Análise Junguiana - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Análise Junguiana

Os especialistas falam sobre a Análise Junguiana

A terapia ou psicoterapia é a busca de uma melhor compreensão das questões emocionais trazidas pelo paciente. A busca do significado do seu sofrimento emocional alivia possíveis sintomas, potencializa reflexões, oferece crescimento emocional e melhoria da qualidade de vida. A psicoterapia possibilita o desenvolvimento de diferentes formas mais adaptativas de lidar com a própria vida. E é indicado para qualquer pessoa que apresente alguma dificuldade emocional limitadora e pode ser desenvolvido a partir de diferentes contextos. As sessões são semanais e tem duração de cinquenta minutos. A duração e os valores serão avaliados a partir de uma entrevista inicial.
A Psicoterapia Junguiana, é baseada na teoria de Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço que dedicou sua vida ao estudo do inconsciente. Nessa abordagem, métodos como análise de sonhos, técnicas expressivas e simbólicas são utilizadas para auxiliar no processo analítico, visando uma maior compreensão do ser humano que se apresenta.
Walquiria M. P. Pazeli
Walquiria M. P. Pazeli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Ribeirão Preto

Um processo de psicoterapia é voltado para quem busca o autoconhecimento e tem o desejo de refletir sobre a vida e o cotidiano ou também por pessoas que vivem momentos de conflitos, sofrimentos, angústias, dores, que podem, inclusive, desencadear doenças físicas ou sintomas como ansiedade, depressão, estresse, entre outros. Sob a fundamentação de C. G. Jung, um processo terapêutico analítico visa mais do que a cura dos sintomas, mas também o despertar das potencialidades, o autodesenvolvimento, a compreensão de cada singularidade em busca de um sentimento de totalidade e integração de si com as experiências da vida.
Dra. Nara Helena Lopes

Psicóloga

|

São Paulo

A análise junguiana é uma corrente de pensamento analítico desenvolvido por Jung a partir de suas observações clínicas e auto-análises. Entende que a instância psíquica chamada inconsciente não é reservatório apenas de material traumático e fantasias reprimidas, mas também fonte de potencialidade e criatividade da espécie humana, que devem ser conscientizadas e experienciadas. Valorizando o vínculo analista-analisando, a análise e suas técnicas (análise do sonhos, caixa de areia, imaginação ativa, associação de palavras) são caminhos para a comunicação com esse inconsciente potente. A tomada de consciência resultante proporciona conhecimento de si, novas escolhas e realização pessoal.
Fernanda Soares Gonçalves
Fernanda Soares Gonçalves Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Rio de Janeiro

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais. No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior. A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações.
Dra. Aline M. S. De Coster
Dra. Aline M. S. De Coster Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga, Psicopedagoga

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Análise Junguiana?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Análise Junguiana:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A psicoterapia junguiana foi desenvolvida através das ideias do médico psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Conhecida também como psicologia analítica, a terapia junguiana, visa o autoconhecimento, fortalece a autoestima, e propicia o resgate do bem-estar físico e mental, favorecendo inclusive os relacionamentos sociais em geral. O terapeuta junguiano busca relacionar os aspectos inconscientes da personalidade aos aspectos já conscientes, utilizando-se de métodos como análise dos sonhos, expressões artísticas, imaginação ativa e entre outros. Permite que a pessoa também conheça o seu potencial e sua criatividade e capacidade para lidar com os problemas de maneira mais tranquila e segura. Espero ter ajudado!!! Forte Abraço!!!

  • 262
  • 325
  • 417
Dra. Taisi Mousse Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Joinville