Tenho uma aluna de 5 anos e tem dificuldades na psicomotricidade, não...

Olá! Como psicóloga infantil, aconselho fazer um psicodiagnóstico, para detectar a necessidade real da criança e poder encaminhá-la ao profissional indicado.
Estou á sua disposição!

Minha experiência de 38 anos com crianças em situações escolares diversas afirma que o fato desta criança ainda não fazer números e letras aos 5 anos pode não significar nada e pode significar alguma situação especial. Ela está em desenvolvimento. Como ela está na escola de forma geral? Brinca, se interessa? Tem que ver a criança como um todo. Uma boa professora experiente em alfabetização e atenta saberá dar um bom parecer. Nem tudo é patologia. A escola tem serviço de psicopedagogia?

Nesse caso, em primeiro lugar um Fonoldiólogo pode fazer alguns testes e ter um diagnóstico preciso, o pedagogo também tem conhecimento para esse encaminhamento.
Mas um Fono é o mais aconcelhado. A terapia com Psicólogo vai ajudar também a detectar caso acha algum outro problema que esteja impedindo esse desenvolvimento. Um Psicólogo infantil acho importantíssimo também.

Att
Dra. Sayonara Machado

Há a expectativa da família e da instituição de ensino, temos de escutar a criança também. Um bom psicanalista conversará com os pais e com a instituição para aí sim, iniciar com a criança. O psicodiagnóstico é importante como disse a colega acima, para o encaminhamento adequado.

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