnóstico.
Ola, Transtornos de Ansiedade Social, tem sua descrição e indicação no CID 10 e devido estar incluído neste, é passível de gerar beneficio pelo INSS, porém para isso precisará passar por uma perícia médica, confirmar o diagnóstico e assim poder requerer o beneficio corretamente, mas o seu advogado tem que ser persistente assim como você. Espero que tenha ajudado.
Transtornos de Ansiedade Social, tem sua descrição e indicação no CID 10 e devido estar incluído neste, é passível de gerar beneficio pelo INSS, porém para isso precisará passar por uma perícia médica, confirmar o diagnóstico e assim poder requerer o beneficio corretamente. Não é algo tão simples porém é passível de benefício sim.
Ola. Em concordancia com o já exposto vale destacar que não basta estar classificado no diagnóstico com um codigo CID 10 mas, será necessário um laudo e comprovar em pericia a incapacidade de trabalhar ou mesmo de se manter sozinha/o.
Sim, pois consta no CID-11,mas,é necessário passar por um laudo e por uma perícia médica, para comprovação da sua incapacidade para o trabalho, para requerer o seu benefício previdenciário.
Não deixe de procurar ajuda e cuide-se.
A fobia social é um pouco mais complicado, para se conseguir um benefício do INSS, os peritos são bastante criteriosos ao analisarem e concederam o mesmo. Você deverá levar um laudo médico com o CID 10, e o perito é quem vai definir se se tem direito ou não, se conseguir provar que esta tendo, prejuízos no trabalho, vida social e familiar se torna um pouco mais fácil de conseguir, é também o perito que vai definir o tempo do benefício. Porém para uma melhor qualidade de vida é importante que busque ajuda psicológica e em casos mais severos medicamentosa.