Audiometria - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Audiometria

Informação sobre Audiometria

A audiometria é um exame de audição para diagnosticar alterações através de estímulos acústicos pela via aérea e via óssea. A gama de percepção do ouvido humano é de 20 Hz a 20.000 Hz embora as frequências captadas variam de 128 Hz a 8000 Hz (Hertz). O audiômetro gera tons e vibrações em frequências diferentes. Após o teste, os resultados são refletidos em um audiograma, que é o gráfico de dupla entrada onde a intensidade (dB) e a frequência do som (Hz) é mostrada. Dependendo da intensidade, o diagnóstico é considerado normal entre 0-20 dB, leve entre 20-40 dB, moderado entre 40-60 dB , severo entre 60-90 dB ou profundo entre 90-120 dB ou mais, referindo-se à perda auditiva.

Possui uma dúvida concreta sobre Audiometria? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Audiometria

A audiometria é um exame que avalia a capacidade da pessoa para ouvir e decifrar sons. A partir desse exame é possível detectar possíveis mudanças ou alterações auditivas, sendo assim, permite orientar o paciente sobre as formas preventivas e tratamentos adequados para cada tipo de perda auditiva. O exame é feito por um fonoaudiólogo especializado. Quando fazer o exame? Geralmente o exame é solicitado quando o paciente começa a suspeitar e ter sintomas de perda auditiva. Tipos de audiometria Existem dois tipos de audiometria a tonal e vocal. A tonal visa o tipo de perda auditiva, a vocal detecta a capacidade de decifrar a fala humana.
Dr. Waldyr Cavalcanti Junior
Dr. Waldyr Cavalcanti Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Recife

O exame de audiometria visa avaliar a função auditiva do paciente (inclusive crianças em idade pré-escolar) através da obtenção de limiares auditivos, estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo percebe e avaliando o tipo e grau da perda auditiva.
Dra. Priscila Ferraz de Mello Murara
Dra. Priscila Ferraz de Mello Murara Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Balneário Camboriú

Audiometria é um exame indolor que avaliará a sua capacidade auditiva. Você ficará sentado dentro de uma cabina tratada acusticamente com o objetivo de permanecer em um ambiente bastante silencioso durante a execução do exame. O fonoaudiólogo colocará um fone em cada um dos seus ouvidos e você deverá levantar a mão ou apertar um botão todas as vezes que ouvir um som (apito) mesmo que seja bem baixinho. Você escutará o som em uma orelha por vez. Outra etapa do exame consiste em avaliar o entendimento das palavras. O fonoaudiólogo falará uma lista de palavras e você terá que repeti-las da forma que entender.
Dr. Nelson Almeida D'Avila Melo
Dr. Nelson Almeida D'Avila Melo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Aracaju

A audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso. O exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado, pois, esse profissional consegue diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva pode ter afetado o paciente. A audiometria é um exame preventivo e bastante recomendado para diagnósticos. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre.

Fonoaudióloga

É um exame auditivo realizado por meio do audiômetro, que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. Geralmente esse exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que ele está “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.). Este exame fornece o grau da perda auditiva e tipos de perdas auditiva pode se dever a perdas provenientes do ouvido externo, ouvido médio ou ouvido interno, bem como do nervo e das vias auditivas sensoriais ou serem perdas mistas. Ele é simples e indolor e deve ser feito por um fonoaudiólogo ou por um otorrinolaringologista.
Dra. Lívia Meireles Soares
Dra. Lívia Meireles Soares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudióloga

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Audiometria?

Nossos especialistas responderam 50 perguntas sobre Audiometria.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Prezado (a) internauta, Sugiro que procure um otorrinolaringologia. Precisa de um bom exame clínico e da realização dos exames de audição adequados para seu caso. Sua audição será quantificada e o disgnóstico corretamente feito. Podemos achar que se trata de um alteração pelo ruído, mas sobre ela ter também outras razões que precisam ser devidamente conhecidas. Existe dezenas de opções de amplificação, sejam elas através de aparelho ou até de cirurgias para casos específicos. Boa sorte.

  • 103
  • 193
  • 192
Dr. Ítalo Roberto Torres de Medeiros Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

São Paulo

É considerado perda auditiva a média das frequências de 500 Hz, 1000 Hz e 2000 Hz. Você tem uma diminuição da acuidade auditiva nas frequências agudas e isso é bem característico em músicos ou quem faz uso de fones de ouvido em forte intensidade (volume alto).

  • Obrigado 18
  • 1 especialista está de acordo
  • 5
  • 3
  • 22
Dra. Maria Aparecida Chaves e Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudióloga

Belo Horizonte

Prezado internauta não basta ter perda bilateral para vaga de PCD, é preciso que um dos ouvidos tenha perda profunda. Um rebaixamento em 1 frequência não se qualifica como perda auditiva para PCD.

  • 127
  • 63
  • 100
Dra. Solange Moura de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Joinville

Marcar consulta

Olá ! Essas frequências que apresentaram uma perda auditiva não constam como eliminatórias no edital, quanto a isso fique tranquilo.

  • 17
  • 10
  • 9
Dr. Guilherme Dias Rocha Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 50 perguntas sobre Audiometria