Cirurgia de Catarata - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Cirurgia de Catarata

Os especialistas falam sobre a Cirurgia de Catarata

Catarata é a opacificação do cristalino, uma estrutura normalmente transparente que se parece com uma lente e que se localiza dentro do olho. A catarata aparece naturalmente nas pessoas com idade acima dos 55 anos, mas pode ocorrer em recém-nascidos, pessoas diabéticas, pessoas tratadas com certos medicamentos como a cortisona, traumas oculares e outras situações. A catarata senil faz parte do envelhecimento do cristalino. Apenas a proteção dos olhos contra raios solares através de lentes fotocromáticas (óculos escuro) podem postergar a catarata. Na cirurgia da catarata remove-se o cristalino opaco através da técnica de faco-emulsificação ( FACO ) e  implanta a lente intra-ocular.
Dr. Renato Garcia
Dr. Renato Garcia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

São Paulo

A catarata é a opacidade do cristalino, lente natural dos olhos, que causa a perda progressiva da visão. É a principal causa de cegueira. Muito comum no idoso. Os sintomas são de dificuldade para enxergar, diminuição da visão de cores e de profundidade. O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia para substituição do cristalino por uma lente intraocular. A cirurgia de catarata com implante de lente é segura e permite uma rápida recuperação. Há também a possibilidade de correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo durante a cirurgia de catarata. Em geral, a cirurgia tem duração de poucos minutos e é realizada sob anestesia local. O paciente retorna para casa no mesmo dia.
Dr. Fernando Martins de Oliveira
Dr. Fernando Martins de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

São Caetano do Sul

O tratamento da catarata é cirurgico. Não existem colírios ou qualquer outro tratamento clínico para correção desta opacidade do cristalino. A partir do momento em que a baixa acuidade visual não é mais corrigida com o uso de correções ópticas há indicação cirúrgica. O momento propício para a realização da cirurgia depende também do prejuízo e do comprometimento que esta opacificação vem trazendo ao cotidiano e as funções habituais do paciente. A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação com implante de lente intra-ocular, onde após a retirada completa da catarata, é implantada uma nova lente.
Dr. Jarbas Pereira de Macedo
Dr. Jarbas Pereira de Macedo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Rio Verde

Realizamos a cirurgia de Facoemulsificação com microincisão e implante de lente intra-ocular (LIO) dobrável. Cabe ao paciente e sua família decidir sobre qual LIO deverá ser implantada. Damos toda assessoria e informações pertinentes para que essa escolha seja baseada em evidências com peso científico.
Dr. Aron Barbosa Caixeta Guimaraes
Dr. Aron Barbosa Caixeta Guimaraes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Campinas

A cirurgia de catarata e realizada pela quebra e aspiração da catarata, seguida pelo implante de uma lente dobravel dentro do olho. O uso de óculos ainda pode ser necessário em alguns pacientes e a depender das suas atividades.
Prof. Fabricio Lopes da Fonseca
Prof. Fabricio Lopes da Fonseca Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Cirurgia de Catarata?

Nossos especialistas responderam 38 perguntas sobre Cirurgia de Catarata.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A sua cirurgia de catarata foi feita há quanto tempo? Foi realizada anestesia com injeção retro-bulbar ("atrás do olho")? Você tinha alguma visão deste olho operado antes da cirurgia? Ficou bastante tempo com a visão muito ruim neste olho até operar? Enfim, são vários fatores que influenciam para uma melhor avaliação do seu caso. Importante você retornar com o oftalmologista que realizou a sua cirurgia.

  • 199
  • 136
  • 271
Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Belém

Marcar consulta

A oftalmologia foi uma das especialidades médicas que mais se desenvolveu com a evolução tecnológica. A técnica da cirurgia de catarata mudou há uns 20 anos da Extracapsular para a Facoemulsificação que continua sendo a técnica atual que vem se aprimorando ao longo do tempo,usando a tecnologia de ponta e equipamentos de última geração. Não houve mudança da técnica com a introdução do laser , ele ajuda na precisão de algumas incisões, mas seu uso é facultativo como já foi observado por outros colegas. Assim, o mais importante é tirar todas as dúvidas com seu oftalmologista antes da cirurgia e saber das suas preferências. Espero poder ter ajudado.

  • 20
  • 4
  • 14
Dra. Ana Elisa Coimbra Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Para responder essa pergunta, somente com uma avaliação. Temos que avaliar refração pos operatória para verificar se realmente permanece olho direito de perto, e olho esquerdo de longe. Costuma funcionar bem quando tolerado pelo paciente. Se está havendo uma queda da visão, sugiro entrar em contato com quem lhe operou, para nova consulta, pois pode ser algo que precise de alguma intervenção.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 36
  • 30
  • 36
Dr. Daniel Cezar de Andrade Gomes da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Na maioria dos casos, a síndrome do olho seco e a córnea irregular não contraindicam a cirurgia de catarata, mas o olho pode ficar um pouco mais seco logo após a cirurgia. Em relação à lente intraocular, só o seu oftalmologista, com os seus exames em mãos vai poder te dizer qual o melhor para o seu caso.

  • 4
  • 0
  • 0
Dr. Carlos Eduardo Nunes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

João Pessoa

Ver as 38 perguntas sobre Cirurgia de Catarata