Escleroterapia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Escleroterapia

Informação sobre Escleroterapia

Nomes alternativos: Esclerose de varizes.

Escleroterapia refere-se ao conjunto de diferentes tratamentos não-cirúrgicos para remover varizes. A técnica mais utilizada é a esclerose vascular para tratar pequenas aranhas vasculares. Trata-se de injetar um líquido esclerosante na veia afetada para causar uma fibrose e cicatrizar as varizes , eliminando, assim, a flebite ou coágulo sanguíneo que provoca as veias varicosas. Outro tratamento eficaz, neste caso de varizes maiores, é a esclerose com a espuma, ou seja, é a mesma dissolução esclerosante no formato de espuma para tratar todo a parede venosa profunda. Existem mais terapias baseadas em aplicações frias ( crio esclerose ) ou calor (Vasculight fotoesclerose a laser, eletroesclerose).

Possui uma dúvida concreta sobre Escleroterapia? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Escleroterapia

Além da escleroterapia convenciona, na qual se injeta com um agulha fina um liquido afim de esclerosar ("matar") as microvarizes, realizamos a técnica CLACS (crioesclerotarapia + criolaser), que atualmente é considerado o tratamento mais eficaz para microvarizes e varizes de médio calibre. Com esse tratamento conseguimos tratar as veias de forma mais rápida e mais definitiva.
Dr. Leonardo Stambowsky
Dr. Leonardo Stambowsky Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Rio de Janeiro

A escleroterapia é um procedimento para tratamento de varizes e vasinhos que consiste na aplicação de um líquido esclerosante no interior das veias. O líquido utlizado varia de acordo com a veia a ser tratada e seu local. São utilizadas agulhas bem fininhas e um resfriador - um jato gelado sobre a área tratada - para diminuir a sensação dolorosa durante o procedimento. É realizado em consultório, sem necessidade de anestesia ou repouso. A escleroterapia pode levar a efeitos indesejados e para evitar essas complicações, deve ser realizada sempre por um CIRURGIÃO VASCULAR. A maioria das vezes são necessárias mais de uma sessão para o desaparecimento dos vasinhos.
Dra. Catarina Almeida
Dra. Catarina Almeida Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgiã vascular

|

Recife

Procedimento simples no qual eliminamos as varizes de fino calibre e 'vasinhos'. Realizado em consultório através da injeção de um líquido que destrói as veias indesejáveis. Muito seguro e eficaz.
Dr. Luciano Morais

Cirurgião vascular

|

São Paulo

A escleroterapia é o procedimento utilizado para tratamento das microvarizes (telangiectasias). Geralmente tem objetivo estético, mas pode tratar veias de grosso calibre quando é feita escleroterapia com espuma densa. O tratamento é feito no consultório, sem necessidade de afastamento das atividades do dia a dia, basicamente com restrição ao sol durante pequeno período.
Dr. Fernando Trés Silveira
Dr. Fernando Trés Silveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Serra

Uma opção de tratamento de varizes onde o médico injeta uma subtância no interior do vaso buscado, uma esclerose(queimadura) química, com isso obliterando o mesmo e fazendo com que ele desapareça. Existem varias formas como: escleroterapia convencional, escleroterapia com espuma ecoguiada e crioescleroterapia. As indicações de quais os métodos melhores para cada caso, necessita uma avaliação especializada com o cirurgião vascular.
Dr. Rodolpho Alves dos Reis
Dr. Rodolpho Alves dos Reis Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

|

Brasília

Ver mais

Tem perguntas sobre Escleroterapia?

Nossos especialistas responderam 25 perguntas sobre Escleroterapia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

As duas modalidades de escleroterapia são boas. A meu ver o que faz um cirurgião vascular escolher uma ou outra é a experiencia do mesmo com o método. No entanto é verdade que existem trabalhos que confirmam que a espuma de polidocanol tem maior potencial para manchar a pele em comparação à glicose. Acredito que a melhor resposta a esta questão é : avalie com o cirurgião vascular o seu caso, pois além do produto empregado na escleroterapia outros fatores influenciam o bom resultado , tais como o tipo de "vasinho" , a cor de sua pele, e a extensão do quadro.

  • 42
  • 11
  • 35
Dr. Aparecido Maurilo Zabini Jr Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

São Vicente

Marcar consulta

Muitas vezes, as causas das dores nas pernas não são as varizes. Ha varias outras patologias que devem ser investigadas dependendo da idade, tipo de calçado que usa, postura no trabalho, atividade física (ou sedentarismo), que podem ser responsáveis pelas dores. A escleroterapia é um ótimo tratamento para aqueles vasinhos bem pequenos, chamados telangiectasias e muitas vezes até em micro varizes. Esse procedimento não se aplica a veias ditas internas. Talvez um estudo de imagem como por exemplo um ecodoppler possa ajudar a identificar o quanto da parte circulatória venosa é responsável pelos seus sintomas.

  • 3
  • 6
  • 1
Dr. Mauro Bombonatti Filho

Angiologista, Cirurgião vascular

Jacareí

Antes de realizar o procedimento de escleroterapia é muito importante ser avaliado por um médico angiologista / cirurgião vascular. Nesta avaliação é definido qual o tipo de lesão e qual será o melhor tratamento para você. Nem todas as lesões são tratadas com escleroterapia, por isto é muito importante ter uma avaliação por um médico angiologista / cirurgião vascular antes de iniciar o tratamento.

  • 40
  • 31
  • 87
Dr. Rodrigo Bono Fukushima Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

São Paulo

Marcar consulta

Fique tranquila, geralmente esperarmos 30 dias para poder reavaliar o sucesso do tratamento com laser transdermico mais escleroterapia, faça o seguimento com seu médico cirurgião vascular de confiança que estará em boas mãos!

  • 7
  • 7
  • 17
Bruno Ferraz Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Angiologista, Cirurgião vascular

Balneário Camboriú

Ver as 25 perguntas sobre Escleroterapia