Dermatoscopia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.
Tudo sobre Dermatoscopia
Os especialistas falam sobre a Dermatoscopia
Dermatoscopia é um exame de imagem que ajuda no diagnóstico correto de lesões de pele, câncer de pele, alopecias (queda de cabelo) e doenças das unhas. É um exame que pode ser realizado durante a consulta médica. Por ser um exame relativamente recente, nem todo dermatologista tem domínio na sua realização.
O dermatoscópio é um aparelho que pode ser usado pelo dermatologista para um exame mais detalhado das lesões de pele. Este exame recebe o nome de dermatoscopia. Uma das maiores vantagens da dermatoscopia consiste em permitir a descoberta de lesões de câncer de pele em fases bem iniciais, com maiores chances de cura.
A dermatoscopia é um exame não invasivo capaz de avaliar pintas e lesões de pele, benignas ou suspeitas, atuando na prevenção e/ou detecção do câncer de pele. É realizada durante a consulta dermatológica e tem grande importância para a saúde da sua pele. O ideal é realizar a dermatoscopia anulamente, porém, pode ser mais frequente dependendo do histórico pessoal e familiar de cada paciente.
O mapeamento corporal de nevos com dermatoscopia digital consiste na obtenção de imagens de quase toda a superfície corporal do paciente utilizando-se uma câmera macroscópica digital. . Inicia se a com obtenção de fotografias digitais corporais em poses padronizadas, em seguida é realizada uma seleção das pintas ( nevos ) que apresentem alguma característica que chame a atenção (como a forma, tamanho, cores, local, historia de mudança, entre outros ) que são identificadas e marcadas nas fotos do corporais. Então é feito registro dermatoscópico dessas pintas utilizando-se uma câmera microscópica digital com aumento que varia de 20 a 100X.
A dermatoscopia é uma ferramenta muito útil na avaliação das lesões pigmentadas (pintas ou nevos) da pele. Utilizando o dermatoscópio, podemos observar estruturas e detalhes não visíveis a olho nu, possibilitando diagnóstico precoce de câncer de pele e seguimento de pintas. As lesões irregulares são fotografadas, através de uma lente de aumento. O procedimento é repetido com intervalo de alguns meses. O registro fotográfico permite avaliar o surgimento de novas pintas e a evolução de pintas pré-existentes.
Tem perguntas sobre Dermatoscopia?
Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Dermatoscopia:
Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita
- A sua pergunta se publicará de forma anônima.
- Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
- Seja breve e conciso.
- Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
- Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.
Estas são as mais populares:
Existem vários tratamentos para manchas na face, como despigmentantes, peelings e lasers. Procure seu dermatologista para melhor avaliação.
- Obrigado 0
- 1 especialista está de acordo
-
-
- 381
- 110
- 282
Dermatologista
Rio de Janeiro
Aviso Legal - doctoralia.com.br - Todo o conteúdo publicado na Doctoralia é de caráter informativo e nunca deve ser considerado um substituto de aconselhamento médico.