Aconselhamento Psicológico - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Aconselhamento Psicológico

Os especialistas falam sobre a Aconselhamento Psicológico

O Aconselhamento Psicológico não é dar conselhos, mas tem como foco facilitar o processo de escolhas do paciente nas decisões que deve tomar quanto à profissão, família, relacionamento e etc. A técnica do Aconselhamento está relacionada à resolução de problemas, a tomada de decisões e ao auto-conhecimento. Esse tipo de apoio tem ação educativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos, é mais direcionada a ação do que a reflexão com sentido preventivo. Em casos mais severos, o paciente será encaminhado a psicoterapia.
Priscila Padilha
Priscila Padilha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Cuiabá

O Aconselhamento Psicológico, diferente da terapia convencional, visa ajudar o cliente, em momentos de dúvidas e de tomadas de decisões. Caso típico são as dúvidas que assolam os pais acerca de algum comportamento do filho e de atitude deve tomar diante desse comportamento. Outro exemplo, quando a pessoa está prestes a decidir por duas opções realmente boas ou realmente ruins e não consegue se decidir para que lado vai. A sessão de aconselhamento pode se dar em apenas um encontro, ou vários.
Maria Eugenia Soares de Carvalho
Maria Eugenia Soares de Carvalho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Saquarema

Aconselhamento psicológico É uma relação de ajuda num processo interativo entre conselheiro e cliente com o objetivo de promover alternativas de mudança para as problemáticas apresentadas pela pessoa que busca auxílio. A forma como o aconselhamento se dá na prática, depende muito do modo de atuação e formação do conselheiro. O mesmo pode ser dado através do fornecimento de pareceres, orientação, observação, avaliação, estímulo e esclarecimento. Nessa perspectiva, o profissional tem mais liberdade para sugerir, ampliar rede de possibilidades, indicar caminhos e capacitar o sujeito para tomada de decisões mais apropriadas.
Francisca Barros

Psicóloga

|

Guarulhos

A técnica do Aconselhamento tem como propósito à resolução de problemas, a tomada de decisões e ao auto-conhecimento. Com ela, o psicólogo trabalha com recursos pessoais e individuais do paciente em um curto espaço de tempo, além de possibilitar o atendimento e acolhimento de uma grande demanda advindos da história de vida do indivíduo. Esse tipo de apoio tem o foco de ação informativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos. É direcionada a ação onde no atendimento a pessoa pode se restaurar e encontrar abrigo durante a sua jornada.
Isabela Colette
Isabela Colette Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Americana

Em alguns momentos da vida, estamos confusos ou em dúvida sobre alguma questão da nossa vida, que a orientação de uma pessoa de fora do nosso convívio pode abrir a mente para a solução desse problema. O aconselhamento psicológico tem esse objetivo de auxiliar o cliente, em poucos atendimentos, a solucionar essas dúvidas ou questionamentos.
Flávia Guerim Arrevabeni
Flávia Guerim Arrevabeni Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

São José Dos Pinhais

Ver mais

Tem perguntas sobre Aconselhamento Psicológico?

Nossos especialistas responderam 8 perguntas sobre Aconselhamento Psicológico.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá! A Psicoterapia é um método de tratamento de problemas emocionais, comportamentais e cognitivos, também pode ajudar na promoção de saúde, autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal, baseado no conhecimento cientifico do comportamento humano e seu funcionamento psicológico. A psicoterapia é uma terapia realizada por meio do diálogo entre um psicoterapeuta e um cliente, com intensão de compreender e resolver as dificuldades que a pessoa pode está passando, promovendo o bem-estar psíquico. Uma das principais técnicas psicológicas usadas pelo psicoterapeuta é através da fala - intervenção.

  • 11
  • 14
  • 17
Ada Natália Firmino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Fortaleza

Marcar consulta

Olá, como os colegas já falaram seria interessante você buscar por um psicólogo de sua confiança, com o qual você possa falar sobre suas questões e que esse profissional possa de escutar acerca do que te angustia. Importante que você já pôde se perceber que há um exagero nesse ciúme, e com um acompanhamento você poderá compreender esse sentimento.

  • 19
  • 14
  • 8
Fernanda Santos Michelon Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Curitiba

Marcar consulta

Olá, para você promover esse desabafo o ideal seria que você procurasse um psicólogo. Através da psicoterapia, você conseguirá se fortalecer e lidar melhor com suas angústias.

  • 15
  • 7
  • 7
Dra. Marta Cristina Nogueira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

São Caetano do Sul

Marcar consulta

Depende do que está acontecendo..... Acredito que qualquer um dos profissionais (psicólogo ou psiquiatra) , irá fazer uma avaliação séria sobre o caso e , se for preciso, aconselhar a procura do outro profissional. Em alguns casos específicos é importante o tratamento simultaneamente de ambos, pois o psiquiatra trata os sintomas que estão sendo apresentados( com medicação) e, o psicólogo trabalhará as causas que estão originando os sintomas com a psicoterapia. Não sei se é o caso de tratamento medicamentoso, pois acabou não relatando o que te levou a pensar em procurar esses profissionais...Mas tenha sempre em mente que para obter o máximo de sucesso no tratamento, a medicação( caso for necessária) sempre terá que vir acompanhada da ajuda psicoterápica. Qualquer coisa, estou à disposição! Espero ter ajudado! Boa sorte na sua procura!

  • 38
  • 26
  • 6
Cristina Mostardinha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 8 perguntas sobre Aconselhamento Psicológico