Vortioxetina pode ser usado como coadjuvante no tratamento de TDAH com fadiga crônica? Ele tem mecanismos

9 respostas
Vortioxetina pode ser usado como coadjuvante no tratamento de TDAH com fadiga crônica?
Ele tem mecanismos para combater a fadiga?
A Vortioxetina modula a quantidade do uso no cérebro de certas substâncias (certos neurotransmissores) que fazem certas células neurais funcionarem mais fortemente ou menos fortemente. Comto todos os remédios psicoativos, o nosso conhecimento dos efeitos é empírico ou seja, só pela sua observação. Esta pode variar entre diferentes indivíduos. Resumindo: o uso da Vortioxetina requer uma fase de experimentação em cada caso. Em geral, a medicação do TDAH é para ajudar a concentração e assim, quase por definição, também combate a fadiga. Recomendo revisar o diagnóstico. TDAH e fadiga são, em parte, contraditorios, ou seja, não podem ocorrer no mesmo individuo ao mesmo tempo. Se a pessoa oscila entre TDAH e fadiga, vai ser difícil encontrar um remédio para resolver, mas talvez vale a pena experimentar alguns com a ajuda de um profissional psiquiatra. Além disso, neste caso, remédios são o caminho barato. A psicoterapia profunda, com ou sem remédios, seria bem mais prometedora.

O diagnóstico TDAH é médico e o paciente deve ser acompanhado por um profissional da área para administração do remédio. A ansiedade e depressão podem ser fatores subjacentes ou detonadores do TDAH ou o TDAH pode trazer depressão e ansiedade, mas o médico é o profissional capacitado para falar disto. Contudo, o acompanhamento de um profissional psicólogo/psicanalista ou um psicopedagogo será essencial para o trato da cognição e relação com o conhecimento; ou seja, como fica a aprendizagem do sujeito.
Otacilio Ribeiro - Psicanalista/ Psicopedagogo
Olá. De fato, TDAH e Fadiga são diagnósticos excludentes. Algo não está bem esclarecido. Sugiro fazer testes com uma neuropsicóloga para afastar ou confirmar o TDAH. Sobre a fadiga, é um diagnóstico mais trabalho que requer inclusive avaliação de padrões do sono, como uma Polissonografia. Converse com o seu médico assistente. Abços Cordiais.
A vortioxetina é indicado para tratar a depressão major em adulto. O cansaço pode ser revelar também pelo desinteresse a realizacao de atividades rotineiras. A vortioxetina tem função de combater este sintoma. Porém vale destacar que fadiga não compõe sintoma característico do TDHA, logo sugiro continuar investigando o que está ocorrendo. Busque outros profissionais mas saliento que o diagnóstico de TDHA é dado pelo neurologista e este prescrevera o plano de ação medicamentosa. Certinho? Espero ter ajudado!
O seu médico é o profissional indicado para esclarecer suas dúvidas em relação à medicação. O esclarecimento destes sintomas pode ser feito por avaliação multidisciplinar. Recomendo fortemente.
Acredito que não, mas realmente quem pode te responder e tirar todas tuas dúvidas, é seu médico. O médico é o profissional preparado para te responder sobre medicação. Essa medicação é indicada para o transtorno depressivo maior (depressão) em adultos. A fadiga não faz parte do sintoma do TDAH. Mas, dependendo da depressão a pessoa pode sentir fadiga, cansaço. Que tipo de fadiga é a sua? Talvez você se confundiu em alguma coisa na sua pergunta.? Se isso, não ocorreu, reveja o diagnóstico com uma equipe multidisciplinar. A indicação é que o diagnóstico deve ser dado pelo neurologista, psicólogo, psicopedagogo. Psicólogos e neuropsicólogos realizam testes de TDAH, você fez? Em geral o médico neurologista ou psiquiatra pede a avaliação do psicólogo e psicópedagogo como eu realizo. Sugiro que volte ao médico e converse sobre as sugestões expostas e tire suas dúvidas. Tem algo equivocado, excludente. Um abraço.
Olá!
A Vortioxetina ( Brintellix) é um medicamento que apresenta um mecanismo de ação inovador no tratamento da depressão, ansiedade e função cognitiva, melhorando a memória e o aprendizado sem interferir no peso e na libido.
Entretanto, não tome medicamentos sem a prescrição de seu médico. Sugiro que retorne e veja com ele qual a medicação, mais adequada em seu caso.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família
Sugiro que o paciente passe por uma avaliação neuropsicólogica e seja acompanhado por um neuropediatra caso seja criança para que este avalie a necessidade do uso do vortioxetina ou outro psicotrópico.
O uso correto de um psicotrópico seria mais eficiente através do médico que já acompanha o caso e conhece a história clinica do paciente, e supervisiona o caso com dosagens e procedimentos, por isso a resposta mais viável cabe ao profissional que cuida do caso clinico.