DIU Mirena - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre DIU Mirena

Os especialistas falam sobre a DIU Mirena

MIRENA este método é também chamado popularmente de DIU hormonal, mas o nome correto é endoceptivo. Ou seja, um método hormonal que é inserido dentro da camada interna do útero e ali vai liberando quantidades constantes diárias de hormônio (progesterona) no local por 5 anos. Por isso, mínimas quantidades de progesterona atingem a corrente sanguínea o que torna esse método um causador de mínimos efeitos colaterais.
Dra. Janaina Harfush
Dra. Janaina Harfush Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Rio de Janeiro

O Mirena é um dispositivo muito pequeno colocado dentro do útero que libera o hormônio progesterona. É excelente anticoncepcional: #Tem altíssima eficácia - sua taxa de falha é 10x menos que a laqueadura; #Dura 5 anos (mas pode ser retirado antes se quiser); # Tem alta chance de deixar sem menstruar ou sangrando pouco (por exemplo 3 dias a cada 2 ou 3 meses); # Não aumenta risco de trombose, pois não tem estrogênio; # Tem mínima absorção de hormônio para a circulação- então o Mirena não afeta a libido, acne , peso, celulite ou TPM. Assim oMirena é uma ótima opçao para quem gosta de ficar sem hormônios, mas não gosta de menstruar. A inserção pode ser feita em consultório, com dor mínima.
Prof. Maurilio Batista Palhares Junior
Prof. Maurilio Batista Palhares Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Maringá

Procedimento super rápido realizado no consultório médico, necessita de exame preventivo (papanicolau) em dia e USG transvaginal pré e pós procedimento. Diu Mirena é hormonal, com duração de 5 anos e a maior parte das pacientes após período de adaptação não menstruam, ou menstruam muito pouco. Quer saber mais? Marque uma consulta para melhor orientação do método.
Dra. Marcela dos Santos Queiroz David
Dra. Marcela dos Santos Queiroz David Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Rio de Janeiro

Dentre os métodos contraceptivos mais eficazes, os dispositivos intra-uterinos (DIU) despontam como uma excelente opção. Há basicamente dois tipos de DIU: de cobre (sem hormônio) e hormonal (como o Mirena, que contém um hormônio chamado levonorgestrel). O DIU Mirena é atualmente o DIU de preferência da maioria da mulheres pois, além de ter alta eficácia na prevenção da gestação), é prático (dura 5 anos), com mínimos efeitos colaterais, pouquíssimas contra-indicações, controla muito bem o fluxo menstrual e cólicas, e auxilia no tratamento de doenças uterinas. Somos atualmente referência em São Paulo na inserção do DIU Mirena pois fazemos sua inserção sem dor e garantimos sua correta inserção.
Dr. Ruy de Oliveira Machado Jr
Dr. Ruy de Oliveira Machado Jr Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

O Mirena® é um dispositivo em forma de T que é introduzido dentro do útero da paciente no consultório. Ele apresenta um reservatório contendo 52mg de levonorgestrel, um hormônio que promove ação ao ser liberado diariamente dentro do útero e assim, evitando a gestação, com duração de 5 anos. A taxa de gestação é cerca de 2 falhas a cada 1000 mulheres, sendo mais eficaz que a laqueadura tubárea, em que a taxa de falha de 5 em 1000 mulheres. A maior parte das mulheres pode utilizar o DIU Mirena®, inclusive adolescentes e mulheres que nunca tiveram filhos, pode também ser utilizado quando a mulher está amamentando, sem interferir na lactação.
Dra. Ana Beatriz Matos
Dra. Ana Beatriz Matos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista, Mastologista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre DIU Mirena?

Nossos especialistas responderam 250 perguntas sobre DIU Mirena.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Atualmente o Diu Mirena é indicado também em quem nunca teve filhos como na Adolescência período onde ocorrem muitas gestações indesejadas. Nestes casos apenas a colocação poderá ser um pouco mais difícil ou dolorosa e se recomenda fazer uma ultra-sonografia pélvica antes para avaliar o volume, tamanho da cavidade uterina se compatível com o uso do DIU. Converse com seu médico.

  • 750
  • 713
  • 1612
Dr. Roberto Buenfil de Faria Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

São Paulo

Marcar consulta

Sim, sem problemas! Apesar de ser um método com duração de até 5 anos, o DIU pode ser retirado a qualquer momento e, se tudo estiver ok, você tem chances de engravidar na sequência. Boa sorte!

  • Obrigado 5
  • 1 especialista está de acordo
  • 4
  • 1
  • 11
Dr. Gabriel Monteiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

São Paulo

Marcar consulta

Olá. A proteção do DIU de cobre contra a gravidez é imediata, isto é, você está protegida contra a gravidez no dia da inserção do DIU. No entanto, o DIU de cobre tem que estar acima do orifício interno do colo uterino e acima da cavidade uterina. Assim, você deve aguardar a realização do ultrassom para não usar mais preservativos. Se você fez o ultrassom no dia da inserção do DIU, você já estará protegida contra a gravidez. O risco de falha do DIU de cobre é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5%). O DIU de cobre poderá aumentar o fluxo menstrual e as cólicas menstruais. Ele não atrapalha a relação sexual, não gera corrimentos, não é abortivo, não prejudica a sua fertilidade, não dificulta uma futura gravidez, não gera danos ao seu útero e não gera infecção. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
  • 5327
  • 2287
  • 3984
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Olá! Pode sim ! A eficácia do DIU de cobre é de 99,3 %. À disposição Abraços

  • 117
  • 8
  • 39
Dra. Elaine Iunes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Geriatra, Ginecologista

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 250 perguntas sobre DIU Mirena