Artroscopia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Artroscopia

Informação sobre Artroscopia

O que é artroscopia?

A artroscopia é uma técnica cirúrgica que permite a visualização direta do interior de uma articulação e trabalhar dentro dela sem abri-la.

Quão útil é artroscopia?

É comumente utilizada para problemas de joelho, tornozelo ombro, punho, cotovelo e com menos freqüência no quadril. Tem muito poucos efeitos colaterais em relação à cirurgia tradicional.

Esteja ciente de que os testes chamados de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, em muitos casos não são capazes de ver lesões articulares. A artroscopia é útil quando esses testes falharem, mas os problemas detectados são apenas aqueles que ocorrem dentro da articulação:

  • Lesões da cartilagem articular, pode ser erodida para formar crateras (chondropathies) que se esfregam contra cartilagem saudável, desgastam, ou podem desprender-se pedaços da cratera, produzindo corpos livres flutuando no líquido que banha a articulação e bloquear quando mudam de lugar.
  • Cobrir lesões: cápsula chamada líquido sinovial, que envolve a articulação, e que pode ser inflamada (sinovite), produzindo excesso de líquido articular (derrame), ou endurecido por cicatrizes (aderências), atingindo, neste caso, e bloqueando a circulação e causar dor.
  • Ligamentos rompidos (cabos que conectam um osso ao outro): causam instabilidade: o uso da articulação. Os ossos se movem de forma anormal em conjunto para desencadear o aparecimento de osteoartrite.
  • Joelho de lesões do joelho especificamente detecta blocos, chamados meniscos, o que pode causar dor quando se rompe, ou bloquear o movimento da articulação.
  • Ombro - especificamente detecta o estado da barreira (labrum) que impede que a cabeça do úmero fique fora do lugar (instabilidade do ombro deslocado).

Geralmente os problemas detectados também pode tratar:

  • Em casos de cartilagem danificada permite suavizar as bordas da erosão, reduzindo assim o atrito e, assim, a dor e o derrame. E se existem corpos livres, são removidos para o exterior.
  • Em casos de lesões sinoviais pode suavizar os crescimentos que se formam em sinovite e remover as aderências.
  • Com a artroscopia não pode reparar um ligamento, mas em alguns casos, assistir algumas das tarefas executadas pelo cirurgião para reconstruí-lo, o que requer uma pequena intervenção cirúrgica.
  • Hoje ela é a melhor técnica cirúrgica que pode ser oferecida para lesão meniscal, com algumas exceções.

No ombro permite duas ações específicas:

  • Reparar o labrum desde que não tenha tido mais de três luxações.
  • Hoje é a melhor técnica cirúrgica para remover o atrito entre tendões e do telhado do osso do ombro, o que traz uma alta porcentagem de dor na área. Se esses tendões apresentem defeitos em alguns casos, podem ser reparados por artroscopia.

Como é artroscopia?

Como qualquer procedimento cirúrgico requer anestesia:

  • Quadril, joelho e tornozelo - é comumente usado raquianestesia, a anestesia é inserida na parte de trás, adormecendo as duas pernas até a cintura, mas o paciente está consciente.
  • Cotovelo e punho- é comumente usada a anestesia do plexo braquial, o anestésico é introduzido na axila, que entorpece o braço que operamos.
  • No ombro deve ser usado a anestesia geral.

Geralmente são duas (às vezes três) incisões ou cortes na pele, menos de uma polegada cada, que apresentamos:

  • Um tubo de metal com um sistema óptico que ilumina e amplia o interior da articulação, ver a imagem em um monitor de televisão.
  • Uma série de pinças e ferramentas de mão para trabalhar na articulação.
  • Para ajudar a ver o interior da articulação deve ser preenchido com soro estéril pressão, o que torna o efeito de inflar um balão.

O que acontece após a artroscopia?

Geralmente a dor após a cirurgia é mínima e o paciente pode entrar em regime de cirurgia ambulatorial, ou seja, ele opera de manhã e à tarde pode voltar para casa. Apenas em casos de atrito ou dor no ombro pode ser significativo e requerem um ou dois dias de internação.

O paciente deve mover o conjunto do primeiro dia. Após artroscopia no joelho, normalmente, não indicamos muletas para andar. Artroscópica no ombro, cotovelo e punho - pacientes não estão autorizados a ganhar peso por várias semanas pelo menos.

As complicações são mínimas e geralmente são devido a hematomas (sangramento da ferida debaixo da pele) ou pelo fluido introduzido sob pressão, inchaço articular residual por vários dias. Raramente o inchaço comprime os nervos que passam perto da articulação, causando perda de sensibilidade na pele ou falta de força. A infecção é rara, porque a pressão do fluido durante a artroscopia que continuamente lava a articulação.

Possui uma dúvida concreta sobre Artroscopia ? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Artroscopia

A artroscopia é uma técnica moderna e avançada de cirurgia que é minimamente invasiva. Ao invés de grandes incisões, o cirurgião faz mini-incisões ao redor do joelho, normalmente apenas duas de 5 milímetros cada. Através de uma dessas incisões é introduzido o artroscópio ( instrumento óptico acoplado a uma câmera ), que transmite as imagens de dentro do joelho para monitores de vídeo de alta resolução. Pela outra incisão são introduzidos os instrumentos cirúrgicos artroscópicos para tratar as lesões intra-articulares. É um procedimento rápido, com pouca ou quase nenhuma dor, pouco tempo de internação, rápida recuperação e, consequentemente, rápido retorno às atividades cotidianas.
Dr. Adriano Karpstein
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

Curitiba

A artroscopia é uma técnica cirúrgica,que entramos com uma câmera e outros instrumentos delicados, dentro da articulação podendo realizar cirurgias muito menos agressivas, com menor risco de complicações e com uma recuperação pós operatório mais rápida devido ao menor traumatismo. Esta pode ser realizada no joelho, ombro, quadril, punho e tornozelo. Em muitos casos o paciente já pode realizar suas atividades em 15 dias pós operatório.
Dr. Gustavo Asmar
Dr. Gustavo Asmar Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Rio de Janeiro

O tratamento do paciente com Disfunção Temporomandibular (DTM) começa tipicamente, com as modalidades não-cirúrgicas e seguindo um protocolo de tratamento escalonado, com técnicas conservadoras (aparelhos intra-orais, fisioterapia, terapia medicamentosa). Pacientes que não respondem ao tratamento não invasivo (conservador) e determinadas patologias, dependem do procedimento artroscópico para uma boa evolução em seu tratamento. A artroscopia da articulação temporomandibular é um procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, com bons resultados e segurança no seu emprego, permitindo que o cirurgião diagnostique e trate patologias intra-articulares.
Dr. Leonardo Monteiro
Dr. Leonardo Monteiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

|

Rio de Janeiro

A artroscopia faz parte da tecnica minimamente invasiva, aonde através de pequenos portais e cirurgia por vídeo podemos ver dentro da articulação. Na cirurgia do tornozelo, a artroscopia pode ser utilizada no tratamento de diversas patologias como lesões de cartilagem do talus, reconstrução ligamentar e síndromes de impacto. Proporcionando ao paciente muito menos agressão cirúrgica, menos dor no posoperatório e recuperação mais rápida.
Dr. Tiago Doyle
Dr. Tiago Doyle Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Rio de Janeiro

A artroscopia da articulação têmporo-mandibular é um procedimento minimamente invasivo, que permite ao cirurgião complementar o diagnóstico da doença articular, permite a infiltração de medicamentos com maior precisão, assim como a realização de cirurgias intra-articulares.
Dr. Carlos Victor Bissonho
Dr. Carlos Victor Bissonho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião buco-maxilo-facial

|

Campos Dos Goytacazes

Ver mais

Tem perguntas sobre Artroscopia ?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Artroscopia .

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Nenhum produto substitui ou regenera a cartilagem hialina , porém existem algumas substâncias que podem auxiliar no funcionamento articular

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 343
  • 46
  • 170
Carlos Alexandre de Oliveira

Ortopedista - Traumatologista

Rio de Janeiro

Até onde sabemos, o período de cicatrização e incorporação do enxerto usado para servir como um novo ligamento (LCA) é o mesmo em atletas e não atletas - cerca de 6 meses. Acontece que os atletas profissionais tem muito mais tempo, disposição e estrutura para manter boa musculatura e coordenação motora. Assim, ao final do prazo em que o novo ligamento já está "pronto para funcionar", o atleta está bem próximo da condição ideal de jogo. Já as demais pessoas tem que estudar, trabalhar, ou não tem a possibilidade de passar 180 dias em reabilitação. Assim, correm maior risco de ter uma nova lesão (do ligamento ou de outro local) ao retornar para o esporte precocemente. Algumas centros de tratamento têm tentado realizar retorno ainda mais precoce ao esporte. Outros estão tentando utilizar fatores de crescimento e células tronco para acelerar a cicatrização. Contudo, é importante saber que estes métodos ainda estão em nível experimental. Cuidado com promessas sem embasamento!

  • Obrigado 5
  • 1 especialista está de acordo
  • 18
  • 3
  • 29
Lucas de Castro Boechat

Ortopedista - Traumatologista

Belo Horizonte

Seu médico e o anestesiologista irão explicar para você todos os procedimentos. Você não deve sair das consultas com dúvidas.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 1314
  • 375
  • 3518
Dr. Adriano Karpstein Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

Curitiba

Depende da técnica cirúrgica utilizada e da forma de fixação, normalmente são 06 meses, até receber alta .

  • 37
  • 11
  • 21
Dr. Alexandre Campos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Niterói

Marcar consulta

Ver as 13 perguntas sobre Artroscopia