Ecocardiograma - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ecocardiograma

Informação sobre Ecocardiograma

O eco cardiograma é um exame de diagnóstico efetuado por um dispositivo ecocardiográfico, que mostra a estrutura e os movimentos do coração. Especificamente, ele fornece informações sobre a forma, tamanho, força e função das diferentes partes em que o coração é composto por meio de ultra som. Além disso, é comum para realizar um eco cardiograma para verificar o estado do feto durante as primeiras semanas de gestação. Não confundir com o eletrocardiograma, que embora os dois sejam testes cardiovasculares, este mede os impulsos elétricos do bombeamento de coração.

Possui uma dúvida concreta sobre Ecocardiograma? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Ecocardiograma

Exame não invasivo que avalia as estruturas cardíacas através de ultrassom fornecendo informações sobre o músculo cardíaco e as valvas do coração.
Filipe Rego
Filipe Rego Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

|

Natal

O ecocardiograma é o exame de ultrassom do coração. É o exame mais utilizado para fazermos o diagnóstico de cardiopatias congênitas. As cardiopatias congênitas podem ser diagnosticadas intra-útero, ou seja, ainda no pré-natal, através do ecocardiograma fetal, exame que deve ser solicitado na rotina do pré-natal, logo após o ultrassom morfológico, conforme as diretrizes da Sociedade Internacional de Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia. É um exame muito solicitado pelos pediatras quando se ausculta um sopro no coração da criança. Esse exame deve ser realizado, de preferência, por cardiologista pediátrico habilitado em ecocardiografia fetal e pediátrica.
Dr. Fernando Caritas de Souza
Dr. Fernando Caritas de Souza Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Pediatra

|

Cascavel

O Eco é um exame de ultrassonografia do coração que fornece imagens estáticas e dinâmicas em tempo real. Permite avaliar aspectos anatômicos e funcionais tantos das paredes quanto da cavidades cardíaca (tamanho das cavidades, espessura das paredes, movimentação das válvulas). Pode ser usado para diagnosticar e acompanhar diversas doenças. O resultado geralmente fica disponível dentro de um dia.
Gracielly Barros

Cardiologista, Médica clínica geral

|

Vitória

A Ecocardiografia (ou Ecocardiograma) nada mais é do que o "ultrassom do coração". Trata-se de um exame diagnóstico não invasivo e indolor, sendo um dos principais e mais utilizados recursos da cardiologia. Ele permite ao médico avaliar aspectos anatômicos e funcionais do coração (tamanho das cavidades, espessura das paredes, válvulas cardíacas, etc.). É utilizado para estabelecer o diagnóstico e o grau de gravidade das doenças cardíacas e para o planejamento terapêutico e prognóstico das mesmas. Pode ser empregado na avaliação de pacientes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, falta de ar, dor torácica, ou nos portadores de diversas doenças cardíacas.
Dr. Ulisses Lima Gomes
Dr. Ulisses Lima Gomes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

|

Piracicaba

O Ecocardiograma consiste em um exame de ultrassonografia do coração, um procedimento simples, não invasivo, indolor e geralmente rápido, não exigindo preparo prévio. O procedimento é recomendado para suspeitas de sopro cardíaco, sintomas de palpitação, desmaio, falta de ar, dor torácica ou nos portadores de diversas doenças cardíacas, tais como doenças do músculo cardíaco, insuficiência cardíaca, doenças das válvulas do coração, anomalias congênitas, coração grande, coração fraco.
Dr. André Chiga
Dr. André Chiga Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

|

São José dos Campos

Ver mais

Tem perguntas sobre Ecocardiograma?

Nossos especialistas responderam 62 perguntas sobre Ecocardiograma.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O forame oval pérvio está presente em 20 a 30% da população geral e não causa sintomas ou repercussão. Não tem indicação cirúrgica. Em crianças pode haver fechamento espontâneo em até 80% no primeiro ano de vida. Em adultos jovens que tiveram Acidente vascular cerebral isquêmico de causa desconhecida pode ser indicado o fechamento deste defeito com prótese através de cateterismo como uma alternativa ao uso de anticoagulantes. Quanto a insuficiência tricuspide leve não causa problemas desde que seja descartada hipertensão pulmonar

  • 7
  • 4
  • 11
Lucia Maria Vieira de Oliveira Salerno

Cardiologista

Recife

sim. é o mesmo exame. Ecocardiograma ou ecocardiografia ou ecografia cardíaca ou do tórax

  • Obrigado 5
  • 1 especialista está de acordo
  • 12
  • 7
  • 21
Dra. Ana Catarina Periotto

Cardiologista

São José dos Campos

É uma descriçâo compatível com a normalidade. Vários termos que se encontram em exames são apenas a descriçâo anatômica ou funcional, não são um diagnóstico por si. Mostre o exame ao seu médico, com certeza ele vai te ajudar. Boa sorte!

  • 68
  • 13
  • 29
Pedro Olivio Caçador Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

Vila Velha

Marcar consulta

No local em que acontece o infarto agudo do miocárdio muitas células musculares cardíacas morrem e ocorre uma cicatrização, onde elas são substituídas por fibrose. Essa região fica mais fina e contrai menos que o músculo normal ao seu redor, dizemos que ela fica hipocinética (pouca contração). Já o termo inferobasal se refere a localização dessa área, no caso está na parede inferior (por baixo do coração) no segmento basal (na base, longe da ponta). Portanto isso muito provavelmente é só uma descrição da sequela do in farto antigo. Mas se o seu infarto foi em outra região do coração, isso poderia ser uma nova área isquêmica, em risco de infartar de novo. Em uma consulta serão avaliados todos os pontos envolvidos e definida a questão.

  • 68
  • 13
  • 29
Pedro Olivio Caçador Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cardiologista

Vila Velha

Marcar consulta

Ver as 62 perguntas sobre Ecocardiograma