Eu sou tireoidectomizada há 4 anos. Preciso fazer bariátrica pois sou...

Olá! A cirurgia bariátrica está indicada em pacientes com o índice de massa corporal (IMC) maior que 40 ou IMC maior que 35 quando existe doenças associadas como diabetes e hipertensão. No pré operatório o paciente passa por uma avaliação com vários profissionais como endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, psicólogo, nutrição.. Se não houveram contraindicações durante essas avaliações, o paciente estará apto a realizar a cirurgia bariátrica.

Desde que tenha um IMC maior que 35 com as comorbidades relatadas e sem sucesso na tentativa de perda de peso por 2 anos ou mais, pode ser avaliada por uma equipe MULTI disciplinar e então ser submetida a cirurgia bariátrica.
Att

Prezada internauta, doenças como hipertensão e diabetes são justamente as razões para se fazer uma cirurgia bariátrica, pois podem ser resolvidas com a cirurgia.
Procure um cirurgião do aparelho digestivo para que seja avaliada, e essas doenças devem estar controladas para a cirurgia.
Abraços e boa sorte!

Ola! Se você já tem a indicação da cirurgia pelo Endocrino ou pelo cirurgião de aparelho digestivo, o profissional já deve ter avaliado as indicações. Porém durante o pré operatório, intra e pós operatório é importante que o pré diabetes esteja bem controlado para que haja uma boa cicatrização. Além disso, o hipotireoidismo também deve estar bem controlado já que o processo de estresse cirúrgico exige uma resposta metabólica adequada. Vale a pena fazer exames de sangue para ver como estão algumas vitaminas antes de operar e se for o caso já começar a reposição antes da cirurgia. Boa sorte em sua cirurgia!

Olá paciente, seu relato é de tireoidectomia, obesidade por toda a vida, pre-diabetes e hipertensão arterial. Pergunto a razão da tireoidectomia, precisa saber se a reposição do hormônio tireoidiano está adequada, se houve lesão das paratireoides com prejuízo na absorção de cálcio. A bariatrica pode ajudar quando bem indicada, mas vai trazer uma condição nova: disabsorção, justo de cálcio, além de vitaminas e outros minerais. Obesidade é dureza né? os tratamentos também precisam de acompanhamento cuidadoso. Certifique-se de que já esgotou as possibilidades de tratamento tradicional, dieta, exercicio, psicoterapia, medicamentos. Sim o pre diabetes deve ser abordado com a maior seriedade pois é inclusive indicado tratamento medicamentoso nos dias de hoje. Agende seu médico e boa consulta!

Ver as 74 perguntas sobre Cirurgia bariátrica

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Cirurgia bariátrica?

Nossos especialistas responderam 74 perguntas sobre Cirurgia bariátrica.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.