Aconselhamento Psicológico - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Aconselhamento Psicológico

Os especialistas falam sobre a Aconselhamento Psicológico

O Aconselhamento Psicológico não é dar conselhos, mas tem como foco facilitar o processo de escolhas do paciente nas decisões que deve tomar quanto à profissão, família, relacionamento e etc. A técnica do Aconselhamento está relacionada à resolução de problemas, a tomada de decisões e ao auto-conhecimento. Esse tipo de apoio tem ação educativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos, é mais direcionada a ação do que a reflexão com sentido preventivo. Em casos mais severos, o paciente será encaminhado a psicoterapia.
Priscila Padilha
Priscila Padilha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Cuiabá

O Aconselhamento Psicológico, diferente da terapia convencional, visa ajudar o cliente, em momentos de dúvidas e de tomadas de decisões. Caso típico são as dúvidas que assolam os pais acerca de algum comportamento do filho e de atitude deve tomar diante desse comportamento. Outro exemplo, quando a pessoa está prestes a decidir por duas opções realmente boas ou realmente ruins e não consegue se decidir para que lado vai. A sessão de aconselhamento pode se dar em apenas um encontro, ou vários.
Maria Eugenia Soares de Carvalho
Maria Eugenia Soares de Carvalho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Saquarema

O aconselhamento psicológico e o acompanhamento psicoterapêutico também são bastante recomendado em momentos especiais da vida tais como puberdade, adolescência, preparo do jovem para a entrada na Faculdade e mercado de trabalho, casamento, gravidez, maternidade, separação conjugal, meia idade, climatério, perda de entes queridos, preparação para aposentadoria, melhor idade, entre outros.
Flavia Gobi Lopes Kipper
Flavia Gobi Lopes Kipper Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Guarulhos

Aconselhamento psicológico É uma relação de ajuda num processo interativo entre conselheiro e cliente com o objetivo de promover alternativas de mudança para as problemáticas apresentadas pela pessoa que busca auxílio. A forma como o aconselhamento se dá na prática, depende muito do modo de atuação e formação do conselheiro. O mesmo pode ser dado através do fornecimento de pareceres, orientação, observação, avaliação, estímulo e esclarecimento. Nessa perspectiva, o profissional tem mais liberdade para sugerir, ampliar rede de possibilidades, indicar caminhos e capacitar o sujeito para tomada de decisões mais apropriadas.
Francisca Barros

Psicóloga

|

Guarulhos

A técnica do Aconselhamento tem como propósito à resolução de problemas, a tomada de decisões e ao auto-conhecimento. Com ela, o psicólogo trabalha com recursos pessoais e individuais do paciente em um curto espaço de tempo, além de possibilitar o atendimento e acolhimento de uma grande demanda advindos da história de vida do indivíduo. Esse tipo de apoio tem o foco de ação informativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos. É direcionada a ação onde no atendimento a pessoa pode se restaurar e encontrar abrigo durante a sua jornada.
Isabela Colette
Isabela Colette Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Americana

Ver mais

Tem perguntas sobre Aconselhamento Psicológico?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Aconselhamento Psicológico.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! A Psicoterapia é um método de tratamento de problemas emocionais, comportamentais e cognitivos, também pode ajudar na promoção de saúde, autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal, baseado no conhecimento cientifico do comportamento humano e seu funcionamento psicológico. A psicoterapia é uma terapia realizada por meio do diálogo entre um psicoterapeuta e um cliente, com intensão de compreender e resolver as dificuldades que a pessoa pode está passando, promovendo o bem-estar psíquico. Uma das principais técnicas psicológicas usadas pelo psicoterapeuta é através da fala - intervenção.

  • 12
  • 17
  • 17
Ada Natália Firmino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Fortaleza

Marcar consulta

Depende do que está acontecendo..... Acredito que qualquer um dos profissionais (psicólogo ou psiquiatra) , irá fazer uma avaliação séria sobre o caso e , se for preciso, aconselhar a procura do outro profissional. Em alguns casos específicos é importante o tratamento simultaneamente de ambos, pois o psiquiatra trata os sintomas que estão sendo apresentados( com medicação) e, o psicólogo trabalhará as causas que estão originando os sintomas com a psicoterapia. Não sei se é o caso de tratamento medicamentoso, pois acabou não relatando o que te levou a pensar em procurar esses profissionais...Mas tenha sempre em mente que para obter o máximo de sucesso no tratamento, a medicação( caso for necessária) sempre terá que vir acompanhada da ajuda psicoterápica. Qualquer coisa, estou à disposição! Espero ter ajudado! Boa sorte na sua procura!

  • 100
  • 87
  • 74
Cristina Mostardinha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá! Nessa situação, deve ser mostrado e explicado para a pessoa todos os tipos de tratamento disponíveis, os lados positivos e negativos dos tratamentos e tirado todas as suas dúvidas quanto a isso. Sabendo de todos os riscos de se tratar ou não, ainda sim é direito da pessoa recusar (se seu juízo crítico e de realidade estiverem preservados). Porém é de extrema importância seguimento psicoterapêutico para a pessoa cuidar de sua saúde mental no processo do adoecimento, falar sobre suas angústias em torno da doença e entender seu papel na vida da pessoa. Não deve descartar outros tipos de tratamento como o paliativo, por exemplo, que ao contrário do que pensam (que é apenas para quem já está em fase terminal) serve para trazer qualidade de vida e autonomia, mesmo com a doença e suas possíveis limitações. Espero, de alguma forma, ter ajudado. Qualquer dúvida, estou a disposição!

  • 34
  • 41
  • 12
Ana Helena Elias Alvim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Campinas

Marcar consulta

Olá! Procure um profissional capacitado que te passe segurança e que você se sinta a vontade de dividir suas dificuldades, sentimentos, preocupações, etc. Acontece de muitas pessoas não se identificarem com o profissional e acabarem interrompendo o processo terapêutico. Que bom que você está interessado em começar a terapia, com certeza irá te ajudar muito nesse momento difícil que você está passando Se precisar de algo fico a disposição! Boa sorte!

  • 34
  • 41
  • 12
Ana Helena Elias Alvim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Campinas

Marcar consulta

Ver as 13 perguntas sobre Aconselhamento Psicológico