Artroplastia Coxofemoral - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Artroplastia Coxofemoral

Os especialistas falam sobre a Artroplastia Coxofemoral

Cirurgia de substituição articular com prótese. A artroplastia (total ou parcial) substitui a parte desgastada da articulação por um material sintético, a prótese. Geralmente é muito bem sucedida no tratamento dos sintomas da artrose; os pacientes podem voltar a um nível elevado de atividade. No entanto, esse tipo de cirurgia é geralmente reservado para situações em que a artrose é demasiadamente grave para ser tolerada com tratamento mais conservador. É importante lembrar que a substituição da articulação por artrose é uma cirurgia eletiva e não de urgência.
José Alberto Angeli
José Alberto Angeli Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

São Paulo

A cirurgia consiste em trocar a articulação degenerada por uma prótese de quadril. A artroplastia total consiste na colocação do componente acetabular (na bacia) e do componente femoral. A fixação destas, podem ser através de cimentos ortopédicos ou por pressão (press fit),onde a prótese é fixada no osso diretamente. Vários são os componentes usados porém vale mencionar a evolução nos materiais usados, como por exemplo as cabeças de cerâmica , que por possuírem coeficiente de atrito muito menor , gera um menor desgaste e assim uma durabilidade maior da prótese.
Dr. Gustavo Asmar
Dr. Gustavo Asmar Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Rio de Janeiro

Artoplastia coxofemoral ou artroplastia do quadril é um procedimento cirúrgico realizado pelo médico ortopedista especialista na área. Basicamente pode ser dividida em artroplastias de substituição e ressecção. As de substituição são as mais realizadas e compreendem as próteses totais de quadril (componente no acetábulo e no fêmur) e as parciais (componente apenas no fêmur). As artroplastias de ressecção, a mais conhecida é a de Girdlestone, consiste em cortar a parte mais superior do fêmur. Esses procedimentos são realizados nos pacientes que tem fraturas de colo de fêmur, coxartrose de quadril, tumores de quadril, osteonecrose de cabeça de fêmur e outras.
Dr. Italo Dias Espinola
Dr. Italo Dias Espinola Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Vitória da Conquista

Artroplastia coxofemoral, também conhecida como prótese de quadril é o tratamento de eleição para pacientes com fratura do colo do fêmur ou artrose de quadril. Considerada pela Organização Mundial da Saúde como a cirurgia com a maior taxa de sucesso dentre todas as realizadas, é a melhor forma de se corrigir as deformidades e a dor causadas pelas doenças degenerativas do quadril. Uma boa avaliação do seu médico, associada a uma boa indicação poderão resolver em definitivo as dores causadas pela coxartrose.
Dr. Murilo Oliveira de Almeida
Dr. Murilo Oliveira de Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Goiânia

Ver mais

Tem perguntas sobre Artroplastia Coxofemoral?

Nossos especialistas responderam 14 perguntas sobre Artroplastia Coxofemoral.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim, é possível que após artroplastia total do quadril o membro operado fique maior que o contra-lateral. Tal diferença deve ser avaliada clinicamente pelo ortopedista assistente. Caso seja menor que 1cm, deve-se aguardar por 6 meses a um ano, pois a tendência é que o paciente se adapte a esta pequena diferença. Caso essa diferença seja maior que 1cm ou caso não haja adaptação espontânea do paciente à diferença dos membros, é possível a utilização de palmilhas de compensação para equalizar os membros . A disposição

  • 22
  • 16
  • 14
Dr. Roni Serra Campos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

As manchas roxas no local da cirurgia e na região posterior do joelho provavelmente são devido ao hematoma que se forma no pós-operatório, considero normal e esperado devido ao grande porte do procedimento. No entanto, idealmente, ele deve se consultar com ortopedista assistente para avaliar tais lesões e afastar outras complicações mais graves, como TVP(trombose venosa profunda) e infecção. A disposição.

  • 22
  • 16
  • 14
Dr. Roni Serra Campos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

A artroplastia total de Quadril é o procedimento mais bem sucedido na história da medicina. Contudo não é uma cirurgia isenta de riscos. O sucesso depende da capacidade técnica do cirurgião, da qualidade do material implantado e dos cuidados que o paciente deve ter no pos operatório. Quanto aos cuidados no pos operatório, é fundamental que o paciente compreenda que a artroplastia de quadril não tem a mesma resistência de uma articulação original. Portanto haverá limitação de movimento, dependendo da técnica utilizada, e limitação para atividades físicas. A protese de quadril não foi desenhada para prática esportiva de impacto, devendo-se evitar ao máximo exercícios que envolvam correr, saltar e chutar. Abraços.

  • 21
  • 7
  • 10
Dr. Eliseu Felix Pereira Barros Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Belo Horizonte

Normalmente, a artroplastia do quadril permite que o paciente possa realizar atividade física regular, principalmente após 6 meses da cirurgia. No seu caso, em que houve complicação cirúrgica, recomendo uma visita médica para que ele possa analisar o posicionamento da prótese e a situação da musculatura do nervo ciático para liberá-lo para andar de bicicleta.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 186
  • 51
  • 79
Samuel Ximenes Feijão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Fortaleza

Marcar consulta

Ver as 14 perguntas sobre Artroplastia Coxofemoral