Recebi a indicaçao para implante de cardiodesfiibrilador, quero saber...

O procedimento é muito simples. Com anestesia local, por punção, dois eletrodos são colocados no seu coração: o eletrodo de choque, que vai até o ventriculo direito, e o eletrodo atrial, que vai até o átrio.
Modernamente, os algoritmos são inteligente e não precisa mais entubar o paciente e induzir a parada cardíaca.
Quando feito por cirurgião cardíaco, tem-se o beneficio de implantar em posição submuscular (abaixo do musculo peitoral), que tora quase imperceptivel. De outro modo, o aparelho, sendo grande, fica muito feio e visivel.
Apesar de ser possível com anestesia local, nos nossos paciente usamos sempre uma breve sedação para que eles tenham menos dor no procedimento, que possamos colocar na posição submucular e que não se lembrem muito da cirurgia.

Procedimento normalmente realizado com anestesia local e sedacao. Utiliza se escopia que é o Rx para o posicionamento dos eletrodos. O procedimento normalmente é bem tolerado e quando bem indicado, altamente protetor e resolutivo.

No geral o procedimento consiste em posicionar um eletrodo no ventrículo direito através de punção da veia subclávia, que vai conexionado ao módulo do sistema implantado no subcutâneo da região infraclavicular.

Na maioria dos casos é realizado com anestesia local.
São realizadas as medidas da sensibilidade de captação de estímulo elétrico e a energia necessária para a estimulação ventricular do eletrodo. Também é determinado o melhor posicionamento do mesmo em relação a estas respostas, que diferem de ponto a ponto no interior da cavidade ventricular.

Dentro destes princípios, pode-se ter um sistema mais sofisticado com dois eletrodos, um atrial e um ventricular, que além da função de desfibrilador, também tem a função de marcapassos cardíaco, estimulando o átrio e o ventrículo, sequecialmente, ressincronizando o funcionamento cardíaco e melhorando o desempenho do mesmo.

Perguntas relacionadas

Outras perguntas respondidas por especialistas da Doctoralia:

Tem perguntas sobre Implante Cardiodesfibrilador C/ Desfibrilador Multi-Sitio?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Implante Cardiodesfibrilador C/ Desfibrilador Multi-Sitio:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.