Cirurgia Fistulizante Antiglaucomatosa - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Cirurgia Fistulizante Antiglaucomatosa

Os especialistas falam sobre a Cirurgia Fistulizante Antiglaucomatosa

Dentro do nosso olho, existe a produção constante de um líquido chamado humor aquoso. Esse líquido também é drenado para assim haver um equilíbrio da pressão ocular. Produzido em uma região, drenado por outra. Quando esse humor aquoso não consegue ser drenado, inicia-se um desequilíbrio na pressão ocular porque ele começa a acumular, elevando a pressão ocular. A cirurgia fistulizante para controle do glaucoma tem por objetivo manter a pressão ocular controlada através de "uma saída acessória" do líquido que está dentro do olho e não consegue ser drenado, aumentando assim a pressão ocular. Como não existe a drenagem pelo local convencional, cria-se outra saída.
Dr. Rodrigo Vicentini Fernandes de Souza
Dr. Rodrigo Vicentini Fernandes de Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Fortaleza

Existem várias cirurgias chamadas "fistulizantes" para tratar o glaucoma. O objetivo desse tipo de procedimento é criar um novo caminho para o escoamento do líquido que preenche o olho ("bypass") levando à redução da pressão intra ocular. A trabeculectomia é a mais utilizada em todo o mundo e resume-se à formação de uma bolsa ou bolha filtrante por onde o humor aquoso (líquido que forma o globo ocular) é drenado. O implante valvular, também conhecido como "tubo", consiste num sistema onde conecta-se um tubo de silicone entre o interior do olho e a região abaixo da conjuntiva onde se situa um dispositivo de drenagem (implante).
Dr. Gustavo Muradas San Martin Reis
Dr. Gustavo Muradas San Martin Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Belo Horizonte

A trabeculectomia é cirurgia de escolha para o controle pressórico nos pacientes com glaucoma que não conseguem controle adequado com a medicação ou aqueles em que há evolução da doença. A cirurgia é relativamente simples e cria uma drenagem do liquido intraocular para uma bolha filtrante confeccionada na conjuntiva. Existem outras técnicas que utilizam implantes especiais de drenagem nos casos mais complexos.
Dr. Afrânio Carvalho
Dr. Afrânio Carvalho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

|

Belo Horizonte

Ver mais

Tem perguntas sobre Cirurgia Fistulizante Antiglaucomatosa?

Nossos especialistas responderam 13 perguntas sobre Cirurgia Fistulizante Antiglaucomatosa.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A perda visual pelo glaucoma, por estar relacionada à lesão do nervo óptico, até o momento é irreversível. Caso existam outras condições associadas (exemplo: edema da retina, grau não corrigido, opacidade da lente intraocular...), as vezes é possível obter alguma melhora da visão com o tratamento dessas condições.

  • 80
  • 78
  • 298
Prof. Dr. Tiago Prata Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

São Paulo

Marcar consulta

Normalmente é uma cirurgia para melhorar o fluxo de humor aquoso para fora da câmara anterior, evitando sua obstrução, ou entao uma cirurgia que determine a diminuição de humor aquoso pelo corpo ciliar, diminuindo sua formação.

  • 53
  • 19
  • 41
Josoe Fortkamp Junior

Oftalmologista

Jaraguá Do Sul

Não. Não existe alta probabilidade de sair cego. Mas esse prognostico depende de vários fatores. A cirurgia de glaucoma tem por finalidade reduzir a pressão ocular. Em alguns pacientes com doença avançada pode ocorrer diminuição da visão por diversos fatores: - a variação da pressão ocular durante o ato cirurgico; - picos pressoricos no pós operatório imediato: Alem disso, pode ocorrer mudança do grau por astigmatismo induzido pelos pontos. Portanto, redução da visão para levar a cegueira e raridade após cirurgia de glaucoma. Devemos tomar cuidado com o grau da doença, com o pré operatório e habilidade do cirurgião, alem do manejo adequado no pós operatório. Devemos tomar cuidado com um ou outro caso que evolui mal. Não devemos toma los como base e ficar amedrontado achando que o mesmo ira ocorrer conosco. Converse com seu medico!

  • 87
  • 55
  • 78
Dr. Gustavo Muradas San Martin Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

A cirurgia de glaucoma visa apenas o controle pressórico, somente nos casos muito graves em que a hipertensao ocular gerou edema corneano que se notará melhora na acuidade visual. O glaucoma é uma doença progressiva e irreversível caracterizada pela perda do campo visual. O objetivo da cirurgia é estabilizar aqueles casos em que a pressão nao atinge os valores ideais com os medicamentos ou que apresentam sinais de progressao da doença.

  • 18
  • 12
  • 17
Dr. Afrânio Carvalho Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

Ver as 13 perguntas sobre Cirurgia Fistulizante Antiglaucomatosa