qual a diferença entre psicopedagogia e pedagogia?

Pergunta sobre Anamnese Psicopedagógica

qual a diferença entre psicopedagogia e pedagogia?

Olá. Há diferenças, mas são áreas afins. O pedagogo tem o foco no processo da aprendizagem: como o indivíduo está processando as informações (assimilando); como está sendo seu "modo de pensar". É entendido que possa haver dificuldades no "como" o pensar esta sendo construído. Portanto, o profissional da pedagogia estará ensinando o indivíduo a processar as informações e lhe ajudando a aplica-las de forma generalizada. O psicopedagogo estará tendo também essa atenção sendo que buscando identificar o processo intrínsico que é inerente a aprendizagem. Este processo intrínsico diz respeito a subjetividade do indivíduo, exemplo: sua autoestima, autoconfiança. Pois, aprender não é somente utilizar o intelecto mas também as emoções, os sentimentos. Espero ter podido dar-lhe uma luz sobre a questão, mas saiba que há muito o que ser dito.

O trabalho do Psicopedagogo é prevenir e intervir nos processos de aprendizagem humana. Consideramos os aspectos orgânicos, cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos de uma forma ímpar, no qual cada ser é único. Avaliamos transtornos que afetam e causam sofrimento, perdas e prejuízo na aprendizagem, vida diária, vida laboral e emocional dos indivíduos. Já a Pedagogia, estuda métodos e princípios voltados diretamente para a educação. O Profissional estará apto a atuar na Educação infantil, EF1 ( 1 a 5 ano), supervisão e orientação escolar e na Diretoria de uma Escola. O Pedagogo também poderá atuar em empresas desenvolvendo projetos educacionais como projetos, métodos e sistemas fundamentais para o aperfeiçoamento do funcionário. Espero poder ter ajudado. Boa sorte.

Pedagogo é profissional em nivel superior com finalidade de suporte didático aos professores para desenvolvimento humano no aspecto da aprendizagem. Psicopedagogo é profissional em nivel de pos graduação com finalidade de suporte clinico ou institucional no desenvolvimento da aprendizagem e potencial cognitivo. Psicologo é profissional em nivel superior com finalidade de suporte emocional e mental que podem influenciar ou não no desenvolvimento da aprendizagem.

A Pedagogia estuda a aprendizagem como um todo e habilita o profissional (pedagogo) a ensinar em escolas, promover orientação escolar e desenvolver projetos pedagógicos para empresas e escolas.
Já a Psicopedagogia é a visão que tem como foco o sujeito que aprende e seus contextos - sua família, sua dinâmica escolar, sua dinâmica emocional, entre outros. Através da psicopedagogia, identificam-se os problemas de aprendizagem e também as falhas metodológicas no ensino, mapeando fatores no contexto do aluno para ajudá-lo a aprender de forma significativa, através de suas potencialidades. O trabalho do psicopedagogo institucional e clínico é melhorar o laço do aluno com seu processo de aprendizagem, envolvendo família, escola e aluno em um processo integrado e eficaz.

A psicopedagogia está entre a psicologia e a pedagogia, formando um tripé para auxiliar pessoas com dificuldades cognitivas e/ou transtornos facilitando a aquisição de conhecimentos, suas relações e seu avanço cognitivo, ou seja, o psicopedagogo investiga a causa do problema que interfere na aprendizagem e busca as estratégias para que o aluno possa sanar sua s dificuldades e avançar pedagogicamente, como suas relações familiares e interpessoal, melhorando também a auto estima e auto confiança tornando-a mais segura e mais feliz.

Considerando as diversas boas respostas de profissionais acima, posso ainda resumir assim: O objetivo da escola é ENSINAR. É neste espaço que o PEDAGOGO tem a sua grande função. Ensinar a quem? Ao aluno. E quando ele não está conseguindo aprender? Isto é uma grande preocupação na escola que envolve professores, pais e principalmente a criança que entra em sofrimento emocional. O profissional da psicopedagogia, com seus métodos próprios ( não da psicologia nem da pedagogia) deverá avaliar a situação como um todo e auxiliar a família e a escola a superarem as questões que impedem a aprendizagem desta criança.

Resumindo, o psicopedagogo estuda a construção do conhecimento do individuo, e principalmente alunos de inclusão e ou com necessidades especiais. Esse profissional recebe orientações básicas da área de psicologia para melhorar o relacionamento professor/aluno e quando necessário encaminha a um psicologo, um "mediador," que muitas vezes confundido com o psicologo.Para ser psicologo, é preciso estudar 5 anos, e para lidar com crianças, alem da formação é necessário uma especialização. O pedagogo é um professor com especialização para lidar com individuo em varias etapas do desenvolvimento escolar, normalmente vai da pré escola ao ensino médio.

Ver as 3 perguntas sobre Anamnese Psicopedagógica

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Anamnese Psicopedagógica?

Nossos especialistas responderam 3 perguntas sobre Anamnese Psicopedagógica.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.