Bioimpedância - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Bioimpedância

Informação sobre Bioimpedância

A bioimpedância é um método que calcula a composição corporal, ou seja, nos dá informações sobre a nossa gordura, músculo e água. É realizada através da corrente elétrica que faz uma varredura em todo o corpo atravessando as áreas carregadas de água enquanto repele as áreas com gordura, já que não são eletricamente condutivas. A carga elétrica é leve e registra essas diferenças para prognosticar distúrbios como a obesidade, hipertensão arterial, entre outras.

Possui uma dúvida concreta sobre Bioimpedância? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Bioimpedância

É uma maneira mais moderna, completa e fidedigna para avaliar muitos aspectos do seu corpo, o que vem a agregar ao meu direcionamento alimentar, a análise da sua condição de saúde e a mensuração dos seus resultados. O que a máquina avalia: Peso Água extracelular/intracelular (para verificar retenção de líquidos) Proteína corporal Minerais Massa de gordura corporal Massa muscular esquelética Massa livre de gordura IMC Massa magra e gordurosa de cada membro do corpo Percentual de gordura Relação cintura-quadril Peso ideal com base na gordura corporal Área de gordura visceral Taxa metabólica basal Histórico da composição corporal
Dra. Bianca Santos Giacomini

Nutricionista

|

São Paulo

Veja abaixo as informações detalhadas que pode-se obter através da realização do exame de bioimpedância: *Peso corpóreo; *IMC (Índice de massa corpórea); *Massa muscular esquelética; *Massa de gordura corporal; *Massa livre de gordura; *Percentual de gordura corpórea; *Água corporal total; *Taxa de metabolismo basal; *Relação de cintura-quadril; *Controle de gordura; *Controle de músculos; Esses parâmetros são acompanhados e monitorados durante o tratamento para perda de peso!!! Quanto menos gordura e maior massa muscular e água você tiver, melhor será seu prognóstico!
Dra. Mírian Bento de Oliveira Sobrinho
Dra. Mírian Bento de Oliveira Sobrinho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Goiânia

O exame de Bioimpedância foi considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade como um método apurado para avaliação da composição corporal. Com os dados dessa avaliação, é possível fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando se a pessoa está inchado ou se é excesso de peso realmente. Com base nesse exame, o cardápio é melhor elaborado e as metas são melhores atingidas.
Dra. Susan França Guimarães
Dra. Susan França Guimarães Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista, Psicóloga

|

São Paulo

A bioimpedancia é um método de avaliação da composição corporal. O exame que oferecemos aqui é feito no InBody 770, o equipamento mais avançado que existe e tem precisão comprovada que se aproxima 98,4% ao exame de DEXA, um método de avaliação corporal Padrão Ouro. Com o exame é possível saber com muita precisão a quantidade de massa muscular, gordura subcutânea e visceral (entre os órgãos), água e conteúdo mineral do corpo todo e por segmentos (pernas, braços e tronco).
Dr. Gabriel Bueno de Oliveira
Dr. Gabriel Bueno de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Brasilia

É um exame que mede através de uma leve corrente elétrica que passa pelo corpo a quantidade de água, gordura e massa magra.
Dra. Vanessa Marquezin
Dra. Vanessa Marquezin Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Bioimpedância?

Nossos especialistas responderam 6 perguntas sobre Bioimpedância.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O teste de bioimpedância é importante para observar os resultados nos programas de perda de peso e a atividade física no organismo do indivíduo, medindo percentual de gordura e massa muscular. Esse resultado é melhor observado com um intervalo pelo menos de 2 semanas, eu indico 4 semanas. Se o método utilizado é somente a medida do peso corporal também indico esse tempo, lembrando que é importante pesar sempre no mesmo horário com uma balança confiável, de preferência a mesma e com a mesma roupa ou sem ela. Dê preferência pela manhã.

  • 2
  • 2
  • 5
Dra. Alessandra Luiza Bertolino

Nutricionista

Belo Horizonte

Olá! Sim, ao preencher os diversos dados um deles é sobre o gênero do paciente (feminino e masculino) , desta forma os valores de referência e as recomendações são diferentes no resultado do teste. Vale ressaltar que o equipamento também diferencia os valores quando avaliamos, por exemplo, crianças.

  • 10
  • 10
  • 5
Dra. Cristiane Moraes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Rio de Janeiro

Olá, Não , a bioimpedância é um exame bastante completo e exato. Porém não é normal ficar com o intestino preso por vários dias, avalie alguns pontos que pode estar interferindo como: ingestão de água, exercício físico e consumo de fibras.

  • 18
  • 6
  • 6
Dra. Mayara Gorino Manso Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Campinas

Marcar consulta

Olá, as principais recomendações são: - não fazer sauna ou exercício físico nas 12 horas anteriores ao exame - não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores ao exame - evitar o consumo excessivo de café - não é recomendado realizar o exame durante o período pré menstrual - manter 3 horas de jejum antes do exame - urinar imediatamente antes de fazer a avaliação - é recomendado tirar todas as joias, relógio e roupas pesadas - use roupas leves para que não acrescentem peso significativo ao seu corpo O exame não é recomendado para gestantes, portadores de marcapasso ou outros equipamentos eletrônicos. Atenciosamente, Dr. Rodrigo Bomeny - Endocrinologista

  • 115
  • 64
  • 134
Rodrigo Bomeny

Endocrinologista

São Paulo

Ver as 6 perguntas sobre Bioimpedância