Densitometria óssea - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Densitometria óssea

Informação sobre Densitometria óssea

Qual é a densitometria óssea?

Um teste de densitometria óssea é um teste especial de raios-X, usado para medir o teor de cálcio do osso, geralmente na região lombar (área lombar) e quadris. É também chamado de digitalização DEXA, scans QDR, ou medição da DMO (densidade mineral óssea).

Qual é a diferença entre uma densitometria óssea e Raio X?

Densitometria óssea mede o teor de cálcio dos ossos, que não pode ser calculado com uma radiografia normal. Apesar de nos raios-X poder parecer que os ossos contêm pouco cálcio, isso  não é confiável, já que algumas pessoas com osteoporose podem ter radiografias completamente normais. A radiografia é mais confiável para detectar fraturas recentes e outras doenças dos ossos.

Onde a densitometria óssea é usada?

A densitometria pode ajudar o médico, que examina tal paciente para a osteoporose, para avaliar o risco que há de sofrer uma fratura óssea nos próximos anos. Em geral, aquelas pessoas cuja densidade mineral óssea é significativamente menor do que o normal para sua faixa etária e sexo são mais propensos a quebrar um osso. Se o paciente recebe tratamento médico para aumentar a  densidade óssea, o teste  pode ser repetido dentro de dois anos para avaliar a progressão.

Como é a densitometria óssea?

O teste demora entre 10 e 30 minutos, dependendo do equipamento utilizado e partes do corpo que são examinados. Se o médico quer ver se há osteoporose,  muitas vezes explora-se a coluna lombar e quadril, e no pulso, já que o seu conteúdo de cálcio é diferente de outras partes do corpo. Você pode comer antes do exame, e não precisa se despir (se as roupas não contenham botões ou zíperes de metal). Com  laptops cada vez mais utilizados, pode-se instalar um em uma consulta no centro de saúde, e assim verificar o BMD (densidade mineral óssea) do osso do calcanhar (calcâneo).

Exemplo de uma densitometria de quadril esquerdo

As áreas azuis do gráfico (à esquerda) representam a massa óssea em mulheres de diferentes idades. Como pode ser visto, a massa óssea é menor nos majores. Os da área azul escuro tem uma maior massa óssea do que a média para sua idade, enquanto que aqueles que estão na área azul estão abaixo. A curva dos homens é semelhante, mas é o melhor classificado no gráfico, e diminui menos com a idade (lembre-se que a menopausa com a sua diminuição do nível de hormônio feminino estrógeno, é uma das causas da osteoporose, daí a importância de consultar um médico nessa fase da vida, para os estudos relevantes)

Possui uma dúvida concreta sobre Densitometria óssea? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Densitometria óssea

Este exame é utilizado para fazer diagnóstico de osteoporose em pacientes de até 204Kg. Faz também diagnóstico da obesidade com a medida da massa corpórea total (peso total), o índice de massa corporal (IMC), quantidade de gordura corporal, quantidade de massa muscular, e quantidade de massa óssea total e de varios segmentos do corpo. Calcula os índices endócrino-metabólicos como: taxa metabólica de repouso (TRM), o índice muscular esquelético relativo (RSMI). Fazemos a medida do tecido adiposo viceral (TAV) a- a unica maquina da região norte. Nosso software esta capacitado para fazer exames em crianças, e em pacientes ortopédicos - a única tambem da região.
Jose Armendir Frezarim Thomazini
Jose Armendir Frezarim Thomazini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

|

Manaus

Tem perguntas sobre Densitometria óssea?

Nossos especialistas responderam 11 perguntas sobre Densitometria óssea.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Este exame é solicitado mediante avaliação médica e quando há indícios que indiquem possibilidade de osteoporose. Qualquer médico pode solicitar, embora seja mais comum os reumatologistas, clínicos , endocrinologistas, ginecologistas, ortopedistas.

  • 420
  • 225
  • 500
Otávio Gomes da Paz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Internista, Reumatologista

Belém

Os artefatos interferem nos exames de imagem ao comprometem a área a ser examinada. No caso da densitometria óssea que é um exame radiológico, o convencional é se fazer a análise da coluna lombar e fêmur proximal direito. Portanto, não há problema. Agora, se for criança, pode se fazer densitometria do corpo total, aí então HAVERÁ provavelmente INTERFERENCIA da válvula metálica , como um artefato, na análise do exame. Nesta situação o médico deve ser avisado e outro segmento pode ser analisado, como a coluna lombar.

  • 27
  • 14
  • 61
Mara Suzana Cerentini Loreto

Reumatologista

Balneário Camboriú

O exame pode ser realizado em adultos e crianças pelo motivo de se utilizar uma insignificante dose de radiação. Entretanto está contra indicado o exame em gestantes; em pessoas que tenham feito suplementação de cálcio nas ultimas 24 horas; em pessoas que tenham realizado exames contrastadas há pelo menos 15 dias, em pessoas que apresentam deformidade e que não consigo ficar na posição indicada para o exame. Há também uma limitação técnica do peso do paciente suportado pelo aparelho, nosso aparelho suporta até 204 kg.

  • 6
  • 1
  • 2
Jose Armendir Frezarim Thomazini Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ortopedista - Traumatologista

Manaus

Entendo sua dúvida. Pode ser um 'artefato' como comprimidos de cálcio ou algo no intestino q impediram corretamente a passagem dos raios X ou áreas com atividade osteoblástica (de formação) óssea na coluna. Procure o reumatologista de sua confiança. Atenciosamente.

  • 95
  • 62
  • 119
Prof. Ricardo Azêdo de Luca Montes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médico clínico geral, Reumatologista

Rio de Janeiro

Ver as 11 perguntas sobre Densitometria óssea