Gastrectomia total por câncer - Informações, especialistas e perguntas frequentes

A é a retirada completa do estômago por tumores de corpo, fundo ou cárdia. A gastrectomia consiste da ressecção do tumor, com reconstrução imediata do trânsito intestinal, ligando o intestino à parte restante do estômago (gastrectomia parcial) ou ao esôfago (). Às vezes há invasão direta de fígado, pâncreas e baço ou de outros órgãos ao redor do estômago. Neste caso é possível retirar a parte acometida destes órgãos junto com o estômago. Os gânglios linfáticos ao redor do estômago também podem ter que ser removidos. Esta cirurgia chama-se linfadenectomia. Mesmo em pacientes com em fase mais avançada (quando há comprometimento de camadas mais profundas da parede gástrica), de órgãos vizinhos ou metástases à distância, existe benefício em retirar parte do estômago ou o órgão inteiro que contém o tumor. A cirurgia evita complicações como sangramentos ou obstrução à passagem de alimentos, permitindo melhor qualidade de vida ao paciente.

Especialistas - gastrectomia total por câncer

Lidiane Quaresma

Lidiane Quaresma

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Fortaleza

Agendar uma visita
Fernando Furlan Nunes

Fernando Furlan Nunes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita
Fernando de Alencar Carvalho

Fernando de Alencar Carvalho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Feira de Santana

Agendar uma visita
Christian Bornia Mattavelli

Christian Bornia Mattavelli

Cirurgião geral

Bragança Paulista

Agendar uma visita
Ramom Lélis

Ramom Lélis

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Mailson Alves lopes

Mailson Alves lopes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Brasília

Agendar uma visita

Perguntas sobre Gastrectomia total por câncer

Nossos especialistas responderam a 149 perguntas sobre Gastrectomia total por câncer

Boa noite! A adaptação ao pós-operatório de gastrectomia pode sim ser demorada, com sensação de estufamento. No entanto, se ela tem muito desconforto, precisa de avaliação médica. Oriento que…

Boa tarde! Estes sintomas podem ocorrer sim após a gastrectomia, justamente porque demora um tempo até o organismo entender e se adaptar às mudanças anatômicas que a cirurgia promoveu. No entanto,…

Especialistas falam sobre Gastrectomia total por câncer

Quando se retira o estômago em sua totalidade, geralmente por câncer (adenocarcinoma) chamamos esse procedimento de gastrectomia total. Ao retirar-se o estômago é realizada a ligação do esôfago ao intestino delgado jejuno reconstituindo o trânsito alimentar. É uma cirurgia de grande porte que geralmente é acompanhada de linfadenectomia que se trata da limpeza de gânglios linfáticos. Pode ser realizada por via aberta-corte clássico ou por videolaparoscopia- pequenos furos e com micro-câmera minha principal opção. As vantagens da via videolaparoscópica são muitas como menor dor pós-operatórias, menor tempo de internação, reabilitação precoce para o trabalho e desporto, além da estética.

Sergio Renato Pais Costa

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Brasília


A gastrectomia videolaparoscópica é a retirada de uma parte ou a totalidade do estômago por uma técnica minimamente invasiva, utilizando uma câmera e pinças especiais para realizar a cirurgia sem a necessidade de realizar uma grande incisão (corte) no abdomen, o que proporciona uma recuperação mais rápida e menos dolorosa. Indicada para tratamento de doenças intestinais benignas como a úlcera ou malignas, como o adenocarcinoma de estômago.

Vinicius Vieira Simonetti

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

São Paulo


Na gastrectomia total por câncer, é removido todo o estômago, linfonodos próximos e o omento, podendo incluir, ainda, existe possibilidade de remoção do baço e partes do esôfago, intestino, pâncreas e outros órgãos adjacentes. A extremidade do esôfago é então ligada a uma parte do intestino delgado, criando um espaço para o alimento ser armazenado antes de descer para o trato intestinal. Os pacientes que tiveram seu estômago removido só podem ingerir pequenas quantidades de alimento de cada vez, por isso devem comer várias vezes por dia. Tomar Vit B12 injetavel. A maioria das gastrectomias são realizadas através de uma grande incisão no abdome, podendo ser feita por videolaparoscopia.

Ronald Delgado

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico, Oncologista

Salvador

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Gastrectomia total por câncer?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.