Cirurgia endoscópica nasossinusal - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Cirurgia endoscópica nasossinusal

Os especialistas falam sobre a Cirurgia endoscópica nasossinusal

A cirurgia endoscópica nasossinusal atual possui indicação tanto para doenças inflamatórias como sinusites, bem como para tumores da região do nariz e cavidades dos seios paranasais. Atualmente são realizados com o auxílio de fibras ópticas e material de vídeo, que auxiliam o trabalho do cirurgião e possibilitam menor trauma no procedimento. O uso de tampões nasais pós-cirurgia também são cada vez menos usados, pois geralmente dá-se preferência pelo uso da cauterização no controle da hemostasia. A maioria das cirurgias nasais são realizadas com menos de 24 horas de internação hospitalar, possibilitando ao paciente um rápido retorno para sua residência e maior conforto.
Dr. Paulo Saraceni Neto
Dr. Paulo Saraceni Neto Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

São Paulo

Este é um termo designado para descrever as cirurgias realizadas em fossas nasais e seios paranasais com o auxílio de endoscopia, visando utilizar os orifícios naturais do nariz para a realização da cirurgia e causando menor trauma cirúrgico. Indicações: Rinossinusite crônica com ou sem polipose nasossinusal, pólipos nasais isolados, tumores, cirurgia do septo e dos cornetos e acessos cirúrgico a tumores intracranianos. Técnica: utilizando endoscópios de diversas angulações acoplados a câmeras HD utiliza-se as narinas para acessar as fossas nasais e seios paranasais e remover as doenças específicas através de pinças ou microdebridadores. Sem cicatrizes externas.
Dr. Édio Cavallaro
Dr. Édio Cavallaro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Rio de Janeiro

A cirurgia endoscópica é considerada um grande avanço, pois proporciona visualização muito melhor de áreas mais profundas ou anguladas através de passagens muito pequenas. Assim, na rinologia, cirurgias que antes eram abordadas por incisões, podem ser feitas através do orifício nasal exclusivamente (na grande maioria dos casos). Podemos acessar todos os seios da face (maxilar, etmoide, frontal e esfenoide) além da própria cavidade nasal pelo orifício nasal utilizando endoscopia. Principal utilização é para tratamento de rinossinusites crônicas e diminuição das conchas inferiores, porém são de grande utilidade biópsias de lesões nasais ou para acessar estruturas intra cranianas.
Dr. Carlos Henrique Tolomei
Dr. Carlos Henrique Tolomei Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Bauru

A Sinusectomia é a cirurgia que reestabelece a ventilação dos seios da face através da sua abertura e limpeza. Atualmente ela é prioritariamente endoscópica, portanto sem cicatrizes externas. Está indicada na sinusite crônica de forma complementar ao tratamento medicamentoso como forma de aliviar principalmente os sintomas de obstrução nasal (=nariz entupido) e hiposmia (=dificuldade de sentir cheiros ou sabores).
Dra. Juliana Gama Mascarenhas
Dra. Juliana Gama Mascarenhas Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Goiânia

Ver mais

Tem perguntas sobre Cirurgia endoscópica nasossinusal?

Nossos especialistas responderam 2 perguntas sobre Cirurgia endoscópica nasossinusal.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim, naturalmente. Em geral recomendamos 5 dias de repouso absoluto, mais 5 de repouso relativo (atividades leves domiciliares) e mais 5 de repouso com restrições a atividades físicas apenas. Após 15 dias, em geral, o paciente está liberado para quase tudo.

  • 1036
  • 375
  • 809
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Para fazer a cirurgia nasossinusal precisamos de um endoscópio, que é uma câmera que fica apoiada no nariz. Se sua fratura foi pequena e portanto não foi preciso reduzir a fratura (recolocá-la no lugar) é melhor deixar para operar após ele cicatrizar. Por outro lado, se ficou torto (laterorrinia) após o acidente, seu otorrino pode fazer a cirurgia nasossinusal e no fim, reposicionar a fratura, para permitir que cicatrize melhor.

  • 109
  • 38
  • 105
Henrique Penatti Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Piracicaba

Ver as 2 perguntas sobre Cirurgia endoscópica nasossinusal