Bioimpedância - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Bioimpedância

Informação sobre Bioimpedância

A bioimpedância é um método que calcula a composição corporal, ou seja, nos dá informações sobre a nossa gordura, músculo e água. É realizada através da corrente elétrica que faz uma varredura em todo o corpo atravessando as áreas carregadas de água enquanto repele as áreas com gordura, já que não são eletricamente condutivas. A carga elétrica é leve e registra essas diferenças para prognosticar distúrbios como a obesidade, hipertensão arterial, entre outras.

Possui uma dúvida concreta sobre Bioimpedância? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Bioimpedância

A bioimpedancia é um exame que realizamos aqui, para calcular a massa magra, a gordura corporal, a porcentagem de musculo, a ingesta caloria diaria, a idade corporal, e o metabolismo basal, com esses exames e se necessarios alguns de nutrientes pelo sangue podemos fazer um programa de tratamento. Não confundir nutrologia (médico) que avalia deficits ou excessos nutrologicos de NUtricionista (não mèdico) que elabora cardapios e dietas. Na maioria das vezes trabalhamos como equipe. Um nutrologo ,não necessariamente passa cardapio.
Dra. Zeisa Teixeira Hohl
Dra. Zeisa Teixeira Hohl Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Dermatologista, Nutrólogo

|

Goiânia

▶️ A bioimpedância (BIA) é um método de avaliação da composição corporal que se baseia na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade através do corpo. ▶️ O exame consegue avaliar os valores de gordura corporal (em peso e em percentual), massa magra corporal, água corporal total, metabolismo energético basal, além das recomendações ideais de gordura e músculo de cada paciente. ▶️ O modelo que trabalho consegue fazer a avaliação de maneira segmentar (4 membros e tronco separadamente). ▶️ A bioimpedância é um método prático, rápido e com boa reprodutibilidade.
Dra. Michelle Dantas Diógenes Freitas
Dra. Michelle Dantas Diógenes Freitas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

|

Fortaleza

De maneira rápida e com um aparelho da mais alta precisão disponível no país, o exame de bioimpedancia da InBody oferece dados detalhados sobre sua composição corporal e taxa de metabolismo que são primordiais como ferramenta para um tratamento acertivo na obesidade e ganho de massa muscular.Marque sua consulta e saiba mais sobre os preparativos para realizar o exame.
Dra. Ana Carolina Nader Vasconcelos Messias
Dra. Ana Carolina Nader Vasconcelos Messias Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Endocrinologista pediátrica

|

Niterói

A bioimpedanciometria é uma ferramenta para avaliar a porcentagem de gordura e massa muscular do indivíduo. É um exame simples, apenas subindo na balança adequada, já temos os dados necessários para avaliar a composição corporal. Com esse exame, posso ter informações mais corretas sobre o peso a ser perdido, ou quanto de massa muscular deve ser melhorada, com melhores resultados finais.
Dra. Patricia Baines Gracitelli

Endocrinologista

|

São Paulo

A bioimpedancia é um método de avaliação da composição corporal. O exame que oferecemos aqui é feito no InBody 770, o equipamento mais avançado que existe e tem precisão comprovada que se aproxima 98,4% ao exame de DEXA, um método de avaliação corporal Padrão Ouro. Com o exame é possível saber com muita precisão a quantidade de massa muscular, gordura subcutânea e visceral (entre os órgãos), água e conteúdo mineral do corpo todo e por segmentos (pernas, braços e tronco).
Dr. Gabriel Bueno de Oliveira
Dr. Gabriel Bueno de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Brasília

Ver mais

Tem perguntas sobre Bioimpedância?

Nossos especialistas responderam 15 perguntas sobre Bioimpedância.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O teste de bioimpedância é importante para observar os resultados nos programas de perda de peso e a atividade física no organismo do indivíduo, medindo percentual de gordura e massa muscular. Esse resultado é melhor observado com um intervalo pelo menos de 2 semanas, eu indico 4 semanas. Se o método utilizado é somente a medida do peso corporal também indico esse tempo, lembrando que é importante pesar sempre no mesmo horário com uma balança confiável, de preferência a mesma e com a mesma roupa ou sem ela. Dê preferência pela manhã.

  • 2
  • 3
  • 7
Dra. Alessandra Luiza Bertolino

Nutricionista

Belo Horizonte

Recomenda-se evitar a ingestão de álcool 24h antes da realização do exame da Bioimpedância, para não influenciar nas medidas do exame.

  • 57
  • 18
  • 39
Dr. Breno Figueiredo Bessa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista, Nutrólogo

Belo Horizonte

Marcar consulta

A Bioimpedância é um exame de relevância na avaliação do percentual de gordura, massa magra e líquidos no organismo. Tanto o médico nutrólogo, endocrinologista e nutricionista, estão habilitados na avaliação do resultado da Bioimpedância. Esse exame veio contribuir na investigação de pessoas com alteração de massa corporal, possibilitando o cálculo do grau de obesidade e do peso ideal baseado na composição corporal. Através da Bioimpedância é possível saber se o tratamento clínico prescrito está sendo efetivo, seja para redução da massa gordurosa e líquidos ou para aumento da massa magra. É uma ferramenta efetiva para o acompanhamento da terapêutica dos desequilíbrios da massa corporal em decorrência por exemplo, dos erros alimentares como obesidade ou emagrecimento e inatividade física, em que pode ocorre perda de massa magra e aumento de tecido gorduroso. Serve também para avaliar se a atividade física prescrita para ganho de musculatura e redução de gordura, está sendo efetiva.

  • 137
  • 37
  • 59
Dr. Jose Alexandre Portinho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista, Nutrólogo

Rio de Janeiro

Marcar consulta

De maneira bem simples, a bioimpedânciometria mede resistência que a corrente elétrica sofre ao percorrer diferentes tecidos. Elementos externos que alterem a passagem da corrente elétrica, alteram o exame. Substâncias que alterem o metabolismo, ou a distribuição da água ente os compartimentos celulares, que causem desidratação, vasoconstrição, acúmulo de água em órgão (estômago) etc, vão interferir no resultado do exame. Siga as instruções do profissional de saúde, para que os resultados sejam confiáveis.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 64
  • 27
  • 83
Dr. Ivan Gagliardi Castilho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endocrinologista

Brasília

Ver as 15 perguntas sobre Bioimpedância