Biofeedback - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Biofeedback

Informação sobre Biofeedback

É a psicoterapia não invasiva para o tratamento de transtornos mentais e doenças físicas relacionadas. Vários sensores são distribuídos em diferentes áreas do corpo humano para obter dados sobre as variáveis ??do seu corpo que podem ser afetados: frequência cardíaca, pressão arterial, o fluxo sanguíneo, as ondas cerebrais, etc... O fato de visualizar a própria atividade nervosa apresentada graficamente permite que o paciente seja mais consciente do seu auto controle e de trabalhar os níveis expostos. A técnica é compatível com outros tratamentos do tipo farmacológico ou homeopático.

Possui uma dúvida concreta sobre Biofeedback? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Biofeedback

Consiste em uma pessoa ser capaz de ter controle de várias funções do seu corpo, que antes eram involuntárias. O tratamento é medido com a ajuda de aparelhos que possuem sensores eletrônicos e são utilizados para medir os processos fisiológicos do corpo, como a frequência cardíaca, a temperatura corporal periférica, a tensão muscular, a pressão sanguínea, atividades cerebrais e reações fisiológicas e emocionais. As técnicas são totalmente livres do uso de remédios, levando-se em consideração que o próprio tratamento já é uma ferramenta poderosa que ajuda o paciente a se curar sozinho, por meio da capacidade de autorregulação do seu corpo.
Andréa Garcia Baran Modesto
Andréa Garcia Baran Modesto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Joinville

O biofeedback é uma técnica que tem como objetivo demonstrar ao paciente um evento fisiológico, ou seja, dá uma resposta do que está acontecendo naquele momento com determinada região do seu corpo. Na Fisioterapia Pélvica, o biofeedback é utilizado para demonstrar como está a contração da musculatura do seu assoalho pélvico. Dessa forma, podemos coordenar e melhorar a resposta dessa contração; favorecendo a micção, a evacuação, a função sexual, etc...
Dra. Caroline Tarazi Valeton
Dra. Caroline Tarazi Valeton Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

Curitiba

A Fisioterapia Pélvica dispõe de técnicas e recursos, que são escolhidos depois da avaliação, para tratamento ou prevenção de disfunções do assoalho pélvico. O Biofeedback é um recurso que consiste em um equipamento que é capaz de fornecer uma resposta visual e/ou sonora durante o exercício permitindo que o paciente perceba e tenha consciência do seu corpo e musculatura.
Rita Kátia Scupino
Rita Kátia Scupino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

Curitiba

O aparelho de biofeedback eletromiográfico permite ao paciente ver e ouvir, as suas funções musculares, através de uma tela de computador. A musculatura do assoalho pélvico, para muitas pessoas, é difícil de compreender e contrair, por ser um músculo interno e de pouco uso consciente. Este aparelho capta o movimento muscular e fica mais fácil para o paciente realizar os exercícios corretamente. Permite ao paciente compreender o que é estar com a musculatura pélvica contraída e relaxada. É uma excelente ferramenta usada pela fisioterapia pélvica nos tratamentos das disfunções pélvicas como: incontinência urinária, constipação intestinal, obstrução infravesical funcional dentre outras.
Carolina Barreto
Carolina Barreto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

Salvador

É uma técnica que tem como objetivo de auxiliar na facilitação proprioceptiva das contrações voluntárias do assoalho pélvico,isto é,é uma ferramenta que ensina o exercício corretamente,modificando uma resposta inadequada e proporcionando um treinamento cognitivo da musculatura perineal.Esse aprendizado é dado através da conscientização, conseguido através da visualização/audição da paciente, notando graficamente as diferentes intensidades de sua contração perineal ativa,podemos observar também a utilização inadequada da musculatura acessória.
Luciola Franco Duarte Graciose
Luciola Franco Duarte Graciose Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

Lauro de Freitas

Ver mais

Tem perguntas sobre Biofeedback?

Nossos especialistas responderam 4 perguntas sobre Biofeedback.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Ola bom dia. Esse diagnóstico é sempre bastante complexo, aconselho que antes de tudo tenha mais de uma opinião sobre o TDAH, com psiquiatra e neuropsicologos. Eles irão poder ajudar melhor, pois a avaliação individual é muito importante. Mas a colega acima já deixou tambem uma orientação. Espero ter ajudado. A disposição Sayonara Machado

  • 390
  • 349
  • 352
Dra. Sayonara Machado

Psicóloga

Rio de Janeiro

O biofeedback e a neurometria funcional são técnicas reconhecidas mundialmente, não invasivas, que por meio de sensores, tem como objetivo realizar as análises funcionais e o treinamentos do sistema nervoso autonômico (com sensores periféricos) e cognitivo (com sensores na cabeça), com o intuito de melhorar a saúde física, mental e potencializar a alta performance, com os resultados dos exames o paciente consegue visualizar como está a saúde e junto com o profissional buscar ferramentas para melhorá-la.

  • 5
  • 6
  • 18
Dra. Vanilde Costa Evaristo

Psicóloga

Jundiaí

Boa tarde. O Biofeedback utiliza-se de sondas finas que são introduzidas no anus do paciente. Sondas e não dedos. Não conheço nenhuma técnica que necessite inserir dedos em ânus do paciente. É de se estranha tal atitude em se tratando de biofeedback. Oriento à procurar seus direitos.

  • 259
  • 103
  • 246
Vinicius Azambuja Teixeira dos Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

O aparelho de Biofedback é muito usado para vários transtornos como ansiedade, obesidae e principalmente no tratamento do stress. O aparelho ajuda no relaxamento e auto controle corporal. Melhora radicalmente a concentração e atenção. Serve como ferramenta de tratamento na terapia cognitiva.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 51
  • 50
  • 65
Dra. Maria de Fátima Araujo Martins Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga, Sexóloga

Belo Horizonte

Marcar consulta

Ver as 4 perguntas sobre Biofeedback