Implante Coclear - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Implante Coclear

Os especialistas falam sobre a Implante Coclear

O Implante Coclear é uma cirurgia em que se coloca uma prótese dentro da orelha interna, que irá estimular diretamente o nervo coclear (da audição), restabelecendo a audição perdida. Está indicada em pessoas que tem perda de audição profunda , ou seja, que escutam muito pouco ou nada, e mesmo com o uso de aparelhos auditivos convencionais não conseguem escutar e entender muita coisa. Pode ser feito em crianças a partir de 6 meses de idade até 4 anos (depois disso, crianças que não aprenderam a falar não tem muito benefício com a cirurgia) e em crianças maiores e adultos que perderam a audição mas aprenderam a falar.
Dr. Marcelo Naoki Soki
Dr. Marcelo Naoki Soki Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

São José dos Campos

O implante coclear é popularmente conhecido como "ouvido biônico". A cirurgia permite a introdução de um sistema interno que substitui a função da cóclea nos pacientes com surdez severa ou profunda em ambas as orelhas e onde o uso de próteses auditivas não atingiu bons resultados.
Dr. Erico Vinicius Campos Moreira Silva
Dr. Erico Vinicius Campos Moreira Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

São José dos Campos

O implante coclear é uma das cirurgias mais fascinantes da Medicina, tendo em vista que é capaz de fazer um paciente com surdez escutar pela primeira vez. A sua principal indicação é para aquelas pessoas que não escutam. Para realizar tal procedimento, deve-se procurar um otorrinolaringologista especialista na área de cirurgia de ouvido. Além disso, é necessário e importantíssimo um acompanhamento tanto fonoaudiológico, quanto psciológico. Portanto, sempre deve-se procurar cirurgiões que trabalhem em equipe.
Isabelle Braz

Otorrino

|

João Pessoa

Ver mais

Tem perguntas sobre Implante Coclear?

Nossos especialistas responderam 2 perguntas sobre Implante Coclear.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A indicação de um Implante Coclear é complexa e depende de muitos fatores, dentre eles: idade do paciente, presença de código linguístico estabelecido, causa da perda auditiva, etc. De uma forma geral, a fim de responder esta pergunta, vou tentar ser objetivo e simplificar um pouco: Considerando que o paciente seja adulto e tenha sofrido perda auditiva severa a profunda de origem infecciosa bilateralmente, ele seria um bom candidato a implante coclear se: 1-Caso ele já tenha tentado Aparelho auditivo sem benefício. 2-Tenha um código linguístico oral estabelecido (caso fale de forma inteligível e tenha boa leitura labial). 3- Tenha MOTIVAÇÃO para o uso do Implante (que tem uma unidade externa como um aparelho auditivo) e para realizar todo um processo de reabilitação fonoaudiológica que virá em seguida da ativação. 4- Não tenha ossificações importantes da cóclea. O Implante Coclear é um excelente instrumento de reabilitação auditiva, com resultados fantásticos, DESDE QUE BEM INDICADO.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 179
  • 172
  • 626
Dr. Édio Cavallaro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Prezado internauta, A despeito das crescentes dificuldades do SUS, ainda há excelentes Serviços de Otorrinolaringologia públicos que disponibilizam o tratamento para a Surdez Neurossensorial através de Implante Coclear Brasil afora. Eu destacaria Campinas-Unicamp, USP Botucatu e Hospital das Clínicas-USP (SP capital) como centros de excelência,

  • 1335
  • 482
  • 1893
Dr. Gustavo Guagliardi Pacheco

Medico do Sono, Otorrino

Rio de Janeiro

Ver as 2 perguntas sobre Implante Coclear