A angiografia é só para cerebro e coração? Ou pode-se realizar este ex...

De modo geral, a angiografia pode ser realizada em qualquer vaso do corpo. Ela normalmente é realizada através da punção de uma veia ou artéria, a depender do tipo de exame e do vaso a ser examinado. Por ser um exame invasivo, com risco de complicações, normalmente não é o primeiro exame realizado para investigação de uma doença, ficando reservado para os casos em que se indica algum tratamento. Sua indicação mais frequente, na cirurgia vascular, envolve o diagnóstico e tratamento de doenças que acometem as artérias dos membros inferiores.

A angiografia pode ser realizada em qualquer parte do corpo. Quando realizamos a angiografia em vasos arteriais o exame é chamado de arteriografia e quando realizado no território venoso é chamado de flebografia. Com ele, podemos avaliar a circulação de qualquer órgão ou região do corpo .

A angiografia nada mais é que um exame que visualiza vasos em geral, sejam eles artérias ou veias. Por isso podemos realizar angiografias para quaisquer partes do corpo e para inúmeros fins, desde para visualizar o próprio vaso como para visualizar a vascularização de órgão ou tumor.

Ver as 22 perguntas sobre Angiografia

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Angiografia?

Nossos especialistas responderam 22 perguntas sobre Angiografia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.