Avaliação Psicológica - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Avaliação Psicológica

Os especialistas falam sobre a Avaliação Psicológica

A avaliação psicológica é um conjunto de técnicas e entrevistas, indispensável para a construção de um diagnóstico, pois vai identificar exatamente o que está acontecendo com o paciente, suas defesas e seus recursos para superar o problema. É a partir da avaliação que será possível definir qual o melhor tratamento para aquele diagnostico. Desta forma, o psicólogo poderá trabalhar com maior segurança e eficácia, oferecendo ao paciente todos os esclarecimentos necessários sobre o que está acontecendo com ele naquele momento.
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira
Dra. Jaqueline Figueiredo Ferreira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Porto Alegre

A avaliação psicológica é uma metodologia que avalia através dos instrumentos validados cientificamente, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo. Pode ser usada ferramentas, como: entrevistas, testes, dinâmicas entre outras. O psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. Este profissional fornece ao demandante um conjunto de informações, que se baseiam na interpretação, seleção , transmissão e devolução de informações. A avaliação psicológica tem diversos objetivos: para fins terapêuticos, seleções de pessoas, reconhecimento de perfil, entre outros.
Emmanuela Loiola
Emmanuela Loiola Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Aracaju

A avaliação psicológica visa à compreensão objetiva de determinado fenômeno psicológico utilizando técnicas como entrevistas, observação e testes psicológicos com o intuito de subsidiar intervenções. Após a avaliação psicológica é elaborado um relatório descrevendo os resultados encontrados. No caso de pacientes com problemas de saúde, a avaliação psicológica tem como objetivo identificar os aspectos que contribuem para determinada doença (obesidade, dor, estresse) e a forma como o paciente lida com a doença com a intensão de dar suporte para que a pessoas lide de forma mais efetiva com seu problemas de saúde.
Dr. Jamir Sardá Jr.

Psicólogo

|

Florianópolis

A avaliação psicológica quando realizada em atendimentos psicológicos, faz com que o tratamento proposto seja mais eficiente, minimizando casos de atendimentos prolongados desnecessariamente.
Maíra A. Andrade Madeira

Psicóloga

|

Nova Iguaçu

A avaliação psicológica é um processo que chamamos de "entrevista", ou seja, um processo investigativo para levantar pontos fundamentais que estão levando o paciente a encontrar-se desmotivado, deprimido, pouco produtivo, confuso, desmotivado, inquieto, amedrontado, entre outros ... é fundamental esse trabalho para decidir se de fato aquele paciente necessita de um psicólogo ou outro profissional.
Daniel Rodrigues da Silva
Daniel Rodrigues da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

|

Araraquara

Ver mais

Tem perguntas sobre Avaliação Psicológica?

Nossos especialistas responderam 68 perguntas sobre Avaliação Psicológica.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Olá, o tratamento psicológico não envolve uso de medicações, e sim a psicoterapia (terapia psicológica). Caso haja necessidade pode haver encaminhamento ao médico psiquiatra, que faz o tratamento com medicações. Os tratamentos psicológico e psiquiátrico na maioria das vezes são complementares, um auxilia o outro. Espero ter ajudado.

  • 32
  • 30
  • 54
Dra. Adriana Rabelo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

Goiânia

Marcar consulta

É interessante que você procure ajuda de um profissional de psicologia, para que ele lhe ajude a trabalhar essas questões que lhe angustiam e lhe trazem transtornos e prejuízos em sua vida, buscando melhorar sua auto-estima, sua auto-aceitação e auto-segurança, para que, assim você consiga seguir sua orientação sexual e enfrentar as contrariedades da melhor forma possível.

  • 3
  • 14
  • 13
Geane Cleide Viana Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Manaus

Marcar consulta

Prezada Paciente, A chamada "síndrome do pensamento acelerado" não é reconhecida pela Psiquiatria. Um determinado escritor - que não clinica - intitulou um estado de pensamento de curso acelerado, ansiedade, e outros sintomas que impactam a qualidade global de vida. O pensamento acelerado comumente está presente em transtornos de espectro de humor. Como sempre, incentivamos que o paciente adote medidas de relaxamento e prescrevemos estabilizadores de humor, ao invés de antidepressivos. Esses últimos podem agravar o quadro. Espero que tenha ajudado e recomendo que procure ajuda de um especialista. Abraços da Dra. Andrea Della Fávera.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 146
  • 126
  • 847
Dra. Andrea Della Favera Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psiquiatra

São Paulo

Marcar consulta

Ola! O fato de vc perceber que esta falando sozinha ja tira qualquer hipótese de que haja qualquer disturbo, pelo menos nesta área! Quando crianças alguns tem amigos imaginários, depois que crescemos nossos discursos passam a ser internos/mentais. Ou seja, a nossa capacidade de elaborar e resolver problemas esta muito associada com a forma que temos de nos relacionarmos com as nossas demandas pessoas. Eu não senti um sofrimento intenso quando vc comentou que vive uma vida solitária.... e ter um estilo de vida mais reservado só eh ruim quando causa uma estranheza ou um desejo de se relacionar e não consegue... Vc pode procurar uma psicologa para treinar suas habilidade sociais e fazer um melhor entendimento disso tudo.... <3

  • 15
  • 13
  • 3
Luciana Nunes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 68 perguntas sobre Avaliação Psicológica