Cirurgia da luxação recidivante da articulacao escapuloumeral - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Cirurgia da luxação recidivante da articulacao escapuloumeral

Os especialistas falam sobre a Cirurgia da luxação recidivante da articulacao escapuloumeral

Cerca de 90% das pessoas que luxam o ombro antes dos 20 anos de idade, acabam por ter novas luxações do ombro, em pessoas após os 40 anos, cerca de 14% voltam a luxar. Isso tem muito a ver com o estilo de vida, esportes e possibilidade de ocorrência de novos traumas. Se observa ainda que com o retorno das luxações, cada vez menos energia é necessária para que a articulação perca sua congruência. A recidiva de luxação do ombro não é algo saudável, podendo levar à lesão óssea, cartilaginosa e consequentemente levar à degeneração da articulação mais rapidamente do que em uma pessoa que nunca luxou o ombro. A cirurgia é indicada para evitar essa recorrência de luxações e lesões associadas,
Dr. Marcello Castiglia
Dr. Marcello Castiglia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico do esporte, Ortopedista - Traumatologista

|

Ribeirão Preto

A cirurgia visa corrigir defeitos ligamentares e ósseos e sua indicação vai depender da idade do paciente, do grau de atividade, do número de episódios de luxação e da presença ou não de grandes defeitos ósseos na glenóide e na cabeça umeral. De acordo com a indicação, o tratamento pode ser feito por via artroscópica, com o objetivo de fixar o lábio da glenóide de volta a posição original. Essa fixação é feita com âncoras que se inserem dentro do osso e possuem fios de alta resistência que permitem "amarrar" o ligamento de volta a posiçào original.
Rafael Patrocinio
Rafael Patrocinio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Fortaleza

A instabilidade glenoumeral pode manifestar-se basicamente das seguintes formas: um ombro doloroso, um ombro que luxa ou subluxa (sai do lugar) ou uma combinação dos dois anteriores. Nos pacientes que se manifestam com luxação recidivante (geralmente secundária a um trauma), cada novo episódio de luxação causa danos a outras estruturas da articulação, como ,por exemplo, a cartilagem articular. para o tratamento cirúrgico da luxação recidivante do ombro existem as técnicas aberta e artroscópica. uma avaliação cuidadosa do perfil do paciente, bem como exame físico bem feito e atenção aos exames de imagem, irão ajudar o profissional a definir por qual técnica utilizar.
Thiago Serpa
Thiago Serpa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Recife

Quadros de instabilidade traumática do ombro, em que o paciente apresenta episódios repetidos de deslocamento (luxação glenoumeral) da referida articulação, possui necessidade de intervenção cirúrgica para correção das lesões estruturais que geram a instabilidade. A depender das características das lesões apresentadas aos exames de imagem e às atividades desempenhadas pelo paciente, opta-se pelo procedimento artroscópico (video-cirurgia) ou procedimento cirurgico aberto. Reabilitação em média de 5 a 6 meses para o retorno à todas as atividades de esporte e trabalho.
Dr. Tiago Costa Antunes
Dr. Tiago Costa Antunes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Goiânia

Ver mais

Tem perguntas sobre Cirurgia da luxação recidivante da articulacao escapuloumeral?

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.