Bioimpedância - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Bioimpedância

Informação sobre Bioimpedância

A bioimpedância é um método que calcula a composição corporal, ou seja, nos dá informações sobre a nossa gordura, músculo e água. É realizada através da corrente elétrica que faz uma varredura em todo o corpo atravessando as áreas carregadas de água enquanto repele as áreas com gordura, já que não são eletricamente condutivas. A carga elétrica é leve e registra essas diferenças para prognosticar distúrbios como a obesidade, hipertensão arterial, entre outras.

Possui uma dúvida concreta sobre Bioimpedância? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Bioimpedância

O exame de bioimpedanciometria é um exame que propicia a avaliação indireta da composição corporal, fornecendo dados de Massa Magra, Gordura Corporal, Água Corporal Total e Taxa Metabólica Basal, idade metabólica e gordura visceral. Ele auxilia na avaliação da situação de saúde do paciente e na melhora do seu perfil estético, mostrando quanto pode ser melhorado em massa muscular e gordura corporal. A sua realização é simples, rápida e indolor. O resultado é entregue na hora. Contudo, este exame é contra-indicado para gestantes, mulheres no período menstrual, pessoas com marca-passo e pinos metálicos.
Evelyn Freitas
Evelyn Freitas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Fortaleza

É uma maneira mais moderna, completa e fidedigna para avaliar muitos aspectos do seu corpo, o que vem a agregar ao meu direcionamento alimentar, a análise da sua condição de saúde e a mensuração dos seus resultados. O que a máquina avalia: Peso Água extracelular/intracelular (para verificar retenção de líquidos) Proteína corporal Minerais Massa de gordura corporal Massa muscular esquelética Massa livre de gordura IMC Massa magra e gordurosa de cada membro do corpo Percentual de gordura Relação cintura-quadril Peso ideal com base na gordura corporal Área de gordura visceral Taxa metabólica basal Histórico da composição corporal
Dra. Bianca Santos Giacomini

Nutricionista

|

São Paulo

Veja abaixo as informações detalhadas que pode-se obter através da realização do exame de bioimpedância: *Peso corpóreo; *IMC (Índice de massa corpórea); *Massa muscular esquelética; *Massa de gordura corporal; *Massa livre de gordura; *Percentual de gordura corpórea; *Água corporal total; *Taxa de metabolismo basal; *Relação de cintura-quadril; *Controle de gordura; *Controle de músculos; Esses parâmetros são acompanhados e monitorados durante o tratamento para perda de peso!!! Quanto menos gordura e maior massa muscular e água você tiver, melhor será seu prognóstico.
Dra. Mírian Bento de Oliveira Sobrinho
Dra. Mírian Bento de Oliveira Sobrinho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Goiânia

O exame de Bioimpedância foi considerado pelo Consenso Latino Americano de Obesidade como um método apurado para avaliação da composição corporal. Com os dados dessa avaliação, é possível fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando se a pessoa está inchado ou se é excesso de peso realmente. Com base nesse exame, o cardápio é melhor elaborado e as metas são melhores atingidas.
Dra. Susan França Guimarães
Dra. Susan França Guimarães Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

São Paulo

É um exame que mede através de uma leve corrente elétrica que passa pelo corpo a quantidade de água, gordura e massa magra.
Dra. Vanessa Marquezin

Nutricionista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Bioimpedância?

Nossos especialistas responderam 15 perguntas sobre Bioimpedância.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O teste de bioimpedância é importante para observar os resultados nos programas de perda de peso e a atividade física no organismo do indivíduo, medindo percentual de gordura e massa muscular. Esse resultado é melhor observado com um intervalo pelo menos de 2 semanas, eu indico 4 semanas. Se o método utilizado é somente a medida do peso corporal também indico esse tempo, lembrando que é importante pesar sempre no mesmo horário com uma balança confiável, de preferência a mesma e com a mesma roupa ou sem ela. Dê preferência pela manhã.

  • 2
  • 3
  • 7
Dra. Alessandra Luiza Bertolino

Nutricionista

Belo Horizonte

Recomenda-se evitar a ingestão de álcool 24h antes da realização do exame da Bioimpedância, para não influenciar nas medidas do exame.

  • 40
  • 14
  • 22
Dr. Breno Figueiredo Bessa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Nutrólogo

Belo Horizonte

Marcar consulta

Olá boa tarde , As três especialidades citadas podem avaliar o resultado da bioimpedância . Normalmente esse exame é feito durante a consulta médica e o próprio profissional pode analisar os resultados durante a consulta . O ideal é tomar alguns cuidados antes de fazer como jejum de 4 horas , evitar bebidas alcoólicas e atividades físicas no dia anterior . Att Dra. Samara L..Farias

  • 32
  • 15
  • 16
Dra. Samara Farias Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

De maneira bem simples, a bioimpedânciometria mede resistência que a corrente elétrica sofre ao percorrer diferentes tecidos. Elementos externos que alterem a passagem da corrente elétrica, alteram o exame. Substâncias que alterem o metabolismo, ou a distribuição da água ente os compartimentos celulares, que causem desidratação, vasoconstrição, acúmulo de água em órgão (estômago) etc, vão interferir no resultado do exame. Siga as instruções do profissional de saúde, para que os resultados sejam confiáveis.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 34
  • 18
  • 35
Dr. Ivan Gagliardi Castilho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

Brasília

Marcar consulta

Ver as 15 perguntas sobre Bioimpedância