Cirurgia de Catarata - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Cirurgia de Catarata

Os especialistas falam sobre a Cirurgia de Catarata

Catarata é a opacificação do cristalino, uma estrutura normalmente transparente que se parece com uma lente e que se localiza dentro do olho. A catarata aparece naturalmente nas pessoas com idade acima dos 55 anos, mas pode ocorrer em recém-nascidos, pessoas diabéticas, pessoas tratadas com certos medicamentos como a cortisona, traumas oculares e outras situações. A catarata senil faz parte do envelhecimento do cristalino. Apenas a proteção dos olhos contra raios solares através de lentes fotocromáticas (óculos escuro) podem postergar a catarata. Na cirurgia da catarata remove-se o cristalino opaco através da técnica de faco-emulsificação ( FACO ) e  implanta a lente intra-ocular.
Dr. Renato Garcia
Dr. Renato Garcia Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

São Paulo

A catarata é a opacidade do cristalino, lente natural dos olhos, que causa a perda progressiva da visão. É a principal causa de cegueira. Muito comum no idoso. Os sintomas são de dificuldade para enxergar, diminuição da visão de cores e de profundidade. O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia para substituição do cristalino por uma lente intraocular. A cirurgia de catarata com implante de lente é segura e permite uma rápida recuperação. Há também a possibilidade de correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo durante a cirurgia de catarata. Em geral, a cirurgia tem duração de poucos minutos e é realizada sob anestesia local. O paciente retorna para casa no mesmo dia.
Dr. Fernando Martins de Oliveira
Dr. Fernando Martins de Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

São Caetano do Sul

O tratamento da catarata é cirurgico. Não existem colírios ou qualquer outro tratamento clínico para correção desta opacidade do cristalino. A partir do momento em que a baixa acuidade visual não é mais corrigida com o uso de correções ópticas há indicação cirúrgica. O momento propício para a realização da cirurgia depende também do prejuízo e do comprometimento que esta opacificação vem trazendo ao cotidiano e as funções habituais do paciente. A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Faco-emulsificação com implante de lente intra-ocular, onde após a retirada completa da catarata, é implantada uma nova lente.
Dr. Jarbas Pereira de Macedo
Dr. Jarbas Pereira de Macedo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Rio Verde

Realizamos a cirurgia de Facoemulsificação com microincisão e implante de lente intra-ocular (LIO) dobrável. Cabe ao paciente e sua família decidir sobre qual LIO deverá ser implantada. Damos toda assessoria e informações pertinentes para que essa escolha seja baseada em evidências com peso científico.
Dr. Aron Barbosa Caixeta Guimaraes
Dr. Aron Barbosa Caixeta Guimaraes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Campinas

A cirurgia de catarata e realizada pela quebra e aspiração da catarata, seguida pelo implante de uma lente dobravel dentro do olho. O uso de óculos ainda pode ser necessário em alguns pacientes e a depender das suas atividades.
Prof. Fabricio Lopes da Fonseca
Prof. Fabricio Lopes da Fonseca Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Cirurgia de Catarata?

Nossos especialistas responderam 63 perguntas sobre Cirurgia de Catarata.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A sua cirurgia de catarata foi feita há quanto tempo? Foi realizada anestesia com injeção retro-bulbar ("atrás do olho")? Você tinha alguma visão deste olho operado antes da cirurgia? Ficou bastante tempo com a visão muito ruim neste olho até operar? Enfim, são vários fatores que influenciam para uma melhor avaliação do seu caso. Importante você retornar com o oftalmologista que realizou a sua cirurgia.

  • 199
  • 150
  • 328
Dr. Marcelo Otávio Santos de Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Belém

Marcar consulta

Nesta técnica de cirurgia de catarata, parte do procedimento é realizada pelo laser, aumentando a precisão das incisões e, em alguns casos, diminuindo os riscos. Tal técnica encarece o procedimento e este custo não é autorizado pelos planos de saúde, ficando portanto por conta do cliente. Certamente é a melhor tecnologia existente na atualidade; porém, nas mãos de um cirurgião experiente, há pouca influência no resultado cirúrgico final, sendo melhor indicada em casos especiais ou para pacientes que buscam sempre o que há de melhor, independentemente do custo. Espero ter ajudado. Forte abraço. Keller Azevedo

  • 39
  • 29
  • 42
Dr. Keller Henry Pena de Azevedo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Algumas complicações recentes são infecção e descolamento de retina. Alguns meses após pode ocorrer depósitos de células inflamatórias na superfície posterior da lente, que causam visão embaçada.

  • 15
  • 3
  • 13
Dr. Peter Ferenczy Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Curitiba

Marcar consulta

Deve entrar em contato com o cirurgião sim. Caso não consiga sugiro procurar uma emergência oftalmológica.

  • 224
  • 77
  • 347
Dr. Felipe Galdino Marcondes Campos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Ver as 63 perguntas sobre Cirurgia de Catarata