Será que o trauma de criança e continua quando cresce e fica mais comp...

Todas as situações que geram um trauma, quer seja na infância, quer seja na idade adulta, vão deixar uma marca que pode interferir nas escolhas e nas relações. Se o trauma ocorreu na infância, os recursos da criança para enfrentamento e compreensão dos fatos são mais escassos, ou seja, a criança ainda não tem maturidade suficiente para lidar com algumas situações. Quando isso acontece e os sinais do trauma persistem na idade adulta, deve procurar um Psicólogo Psicanalista para resgatar os fatos que ocasionaram o trauma e a interpretação que a criança (agora adulto) fez dos mesmos. Se estamos falando de uma criança que sofreu um trauma, procure um psicologo infantil. Abraço, Cladismari

  • Obrigado10
  • 1 especialista está de acordo
  • Michael Reuben

Nem todas as experiências traumáticas da infância tem efeitos negativos durante o desenvolvimento da pessoa, mas alguns tem e merecem cuidado devido a possibilidade de prejudicar a qualidade da vida da pessoa por anos. Sendo assim, caso alguém sinta que está passando por esse tipo de sofrimento recomendo procurar a ajuda de um psicólogo e começar a sua psicoterapia. Ninguém precisa passar por isso sem ajuda.

Sim. Isso não quer dizer, porém, que não há tratamento. O quanto antes se trata, melhores os resultados. Hoje a terapia mais recomendada para o tratamento de trauma pela Organização Mundial de Saúde é a Terapia EMDR.

O trauma é um tipo de dano emocional que ocorre como resultado de algum acontecimento que provocou dor e sofrimento emocional ou físico. É um evento extremamente estressante que quebra a sensação de segurança. Quando o trauma ocorreu na infância e não foi resolvido, a sensação de medo e impotência se transfere para a vida adulta. O tratamento leva tempo e é necessário ajuda psicológica.

O importante nesse contexto da experiência do traumática é buscar psicoterapia. Sugiro terapia Emdr (Reprocessamento por dissenssibilizacao por movimento dos olhos) que possibilita reprocessar traumas com rapidez na psicoterapia.

Ver as 68 perguntas sobre Avaliação Psicológica

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Avaliação Psicológica?

Nossos especialistas responderam 68 perguntas sobre Avaliação Psicológica.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.