Avaliação Antropométrica - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Avaliação Antropométrica

Os especialistas falam sobre a Avaliação Antropométrica

Método padrão de avaliação corporal feita com um aparelho chamado adipômetro e com complemento da utilização da fita métrica. Dá maior embasamento para a montagem do planejamento alimentar, pois informa a composição corporal de gordura e massa magra.
Dra. Bianca Santos Giacomini

Nutricionista

|

São Paulo

A Antropometria ou avaliação antropométrica é um exame que consiste no estudo da composição corporal do indivíduo. É realizada através de medidas físicas como peso, estatura, circunferências, dobras cutâneas entre outras e fornece informações como percentual de gordura corporal e de seguimentos e de massa muscular, IMC, RCQ e Somatotipo (Biotipo). O resultado da avaliação auxilia o nutricionista no planejamento dietético personalizado e específico de acordo com objetivos do paciente e sua realidade corporal. Em academias de ginástica auxilia para montagem de exercícios e treinos físicos, fornecendo dados comparativos entre o antes e o depois da intervenção dietética e de treinamento físico.
Dra. Daniele Schmidt

Nutricionista

|

Rio de Janeiro

Trata-se de um método indireto de avaliação da composição corporal, com aferições das dobras cutâneas e circunferências corporais, os quais, através de protocolos oficiais, estimam o percentual de gordura e valores absolutos de massa muscular. O IMC - índice de massa corporal também é definido (através da aferição do peso e estatura), sendo complementar para o diagnóstico. Estes dados possibilitam estabelecer o diagnóstico nutricional, metas e monitoramento da evolução do paciente de acordo com seus objetivos. Alguns casos não há indicação ou viabilidade para fazer esta avaliação, isso é identificado somente em consulta e não impede o seguimento nutricional.
Alessandra Imaizumi Grisante

Nutricionista

|

São Paulo

A avaliação antropométrica consiste na realização de medições do paciente para investigar a composição corporal do mesmo. Nesta avaliação é aferido o peso, a altura, circunferências e pregas cutâneas.
Dra. Sofia Rinaldi
Dra. Sofia Rinaldi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Campinas

São medidas que mensuramos em consultas, como peso, altura, circunferências e dobras cutâneas. As dobras cutâneas fazemos a partir de um adipômetro (aparelho), e após alguns cálculos, conseguimos mensurar a quantidade de gordura corporal. Para qualquer tipo de acompanhamento nutricional, devemos fazer a antropometria, assim mensuramos a eficácia do plano alimentar, e a participação do paciente em aderir.
Leticia Callado
Leticia Callado Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Avaliação Antropométrica?

Nossos especialistas responderam 2 perguntas sobre Avaliação Antropométrica.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O Atestado para prática de atividades físicas solicitado pelas academias pode ser obtido com clínicos gerais, entretanto o parecer de um cardiologista é uma opção mais segura, visto que serão feitos exames específicos como teste de esforço físico. A Avaliação antropométrica pode ser feita por nutricionistas e educadores físicos. Espero ter ajudado.

  • 6
  • 7
  • 5
Paulo Rua Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Brasília

Marcar consulta

A avaliação antropométrica avalia as medidas do corpo. Uma avaliação completa inclui a verificação de peso, altura, quantidade estimada de gordura corporal e de massa magra (através da medida das dobras cutâneas e circunferências corporais ou do exame de bioimpedância). Esta avaliação é importante porque permite acompanhar o "antes" e o "depois" do indivíduo, ou seja, permite comparar como estava sua composição corporal no início do tratamento e após suas mudanças na alimentação. Permite avaliar os resultados da reeducação alimentar.

  • 63
  • 70
  • 112
Dra. Carolina Oliboni

Nutricionista

São Paulo

Ver as 2 perguntas sobre Avaliação Antropométrica