Balão intragástrico - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Balão intragástrico

Os especialistas falam sobre a Balão intragástrico

O Balão Intragástrico foi projetado para induzir a sensação de saciedade precoce, proporcionando uma redução na ingestão alimentar, facilitando o aprendizado de novas rotinas de alimentação. Consiste em um casulo de silicone, com sistema valvular, introduzido no estômago por meio de endoscopia. Foi projetado para permanecer na câmara gástrica por um período de até seis meses. É preenchido com solução salina e azul de metileno, com um volume de até 700 ml. Durante o período do tratamento é necessário acompanhamento multidisciplinar com o intuito de mudar hábitos alimentares e rotinas do paciente. Nutricionista, psicóloga e educador físico são fundamentais para o sucesso.
Dr. João Paulo Aguiar Ribeiro
Dr. João Paulo Aguiar Ribeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista

|

Fortaleza

Balão intragástrico é um método auxiliar na perda de peso, indicado para quem precisa perder muito peso e se preparar para uma cirurgia bariátrica ou outras cirurgias como plásticas, hérnias, cirurgias ortopédicas ou com fins estéticos somente. Hoje existem balões que duram 6 meses e 1 ano. O procedimento é realizado por endoscopia, com sedação e o paciente não sente nada durante o procedimento.A média de perda de peso do balão é em torno de 10 até 20% do peso total. É muito importante o acompanhamento com psicólogo, nutricionista e atividade física para uma readequação de dieta e controle permanente da perda de peso. Temos grande experiência com os vários tipos de balões.
Dr. Daniellson Dimbarre

Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista

|

Curitiba

Considerado um método não cirúrgico, é uma alternativa que utiliza a colocação de um BIG (Balão Intra Gástrico) dentro do estômago por meio endoscópico. Este balão de silicone é preenchido com cerca de 600 ml de um líquido azul denominado Azul de Metileno para que, em caso de vazamento ou rompimento do balão, este líquido na cor azul seja expelido pela urina e seja identificada a necessidade de sua retirada. O objetivo do BIG é aumentar a saciedade e diminuir a capacidade gástrica da pessoa. Possui durabilidade média de 6 meses e é indicado para pessoas com sobrepeso e obesidade grau I (IMC entre 25 a 35 kg/m2) e com superobesidade (IMC acima de 50 kg/m2), que estejam no pré-operatório.
Dr. Thales Delmondes Galvão
Dr. Thales Delmondes Galvão Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo

|

São Paulo

Trata-se de um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de obesidade em pacientes com IMC a partir de 27 que não desejam ou que não têm indicação para a cirurgia Bariátrica. A colocação e retirada são realizadas ambulatorialmente, através de endoscopia digestiva alta, sem cortes ou cirurgia, apresentando uma recuperação rápida e período pequeno de afastamento de suas atividades de trabalho. É realizado acompanhamento conjunto com equipe de Psicóloga e Nutricionista para auxílio nas etapas do tratamento e prevenção do reganho de peso. Para maiores esclarecimentos, marque uma consulta ou envie um e-mail aos meus cuidados.
Dr. José Eugênio Rios Ricci Jr.
Dr. José Eugênio Rios Ricci Jr. Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista, Gastroenterologista

|

Juiz de Fora

O que é? Uma alternativa ao tratamento cirúrgico e clínico da obesidade, é o método endoscópico da colocação de um balão intragástrico dentro do estômago. Por meio de endoscopia, coloca-se um balão de silicone com volume de cerca de 600 ml dentro do estômago. Em nenhum lugar do mundo é utilizado como método definitivo de tratamento da obesidade mórbida, já que sua utilização é temporária. Como funciona? Devido à presença do balão no estômago, é necessária menor quantidade de comida para que o indivíduo sinta saciedade.
Dr. Almino Cardoso Ramos
Dr. Almino Cardoso Ramos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Balão intragástrico?

Nossos especialistas responderam 11 perguntas sobre Balão intragástrico.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O médico que mais conhece os detalhes técnicos do balão intragástrico é o endoscopista. Porém você também pode colher informações com gastroenterologista, endocrinologista ou cirurgião do aparelho digestivo.

  • Obrigado 14
  • 1 especialista está de acordo
  • 34
  • 43
  • 150
Bruno Brandão Pavan Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista, Gastroenterologista

Vitória

Marcar consulta

O procedimento de colocação do balão intragástrico varia muito de valor de cidade para cidade, pois depende, inclusive, do tipo de balão colocado. O valor em média, é de R$12.000.

  • 52
  • 21
  • 135
Dr. Luiz Henrique Mazzonetto Mestieri

Endoscopista

Salto

Boa noite! O balão foi designado inicialmente para ser posto nos pacientes muito obesos com a intenção de eles perderem peso e terem condições de ser submetidos a cirurgia. Após algum tempo o balão começou a ser testado em pacientes que não queriam ou não podiam ser submetidos a cirurgia, como um tratamento alternativo da obesidade. Pela sua altura e peso, seu IMC está em torno de 36. O balão poderia ser indicado após uma avaliação mais detalhada e consulta médica. Porém o balão, diferente da cirurgia bariátrica, não é um tratamento definitivo. Quando você tirar o balão, se não mantiver acompanhamento, dieta, atividade física e práticas saudáveis de vida, você pode recuperar o peso. O balão pode trazer aquele estímulo que o paciente precisa pra começar a perda de peso, mas ele sozinho pode não resolver. Sugiro que marque uma consulta com um gastro para maiores esclarecimentos.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 28
  • 16
  • 23
Dr. Carlos Gantois Filho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Gastroenterologista

Recife

Marcar consulta

Olá. Calculamos o IMC (índice de massa corporal) dividindo o peso pela altura ao quadrado. 97/1.6/1.6 = 37,89. Com esse IMC você é obeso sim, com indicação de tratamento multidisciplinar. Procure um especialista em obesidade que ele irá ajudar. O mais importante é que você compreenda que não existe fórmula mágica, seja qual for o método, o resultado só será bom e duradouro se você suar a camisa e reeducar seus hábitos. Boa sorte!

  • 31
  • 11
  • 53
Dr. João Paulo Aguiar Ribeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista

Fortaleza

Marcar consulta

Ver as 11 perguntas sobre Balão intragástrico