Avaliação Neuropsicológica - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Avaliação Neuropsicológica

Os especialistas falam sobre a Avaliação Neuropsicológica

ANP ou Teste Neuropsicológico trata-se de um processo avaliativo no qual busca-se compreender o funcionamento cognitivo do paciente, englobando tanto as disfunções quanto as potencialidades. Inicialmente realiza-se uma entrevista minuciosa para coleta do máximo de informações possível. Posteriormente da-se a etapa de testagem através da aplicação de instrumentos formais e informais com o intuito de analisar e compreender o desempenho de cada individuo, para que, enfim, seja confeccionado um laudo neuropsicológico descrevendo os resultados quantitativos e qualitativos, sempre levando em consideração o "ser" em sua integralidade e individualidade.
Andreia Oliveira do Carmo
Andreia Oliveira do Carmo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Goiânia

É uma ferramenta utilizada por neuropsicólogos para avaliar funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais. Para tanto, utiliza-se de entrevistas e instrumentos que mostram o nível atual de funcionamento do paciente e o nível esperado. Com isso pode-se obter informações para montar um plano de reabilitação, caso necessário.
Marcela Zilio Jannke
Marcela Zilio Jannke Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Pelotas

A avaliação neuropsicológica infantil compreende um processo de investigação sobre o perfil de funcionamento cognitivo da criança e do adolescente, dos três aos dezessete anos de idade. Para adultos, a avaliação neuropsicológica pode surgir devido à alterações neurológicas ou psiquiátricas, como acidente vascular cerebral, crises epiléticas, alterações hormonais, entre outros. Buscamos identificar se há realmente um comprometimento, e entender se está perda cognitiva está relacionada ao envelhecimento natural ou está alguma alteração emocional/ comprometimento degenerativo.
Ligia Menezes

Psicóloga

|

Santo André

A avaliação neuropsicológica permite avaliar o desempenho do funcionamento cerebral e funções cognitivas, por meio de uma entrevista e da aplicação de uma bateria de testes neuropsicológicos. Ela tem como objetivo a identificação de quais funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas, assim como a análise da gravidade das alterações encontradas. Esta avaliação é recomendada para crianças em casos de dificuldades na aprendizagem, alterações comportamentais, prejuízo na atenção, concentração, compreensão verbal, memória, dificuldade para ler, processar informações, entre outros. Duração: esta avaliação é realizada entre 5 e 7 sessões. Idade: indivíduos entre 5 e 18 anos.
Luiza Wanick Di Giorgio Silva
Luiza Wanick Di Giorgio Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Rio de Janeiro

A avaliação neuropsicológica busca identificar o perfil cognitivo de pacientes com ou sem dano cerebral. Consiste em um exame exploratório do estado mental, ou seja, dos processos cognitivos e emocionais que tem como objetivo investigar estruturas cerebrais e suas possíveis disfunções sobre o comportamento e as emoções. A partir da avaliação neuropsicológica é possível traçar o perfil cognitivo do paciente e compará-lo com o esperado de acordo com sua idade e escolaridade, ou com ele mesmo nos casos de reavaliação para acompanhamento evolutivo, de forma a averiguar os possíveis indicativos de disfunções, forças e fraquezas.
Rafael Vaz
Rafael Vaz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Belo Horizonte

Ver mais

Tem perguntas sobre Avaliação Neuropsicológica?

Nossos especialistas responderam 28 perguntas sobre Avaliação Neuropsicológica.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

É possível fazer avaliação neuropsicológica para crianças com esta idade com base em técnicas e instrumentos fundamentados em observação e anamnese familiar. Lembro sempre que o trabalho multidisciplinar agrega muito nesses casos, como neurologista, fonoaudiologo e psicopedagogo.

  • 148
  • 148
  • 110
Matheus de M. M. Schreiner Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

Florianópolis

Marcar consulta

Olá, Salmira! A Avaliação Neuropsicológica o ajudará a esclarecer os motivos pelos quais seu filho apresenta desempenho acadêmico abaixo do esperado. Porém, para além do diagnóstico, que é de suma importância, a avaliação propõe caminhos de tratamento. A devolutiva constitui uma parte importante do processo de avaliação e, uma documentação por escrito para a família sobre os resultados e uma conclusão são necessárias. Vale a pena você buscar esta avaliação e exigir um documento por escrito sobre o que foi realizado e os resultados.

  • 7
  • 16
  • 13
Mariana Abuhamad

Psicóloga

Curitiba

A Avaliação Neuropsicológica tem foco na ánalise das funções cognitivas da pessoa, tais como: atenção, memória, linguagem, inteligencia, raciocíno, habilidades motoras, visuoespaciais e funções executivas com o objetivo de identificar se há comprometimento em algumas das áreas e auxiliar no processo de reabilitação neuropsicológica. Com a avaliação é possível realizar diagnósticos de Transtorno de Aprendizagem, Transtornos de Memória, Demencias, Altas Habilidades (superdotação) entre outros. Já a avaliação psicológica tem o propósito de avaliar características da personalidade, interesses e inteligencia.

  • 7
  • 7
  • 7
Camila Lourenço Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Curitiba

Marcar consulta

A desrealização tem cura, mas para isso é preciso fazer uma avaliação clinica com o psiquiatra para que ele possa solicitar os exames para confirmar o diagnóstico e receitar medicamento, se necessário. Procure também um psicólogo pois a maioria dos casos de desrealização está associado transtornos de estresse, pânico, ansiedade ou depressão. A terapia vai te ajudar a entender melhor seus sintomas e aprender, desenvolver habilidades para superar esse transtorno.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 12
  • 16
  • 10
Juliana Rezende Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Belo Horizonte

Marcar consulta

Ver as 28 perguntas sobre Avaliação Neuropsicológica