o que explica a agressividade infantil?

Pergunta sobre Anamnese Psicopedagógica

o que explica a agressividade infantil?

Olá! Vários fatores podem explicar a agressividade de uma criança. O principal deles se refere ao ambiente que a criança vive... É muito provável que uma criança agressiva venha de um ambiente onde haja também agressividade seja ela de forma verbal ou física. Cabe uma avaliação mais específica de cada caso. Quando uma criança apresenta agressividade podemos afirmar que esta é a forma que ela encontra de "dizer" que algo não está indo bem para ela!! Espero ter contribuído! Abraços.

Inúmeros fatores podem colaborar para o desenvolvimento e estabelecimento da agressividade infantil. Tais como, depressão infantil, ansiedade, fatores educacionais e ambientais, fatores sociais e até mesmo fatores biológicos e genéticos.
É importante demais o cuidado dessa criança com esse problema. Por isso, é legal fazer uma avaliação mais específica por um profissional. Neste caso, pode ser um psicólogo infantil, por exemplo.

Espero ter ajudado vc!
Abs

A agressividade infantil como todo comportamento da criança é uma forma dela se expressar "à sua maneira" , a às vezes, que algo não vai bem. Todos nós, independente da idade, temos inúmeras necessidades a serem supridas, a agressividade infantil, na maioria dos casos, comunica uma falta que está criança está sentindo em seu meio ambiente. Somente um trabalho de psicodiagnóstico poderia precisar de que falta este pequeno nos fala. Importantíssimo ressaltar que não falamos em realidade concreta, mas de realidade psíquica, o que significa que eu posso sim ter ambientes bem estruturados, amorosos onde crianças apresentam comportamentos violentos e vice versa, ambientes pouco estruturados e comportamentos das crianças amistosos e amorosos. Marque uma conversa com um psicólogo, certamente podem fazer um trabalho de muita parceria neste sentido. Boa sorte

Acredito não haver uma resposta generalizada para sua questão. O motivo de cada sintoma psíquico ou comportamento é compreendido somente no caso a caso. Porém, o sintoma da criança é uma maneira de expressão do que a mesma está vivenciando, e isto não se refere apenas a fatores externos do meio ambiente e pessoas as quais convive, mas também das fantasias e modo como a criança encara e se afeta pelo que vive.
Se existe uma criança específica em questão, indico a psicoterapia para descobrir as suas singulares causas.
Abraço

Ver as 3 perguntas sobre Anamnese Psicopedagógica

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Anamnese Psicopedagógica?

Nossos especialistas responderam 3 perguntas sobre Anamnese Psicopedagógica.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.