Alongamento muscular - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Alongamento muscular

Informação sobre Alongamento muscular

Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos. Os exercícios de alongamento podem ser realizados de várias maneiras, dependendo dos objetivos, da capacidade física e do nível de treinamento de quem o pratica. Por exemplo, um ginasta pode realizar alongamentos mais avançados do que os indivíduos que estão iniciando tais atividades para melhorar a saúde e a forma física. Para desenvolver uma rotina específica de exercícios de alongamento, recomendo consultar um profissional qualificado na orientação desses exercícios, independentemente se a pessoa for ou não esportista. Essa orientação fará com que o resultado seja efetivo no treinamento da flexibilidade corporal, contribuindo para a prevenção de lesões articulares e musculares. É importante alongar adequadamente a musculatura logo e antes de iniciar uma atividade física. Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Além disso, como não é raro que a prática de exercícios provoque dores musculares 24 horas após o seu término, alongar-se imediatamente após o exercício reduz o aparecimento da Dor Muscular Tardia. Pela sua facilidade de execução, a maioria dos alongamentos podem também ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar. Antes de mais nada, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões desnecessárias. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando por 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar um pouco mais o músculo, evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente. É a técnica chamada de alonga – contrai - alonga. De uma forma geral, sempre devem ser preferidos os alongamentos estáticos, em detrimento dos dinâmicos, que são o resultado de movimentos amplos e bruscos dos músculos. Ao contrário dos alongamentos estáticos, os dinâmicos, ou também chamados de alongamentos balísticos, propiciam o desenvolvimento de lesões musculares. Alguns dos benefícios que os exercícios de alongamento podem proporcionar são: ampliar o relaxamento físico e mental; promover o desenvolvimento da propriocepção (consciência do próprio corpo); reduzir o risco de entorse articular ou lesão muscular (câimbras e torcicolos); reduzir o risco de problemas nas costas, braços e pernas com o aumento da irrigação sanguínea local; reduzir a irritabilidade (estresse); reduzir a gravidade da menstruação dolorosa (dismenorréia); reduzir as dores em articulações e músculos; acelerar a cicatrização óssea (depois de fraturas).

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Os especialistas falam sobre a Alongamento muscular

O alongamento muscular é realizado com objetivo de melhorar a musculatura, ganhando flexibilidade, melhorando o movimento, diminuíndo a dor, melhorar a postura corporal, melhorando a circulação sanguínea dentre vários outros benefícios.
Dr. João Pedro Leite

Fisioterapeuta, Terapeuta complementar

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Vitória da Conquista

Paciente com doenças neuromusculares Paralisia Cerebral Mielomeningocele Distrofias musculares (Duchene, Becker)
Dr. Felippi Guizardi Cordeiro
Dr. Felippi Guizardi Cordeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

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São Paulo

O Alongamento Muscular tem como base o relaxamento do músculo ou grupamentos musculares , afim de prevenir ou minimizar efeitos limitadores ( lesões) das mais variadas espécies. Os exercícios de modo geral são de fácil realização e podem ser realizados individualmente ou até mesmo em duplas e não requerem um espaço físico grande para serem realizados. O alongamento muscular trás consigo uma vasta gama de benefícios e uma grande sensação de bem estar.
Vinicius Azambuja Teixeira dos Santos
Vinicius Azambuja Teixeira dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

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Rio de Janeiro

A técnica de alongamento tem o objetivo de ganho de amplitude nos movimentos e é diferenciada a cada paciente, pois cada um tem seu limite de dor. Esse limite é avaliado sempre de acordo com o retorno dado pelo paciente e, proponho avaliações periódicas com goniômetro ("régua" especifica para avaliar amplitude de movimento).
Dr. Carlos Roberto Pereira
Dr. Carlos Roberto Pereira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

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Curitiba

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Nossos especialistas responderam 11 perguntas sobre Alongamento muscular.

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Estas são as mais populares:

Bom dia. O ganho de amplitude de movimento articular é dependente de uma série de fatores como o tempo de encurtamento muscular (encurtamentos crônicos exiges um tempo maior de treinamento para retorno ao normal), doenças ósseas (artrose, "esporões ósseos", calosidades como as do impacto do quadril...) hábitos posturais (modo de sentar, modo de cruzar as pernas...) formato do seu osso (alguns tipos de articulação não conseguirão nunca realizar determinados movimentos, mesmo com treinamento, por haver algum tipo de impedimento mecânico pelo próprio formato do osso) Para uma avaliação completa procure um especialista para localizar a causa e tratá-la.

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Dr. Daniel Bedran de Castro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

São José do Rio Preto

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O método Pilates de condicionamento físico é bem indicado para encurtamento , promovendo uma correção na postura e ganho de tônus. Acho muito interessante porque ministrado por bom profissional é seguro e pode promover um bom equilibrio muscular.

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Francisca Araujo Martins Resende Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

Sete Lagoas

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Se você tem dor na região lombar, a primeira providência é consultar um bom ortopedista especialista em coluna.

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Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Curitiba

No tratamento de lesão muscular vicie pode, e ate deve, fazer exercícios leves.

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Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

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