Fiz implante de marcapasso a 3 anos. Agora o marcapasso fica dando uns...

Seu marca-passo está estimulando outros músculos além do coração, complicação chamada de "estimulação muscular".

Geralmente, essa estimulação indevida acontece quando o marca-passo está programado para emitir mais energia do que deveria. A eletricidade excedente acaba "transbordando" para outros tecidos; e, se for para um tecido muscular, o músculo se contrai. Tratar é simples: reprograme o marca-passo. Além de eliminar o desconforto, seu aparelho deixará de desperdiçar energia e durará mais tempo.

Mas há outro fator que pode causar a estimulação muscular: um escape de energia por falha no isolamento elétrico do sistema implantado. Pode ser uma ligação frouxa entre o marca-passo e os cabos-eletrodos; ou uma ruptura do revestimento isolante de um cabo-eletrodo. Falhas como essas, infelizmente, são corrigidas somente por cirurgia. Conexões frouxas devem ser apertadas. Já eletrodos danificados devem ser substituídos por novos.

Vá ao médico especializado em marca-passo o antes possível.

Algumas situações podem ocorrer para que a estimulação de loja de fonte geradora possa estar acontecendo.
O mais comum é o padrão de estimulação unipolar. Contudo são problemas que durante a interrogação do marcapasso e o seu acompanhamento podem ser diagnosticado e muitas vezes tratados. Sugiro retornar no seu estimulista para avaliação e diagnóstico.

Prezada (o), provavelmente se trata de uma falha de comando do marcapasso e/ou do CDI previamente implantados.
Procure um cardiologista com especialização em Eletrfisiologia e estimulação artificial. Ele terá facilidade em detectar de forma não -invasiva o que está causando os sintomas e o caminho para corrigir, ou ajustar os parâmetros do aparelho, se for necessário.

O que está ocorrendo denomina-se estimulação de loja do marcapasso. Acontece quando há liberação de energia eletrica na loja, gerando contração da musculatura peitoral adjacente, e às vezes do ombro e braço inclusive. Não se trata de uma urgência médica ou falha de funcionamento do marcapasso. A programaçao do dispositivo deve ser revista sim pelo estimulista ou arritmologista, assim que possivel, e o problema será resolvido com algumas alterações nessa programação.

Estou de acordo com Dr.Roberto Costa

Ver as 9 perguntas sobre Avaliação de marcapasso

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Avaliação de marcapasso?

Nossos especialistas responderam 9 perguntas sobre Avaliação de marcapasso.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.