Vortioxetina pode ser usado como coadjuvante no tratamento de TDAH com fadiga crônica? Ele tem mecanismos

9 respostas
Vortioxetina pode ser usado como coadjuvante no tratamento de TDAH com fadiga crônica?
Ele tem mecanismos para combater a fadiga?
A Vortioxetina modula a quantidade do uso no cérebro de certas substâncias (certos neurotransmissores) que fazem certas células neurais funcionarem mais fortemente ou menos fortemente. Comto todos os remédios psicoativos, o nosso conhecimento dos efeitos é empírico ou seja, só pela sua observação. Esta pode variar entre diferentes indivíduos. Resumindo: o uso da Vortioxetina requer uma fase de experimentação em cada caso. Em geral, a medicação do TDAH é para ajudar a concentração e assim, quase por definição, também combate a fadiga. Recomendo revisar o diagnóstico. TDAH e fadiga são, em parte, contraditorios, ou seja, não podem ocorrer no mesmo individuo ao mesmo tempo. Se a pessoa oscila entre TDAH e fadiga, vai ser difícil encontrar um remédio para resolver, mas talvez vale a pena experimentar alguns com a ajuda de um profissional psiquiatra. Além disso, neste caso, remédios são o caminho barato. A psicoterapia profunda, com ou sem remédios, seria bem mais prometedora.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico TDAH é médico e o paciente deve ser acompanhado por um profissional da área para administração do remédio. A ansiedade e depressão podem ser fatores subjacentes ou detonadores do TDAH ou o TDAH pode trazer depressão e ansiedade, mas o médico é o profissional capacitado para falar disto. Contudo, o acompanhamento de um profissional psicólogo/psicanalista ou um psicopedagogo será essencial para o trato da cognição e relação com o conhecimento; ou seja, como fica a aprendizagem do sujeito.
Otacilio Ribeiro - Psicanalista/ Psicopedagogo
Olá. De fato, TDAH e Fadiga são diagnósticos excludentes. Algo não está bem esclarecido. Sugiro fazer testes com uma neuropsicóloga para afastar ou confirmar o TDAH. Sobre a fadiga, é um diagnóstico mais trabalho que requer inclusive avaliação de padrões do sono, como uma Polissonografia. Converse com o seu médico assistente. Abços Cordiais.
A vortioxetina é indicado para tratar a depressão major em adulto. O cansaço pode ser revelar também pelo desinteresse a realizacao de atividades rotineiras. A vortioxetina tem função de combater este sintoma. Porém vale destacar que fadiga não compõe sintoma característico do TDHA, logo sugiro continuar investigando o que está ocorrendo. Busque outros profissionais mas saliento que o diagnóstico de TDHA é dado pelo neurologista e este prescrevera o plano de ação medicamentosa. Certinho? Espero ter ajudado!
O seu médico é o profissional indicado para esclarecer suas dúvidas em relação à medicação. O esclarecimento destes sintomas pode ser feito por avaliação multidisciplinar. Recomendo fortemente.
Acredito que não, mas realmente quem pode te responder e tirar todas tuas dúvidas, é seu médico. O médico é o profissional preparado para te responder sobre medicação. Essa medicação é indicada para o transtorno depressivo maior (depressão) em adultos. A fadiga não faz parte do sintoma do TDAH. Mas, dependendo da depressão a pessoa pode sentir fadiga, cansaço. Que tipo de fadiga é a sua? Talvez você se confundiu em alguma coisa na sua pergunta.? Se isso, não ocorreu, reveja o diagnóstico com uma equipe multidisciplinar. A indicação é que o diagnóstico deve ser dado pelo neurologista, psicólogo, psicopedagogo. Psicólogos e neuropsicólogos realizam testes de TDAH, você fez? Em geral o médico neurologista ou psiquiatra pede a avaliação do psicólogo e psicópedagogo como eu realizo. Sugiro que volte ao médico e converse sobre as sugestões expostas e tire suas dúvidas. Tem algo equivocado, excludente. Um abraço.
Olá!
A Vortioxetina ( Brintellix) é um medicamento que apresenta um mecanismo de ação inovador no tratamento da depressão, ansiedade e função cognitiva, melhorando a memória e o aprendizado sem interferir no peso e na libido.
Entretanto, não tome medicamentos sem a prescrição de seu médico. Sugiro que retorne e veja com ele qual a medicação, mais adequada em seu caso.
Atenciosamente,
Dra. Cirene Valadão Psicóloga/Neuropsicóloga/ Psicoterapeuta de Casal e Família
Sugiro que o paciente passe por uma avaliação neuropsicólogica e seja acompanhado por um neuropediatra caso seja criança para que este avalie a necessidade do uso do vortioxetina ou outro psicotrópico.
O uso correto de um psicotrópico seria mais eficiente através do médico que já acompanha o caso e conhece a história clinica do paciente, e supervisiona o caso com dosagens e procedimentos, por isso a resposta mais viável cabe ao profissional que cuida do caso clinico.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 422 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.