Bioimpedância - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Bioimpedância

Informação sobre Bioimpedância

A bioimpedância é um método que calcula a composição corporal, ou seja, nos dá informações sobre a nossa gordura, músculo e água. É realizada através da corrente elétrica que faz uma varredura em todo o corpo atravessando as áreas carregadas de água enquanto repele as áreas com gordura, já que não são eletricamente condutivas. A carga elétrica é leve e registra essas diferenças para prognosticar distúrbios como a obesidade, hipertensão arterial, entre outras.

Possui uma dúvida concreta sobre Bioimpedância? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Bioimpedância

O exame de bioimpedanciometria é um exame que propicia a avaliação indireta da composição corporal, fornecendo dados de Massa Magra, Gordura Corporal, Água Corporal Total e Taxa Metabólica Basal, idade metabólica e gordura visceral. Ele auxilia na avaliação da situação de saúde do paciente e na melhora do seu perfil estético, mostrando quanto pode ser melhorado em massa muscular e gordura corporal. A sua realização é simples, rápida e indolor. O resultado é entregue na hora. Contudo, este exame é contra-indicado para gestantes, mulheres no período menstrual, pessoas com marca-passo e pinos metálicos.
Evelyn Freitas
Evelyn Freitas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Fortaleza

É uma maneira mais moderna, completa e fidedigna para avaliar muitos aspectos do seu corpo, o que vem a agregar ao meu direcionamento alimentar, a análise da sua condição de saúde e a mensuração dos seus resultados. O que a máquina avalia: Peso Água extracelular/intracelular (para verificar retenção de líquidos) Proteína corporal Minerais Massa de gordura corporal Massa muscular esquelética Massa livre de gordura IMC Massa magra e gordurosa de cada membro do corpo Percentual de gordura Relação cintura-quadril Peso ideal com base na gordura corporal Área de gordura visceral Taxa metabólica basal Histórico da composição corporal
Dra. Bianca Santos Giacomini

Nutricionista

|

São Paulo

Veja abaixo as informações detalhadas que pode-se obter através da realização do exame de bioimpedância: *Peso corpóreo; *IMC (Índice de massa corpórea); *Massa muscular esquelética; *Massa de gordura corporal; *Massa livre de gordura; *Percentual de gordura corpórea; *Água corporal total; *Taxa de metabolismo basal; *Relação de cintura-quadril; *Controle de gordura; *Controle de músculos; Esses parâmetros são acompanhados e monitorados durante o tratamento para perda de peso!!! Quanto menos gordura e maior massa muscular e água você tiver, melhor será seu prognóstico.
Dra. Mírian Bento de Oliveira Sobrinho
Dra. Mírian Bento de Oliveira Sobrinho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Goiânia

É um exame que mede através de uma leve corrente elétrica que passa pelo corpo a quantidade de água, gordura e massa magra.
Dra. Vanessa Marquezin
Dra. Vanessa Marquezin Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

São Paulo

O Exame de Bioimpedância é um método indolor, rápido, preciso, científico, seguro e não invasivo para a avaliação da composição corporal. O equipamento usa método científico tetrapolar com 04 (quatro) eletrodos colocados nas extremidades do lado direito do corpo. Parâmetros analisados: – % de gordura corporal, – % de gordura alvo, – Índice de Massa Corporal (IMC), – Taxa metabólica basal, – Peso alvo, – Peso de massa magra, – % de água corpórea, – Energia consumida diariamente.
Dra. Isabel Krempel
Dra. Isabel Krempel Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Bioimpedância?

Nossos especialistas responderam 9 perguntas sobre Bioimpedância.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O teste de bioimpedância é importante para observar os resultados nos programas de perda de peso e a atividade física no organismo do indivíduo, medindo percentual de gordura e massa muscular. Esse resultado é melhor observado com um intervalo pelo menos de 2 semanas, eu indico 4 semanas. Se o método utilizado é somente a medida do peso corporal também indico esse tempo, lembrando que é importante pesar sempre no mesmo horário com uma balança confiável, de preferência a mesma e com a mesma roupa ou sem ela. Dê preferência pela manhã.

  • 2
  • 2
  • 5
Dra. Alessandra Luiza Bertolino

Nutricionista

Belo Horizonte

O teste de bioimpedância é feito para saber a quantidade de gordura, água e massa muscular do corpo, ou seja a composição do seu corpo. Não é nada além de sabermos esses dados, logo, não influencia em emagrecimento (perda de gordura) por que o teste nada faz no corpo. Pode ser realizado por qualquer pessoa, acima ou abaixo do peso.

  • 2
  • 3
  • 0
Dra. Fernanda Innecco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Recomenda-se evitar a ingestão de álcool 24h antes da realização do exame da Bioimpedância, para não influenciar nas medidas do exame.

  • 8
  • 4
  • 2
Dr. Breno Figueiredo Bessa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Nutrólogo

Belo Horizonte

Marcar consulta

O exame de bioimpedância deve ser realizado com um preparo prévio recomendado. Se vc respeitou o preparo e não consumiu bebidas alcoolicas nos dias que antecederam o exame pode ter tb ocorrido um erro com o equipamento ou algo parecido. Eu repetiria o exame novamente com a realização do preparo.

  • 14
  • 6
  • 59
Dra. Valéria Hala Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

São Bernardo do Campo

Marcar consulta

Ver as 9 perguntas sobre Bioimpedância