Uma pessoa pode largar das drogas sem tratamento? Só por vontade própria?

14 respostas
Uma pessoa pode largar das drogas sem tratamento? Só por vontade própria?
E mais que fundamental a força de vontade para abandonar qualquer vício que seja principalmente com as drogas. Realmente não e uma tarefa fácil se livrar do vicio somente com a força de vontade por isso mesmo que você até consiga e importante depois conversar com um psicólogo ou psiquiatra até para evitar recaídas futuras.

Olá! Isso até pode ser possível, apesar de improvável, se o padrão de consumo da droga em questão não for muito intenso. Na maioria dos casos, o tratamento de dependência química é difícil e complexo, necessitando da ajuda de profissionais especializados como psiquiatras e psicólogos.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Olá, o desejo de largar as drogas é o mais fundamental nesse percurso todo, porém, sozinho, torna-se muito difícil, não que seja impossível, pq tem a abstinência, a fissura, a memória do efeito da substância no corpo, as questões emocionais que são gatilhos para o uso. Tudo isso pode interferir no processo. Com a ajuda de profissionais , esse peso fica dividido e vc conta com incentivo deles. Procure um psiquiatra e sim psicólogo, vc vai conseguir. Abraço.
Já tive conhecimento de pessoas que conseguiram, depende do envolvimento e tipo de droga.
Com determinação é possível.
Mas existem casos em que a pessoa se propõem e acredita que é possível, mas se enredada não conseguindo atingir seus objetivos.
Nesse caso, o ideal é buscar ajuda de um profissional qualificado.
Abraços
Olá!!
Sim, é possível uma pessoa deixar uma dependência por vontade própria, apesar de ser muito difícil por conta das recaídas. Logo, o problema não é parar uma vez, é manter-se, pois a abstinência produz efeitos bastante desagradáveis. O suporte e a multidisciplinaridade envolvida é para fortalecer a pessoa para lidar justamente com a dificuldade do processo. Não é impossível, mas o que posso lhe dizer é que é bem mais difícil.
Abraços!!
Como o disse o colega, não é impossível mas é improvável que somente força de vontade faça alguém vencer um vício. Por isso seria legal buscar auxílio psicológico e psiquiátrico para ter um acompanhamento do caso.
Olá! Muitas vezes a questão da utilização de substâncias psicoativas e seu vício subsequente está relacionada com um universo simbólico que pode ser melhor explorado com ajuda de profissionais de saúde mental. Questões como, o que estimulou o início do seu uso, que necessidade ou falta este uso pode estar compensando, relações que podem estar ajudando a manter o sujeito em um ciclo vicioso que leva a adicção, dentre outras questões que podem ser melhor elucidadas com ajuda de um profissional capacitado, em especial do Psicologo. Alem disso, o dependente pode estar bastante fragilizado, não ter suporte para lidar com episódios de angústia, nem ter uma visão clara para lidar com o problema, situações no qual um olhar exterior e cuidadoso de um psicólogo pode fazer a diferença. Boa sorte! Abraços!
É até possível, mas as medicações ajudam muito nos primeiros dias.
Recomendo ir ao narcóticos anônimos ou alcoólatras anônimos, pois com a ajuda de pessoas que se igualam pelo mesmo sofrimento ajuda muito.
Vale lembrar que os 15 primeiros dias de abstinência são os piores.
Adição é uma doença desmoralizante, progressiva e de terminação fatal.
Me coloco à disposição para lhe indicar literaturas e achar grupos que funcionem onde for mais conveniente para você. Abçs e força!
O lema é evitar a droga SÓ POR HOJE, não vá a primeira dose, pois isso desencadeará em você a compulsão desenfreada!
Sim, algumas pessoas conseguem. No entanto, se a dependência for de álcool, o indicado é fazer uma desentoxicação com acompanhamento médico, pois há risco do paciente desenvolver síndrome de abstinência alcoólica.
Pode, mas é mais difícil, já que com ajuda, tem onde se apoiar, e a falta de apoio pode procurar este nas drogas.
Olá!
Depende do grau de comprometimento.
Se o indivíduo faz uso recreativo ou uso abusivo de substâncias psicoativas, pode ser que ele consiga parar sozinho.
Contudo, se o indivíduo encontra-se em quadro de dependência, posso dizer que é quase impossível parar sem ajuda.
A dependência química é uma doença grave, multifatorial, incurável, progressiva e fatal.
É muito sério!
Já vi muitas pessoas perderam a vida para as drogas!!
Olá! É possível sim! Porém, peço que reponde essas perguntas: Por que fazer esse tratamento sozinho?
Eu conheço esse caminho?
E se esse caminho não for fácil?
Se existe o desejo de tratar, porque não procurar ajuda para percorrer esse caminho com ajuda de terceiros?

Acredito que respondendo essas questões, terá mais condições de decidir como irar percorrer esse caminho, que não ė facil, mas é possível. Sugiro que procure antes de tomar qualquer decisão um médico psiquiatra e um psicólogo, para uma boa conversa e quem sabe entender um pouco mais do que é percorrer esse caminho só. Espero ter ajudado.
Obrigada pela atenção e confiança.
Como vai? Isso vai depender da frequência de uso, nível de dependência, rede de apoio, entre outras variáveis! Caso esteja difícil sozinho(a), não tema pedir ajuda! Abraço.
Existem casos de interrupção no uso de drogas por vontade própria, mas isso depende do tipo de substância utilizada, a frequencia e por quanto tempo a adição persistia. Em casos sem acompanhamento profissional o paciente pode não suportar a abstinência e abrir surto psicótico pela interrupção da substância química. É sempre um risco. Em outros casos o paciente pode aderir à outro tipo de conduta por repetição e buscar situações de risco como jogos ou práticas esportivas que demandam alto grau de excitação ou práticas sexuais compulsivas sem proteção. Procurar ajuda psiquiátrica e psicológica especializada em dependência química é o caminho correto.