Aplicação da toxina botulinica - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Aplicação da toxina botulinica

Informação sobre Aplicação da toxina botulinica

Nomes alternativos: infiltração com toxina botulínica, BotoxTM

Botox ou toxina botulínica do tipo A é uma proteína purificada que se infiltra na pele com o objetivo de eliminar as rugas da face. A toxina botulínica não é responsável por preencher rugas, mas age diretamente sobre os músculos da face relaxando seus movimentos. A dose administrada é geralmente baixa e normalmente não requer testes de alergia ou similares. Além disso, cada dose é absorvida para que não se acumule. Portanto, é necessário realizar um tratamento baseado em injeções periódicas.

Possui uma dúvida concreta sobre Aplicação da toxina botulinica? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Aplicação da toxina botulinica

A toxina botulínica é uma substância purificada, derivada de uma bactéria. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina em músculos específicos. A injeção enfraquece o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas indesejadas. A toxina é aplicada apenas em músculos produtores de rugas, preservando as expressões faciais. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de injeções necessárias depende de vários fatores, incluindo as características faciais e a extensão das rugas. E pode ser combinada com outros procedimentos cosméticos para a pele.
Dra. Cristhiane Likes Mischiatti Fontoura

Dermatologista

|

Curitiba

Sou formado nesta arte pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, tendo feito minha primeira aplicação há 13 anos. Faço tratamento para distonias, espassmo hemifacial, espasticidade, enxaqueca, sudorese excessiva, sialorreia, bruxismo e outras afecções. Trabalho com planos de saúde em relação à aplicação de toxina (através da Clínica Paulista de Fisiatria e da Clínica Cauchioli) e forneço reembolso para planos de saúde nos casos particulares. Conheço as três principais marcas de toxina (Botox, Dysport e Xeomin).
Dr. Flávio Augusto Sekeff Sallem
Dr. Flávio Augusto Sekeff Sallem Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

|

São Paulo

A aplicação de toxina botulínica é uma técnica cuja indicação mais precisa é o tratamento de rugas dinâmicas (aquelas que surgem ao movimento). É utilizada para correção das rugas da testa, em torno dos olhos, previnir a queda das pálpebras superiores, perda do contorno da mandíbula, afinamento da face e tratamento de rugas ao redor da boca. Outras indicações médicas incluem tratamento de hiperidrose (suor excessivo), contraturas musculares, dores de cabeça e até depressão. Mais informações no nosso site.
Carolina Lins Lacerda de Melo
Carolina Lins Lacerda de Melo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

|

Recife

Mais conhecida por Botox, a toxina botulínica é uma substância que é aplicada na pele por meio de agulha finíssima, paralisando, temporariamente, alguns grupos musculares da face, visando amenizar ou eliminar temporariamente as rugas dinâmicas ( rugas de expressão, que surgem, por exemplo, quando expressamos sorriso ou preocupação) e prevenir o surgimento de rugas estáticas (rugas que aparecem mesmo sem forçar a expressão). Seu efeito tem duração média de 3 a 6 meses. Principais indicações: marcas de expressão na face, arqueamento de sombrancelhas, pés-de-galinha, rugas na testa e entre as sombrancelhas e excesso de suor nas axilas (hiperidrose).
Dra. Érica Amarante Rodrigues
Dra. Érica Amarante Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Especialista em Medicina Estética

|

Belo Horizonte

Os bloqueios químicos causados pela toxina botulínica são usados para o tratamento da espasticidade (rigidez muscular) e distonia, ocasionados por diversas patologias como a paralisia cerebral, doenças vasculares (AVC), distúrbios do movimento, traumas cranioencefálico (TCE) e lesões medulares. Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou seu uso a pacientes que sofrem de enxaqueca refratária ao esquema medicamentoso convencional. Seu uso é seguro e com efeitos unicamente motores. Ela pode ser usada como modalidade terapêutica isolada ou pode ter o uso associado a outros tratamentos.
Dra. Vanessa Teixeira Muller
Dra. Vanessa Teixeira Muller Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista, Psiquiatra

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Aplicação da toxina botulinica?

Nossos especialistas responderam 17 perguntas sobre Aplicação da toxina botulinica.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A aplicação de toxina botulínica nos lábios ajuda a suavizar a força do músculo responsável por essas marcas, prevenindo o aparecimento. Porém em casos em que essas marcas já estejam profundas é necessário, além do enfraquecimento do músculo, a aplicação de um preenchimento (normalmente acido hialurônico) para "tampar" essas marcas de expressão.

  • 36
  • 5
  • 5
Dr. Matheus Manica Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião plástico, Especialista em Medicina Estética

São Paulo

Marcar consulta

Ola, eu esperaria 2 semanas tempo de ação maximo do botox, mas tem casos que da pra fazer alguns dias depois se não fizer o microagulhamento perto dos pontos de aplicação da toxina ( como por exemplo em um retoque apenas)! Um abraço

  • 392
  • 63
  • 175
Dra. Danielle Medeiros Rossato Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Olá. O melhor tratamento para a nevralgia do trigêmeo é o LASER. A toxina Botulínica trata dores relacionadas com a musculatura, o que não é o caso da nevralgia. Procure um especialista em Laserterapia para avaliar a sua nevralgia e direcionar o melhor tratamento.

  • 40
  • 11
  • 9
Dr. Daniel Roberto De Assis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dentista

Americana

Marcar consulta

Desconheço esta indicação... porém se imaginarmos que o botox tem ação reduzindo a força de contração muscular isso poderia teoricamente piorar a incontinência fecal pelo relaxamento da musculatura .

  • 160
  • 51
  • 97
Dra. Soraia Coutinho Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista

Salvador

Ver as 17 perguntas sobre Aplicação da toxina botulinica