Colonoscopia do Cólon - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Colonoscopia do Cólon

Informação sobre Colonoscopia do Cólon

O que é uma colonoscopia?

O intestino grosso é dividido em cólon e reto. Embora este último e nas partes inferiores do cólon possam ser vistos diretamente com pequenos tubos de plástico ou de metal, o resto do intestino deve ser inspecionado por outros métodos. Estes são: exames radiológicos, como a radiografia simples ou enema de bário e os exames endoscópicos como a colonoscopia.

O que é uma colonoscopia?

O colonoscópio é um "telescópio" flexível com fibras finas e aproximadamente um metro de comprimento. É projetado para obter imagens dentro das cavidades acessadas ??e estas imagens podem ser gravadas em vídeo.

Equipado com uma luz poderosa para que o médico tenha uma visão clara.

O colonoscópio também pode soprar ar para dentro do cólon ou aspirar, se necessário, e também é equipado com ferramentas para lidar com alguma distância para o endoscopista também poder realizar intervenções terapêuticas localmente.

Porque usar a colonoscopia?

A colonoscopia permite ao médico examinar o revestimento do intestino (mucosa) ao longo de todo o cólon e, portanto, é usada para investigar a perda de sangue, alterações nos movimentos do intestino, dor abdominal e anormalidades mostradas por outros testes, como enema de bário, que requerem confirmação por visualização direta ou estudo microscópico de uma amostra de interessados ??em estudar o tecido obtido por biópsia.

Ela pode detectar anormalidades múltiplas, tais como inflamação ou ulceração da mucosa digestiva, pólipos (tumores benignos), divertículos e tumores de todos os tipos. Se necessário, o endoscopista pode também colher amostras de fora do tecido (biópsias) a ser estudado para fazer um diagnóstico patológico após a visualização microscópica de tais amostras.

O que acontece durante o teste?

Um dia antes do exame, o paciente deve tomar um laxante para garantir que o intestino esteja limpo e vazio, caso contrário, a visão é incompleta e o desempenho do teste muito mais baixo. Não comer ou beber nada durante 6 horas antes do procedimento. Colonoscopia não necessita de hospitalização e dura 20 a 40 minutos. Muitas vezes, é necessário injetar um sedativo através de uma veia para produzir uma sensação de sonolência e relaxamento durante a realização do exame ou tomar uma pílula tranquilizante na manhã do teste.

A pessoa deve permanecer deitada de lado durante todo o teste. O colonoscópio é lubrificado com gel e delicadamente inserido através do reto e do resto do intestino grosso através do ânus. Pode respirar um pouco de ar suavemente para o intestino para melhorar a visão de seu revestimento. Isso pode tornar a pessoa que está sendo testada ter uma desagradável sensação de plenitude abdominal e, portanto, um desejo incontrolável de soltar gazes, mas é importante não fazer até que o médico tenha todas as fotos e amostras necessárias. Quando o endoscopista, por vezes, tem que tomar pequenas amostras de tecido (biópsias), o paciente não sofre nenhuma dor com isso. O tecido é enviado para um laboratório especializado para a análise patológica e os resultados estarão prontos e disponíveis para o médico em alguns dias.

Depois de completar a colonoscopia permit-se que o paciente se recupere do teste até que passe o efeito do sedativo e pode voltar para casa. Se você tiver removido um pedaço maior de tecido, como um pólipo, pode ser necessário permanecer no hospital sob observação por algumas horas para ver se há  sangramento. É claramente desaconselhável para os pacientes  voltarem para casa sozinhos e dirigirem seu próprio carro, devido à sedação.

Possui uma dúvida concreta sobre Colonoscopia do Cólon ? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Colonoscopia do Cólon

Esse exame é primordial na detecção precoce e de doenças intestinais e eventuais tratamentos:como retirada de pólipos ,biópsias .Faz parte da rotina preventiva .
Dr. Paulo Machado do Couto Soares
Dr. Paulo Machado do Couto Soares Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Coloproctologista, Endoscopista

|

Nova Iguaçu

Colonoscopia é o exame endoscópico do cólon (intestino grosso) e muitas vezes também do íleo terminal (porção final do intestino delgado). Além da inspeção da superfície intestinal, a colonoscopia permite também a realização de biópsias que podem ser úteis no estabelecimento do diagnóstico. Procedimentos terapêuticos também podem ser realizados durante a colonoscopia e entre eles, o mais frequente é a polipectomia que é a remoção de pólipos.
Dr. Walid Mohamad Omairi
Dr. Walid Mohamad Omairi Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Gastroenterologista

|

Foz do Iguaçu

A colonoscopia é um exame que permite a observação completa de todo o intestino grosso e o fim do intestino delgado. É necessário que se faça uma limpeza completa do intestino, e o paciente recebe uma sedação para não sentir dor. Permite o diagnóstico de várias doenças do colon, bem como a realização de biopsia que vai auxiliar no esclarecimento das doenças. Além de diagnostica, a colonoscopia é terapêutica. Permite a remoção de pólipos ("verrugas" que antecedem o câncer do colon), dilatação de estreitamentos, cauterização de sangramentos do intestino e reto. A Prevenção do cancer é melhor caminho para cuidar da saúde.
Dr. Paulo de Azeredo Passos Candelaria
Dr. Paulo de Azeredo Passos Candelaria Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral, Coloproctologista

|

São Paulo

O câncer de intestino grosso apresenta um crescimento nos últimos anos sendo o segundo tumor mais frequente nas mulheres e nos homens , logo após mama e próstata . A prevenção é realizada pela colonoscopia que ao identificar os pólipos precursores do câncer permite a retirada dos mesmos evitando a evolução para o câncer . Recomenda-se realizar a colonoscopia a partir dos 45 anos em homens e mulheres a cada 5 anos , quando existe história de câncer de intestino na famíla recomenda-se iniciar a prevenção aos 40 anos ou 10 anos antes do caso mais jovem da família .
Dr. Italo de Maman Junior
Dr. Italo de Maman Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Endoscopista, Gastroenterologista

|

Porto Alegre

Trata-se de uma endoscopia digestiva que visa a prevenção e o diagnóstico precoce dos tumores colorretais. Para a realização desse exame é necessário um preparo do cólon com dieta e laxativos por dois dias. Em ambiente hospitalar, o paciente é monitorizado e sedado por um médico anestesista. O exame demora em média 20 minutos e o paciente costuma ser liberado para casa com acompanhante após 60 minutos.
Dr. Thiago Brito
Dr. Thiago Brito Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Coloproctologista, Endoscopista

|

Rio de Janeiro

Ver mais

Tem perguntas sobre Colonoscopia do Cólon ?

Nossos especialistas responderam 175 perguntas sobre Colonoscopia do Cólon .

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Sim. A retocolite ulcerativa inespecífica pode apresentar alterações microscópicas compatíveis e aspecto endoscópico normal, quando em remissão. Além disso, existem as colites microscópicas, conhecidas como colite colagenosa e colite linfocítica. A colite eosinofílica pode também apresentar aspecto endoscópico normal.

  • 176
  • 52
  • 370
Dr. João Ricardo Duda Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Coloproctologista, Endoscopista

Curitiba

Marcar consulta

Sim, provavelmente a causa é a hemorroida ou, se você tem dor anal, pode ser fissura. A colonoscopia não serve para diagnóstico preciso de lesões do canal anal. O exame recomendado é anuscopia.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
  • 188
  • 47
  • 519
Dr. Joao Francisco Ferrari Duch Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião geral, Coloproctologista

São Paulo

Marcar consulta

Claro! Procure um especialista em cirurgias orificiais! Pode haver recidiva de doença hemorroidária ou mamilo remanescente. Da mesma forma pode haver fissura anal crônica ou fístula perianal! Também é necessário descartar a possibilidade de um câncer de borda anal ou reto baixo!

  • 51
  • 7
  • 14
Dr. Mauricio Aguiar Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

São Paulo

Dependendo do laboratório, esse valor estaria dentro do normal. O que vai definir a necessidade de colonoscopia são vários fatores, a calprotectina é apenas um deles. Retorne no seu médico com o resultado para ele avaliar essa necessidade ou não.

  • 388
  • 152
  • 656
Dr. Marcelo Giusti Werneck Cortes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Coloproctologista

Belo Horizonte

Marcar consulta

Ver as 175 perguntas sobre Colonoscopia do Cólon