Liberação Tecidual Funcional (LTF) - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Liberação Tecidual Funcional (LTF)

Os especialistas falam sobre a Liberação Tecidual Funcional (LTF)

A LTF é uma das técnicas atuais mais efetivas para o tratamento de fibrose no pós- operatório de cirurgias plásticas, lipoaspiração e outros procedimentos estéticos ou cirúrgicos. Através de terapia manual com tensões mecânicas, quebramos o excesso de colágeno presente no processo de cicatrização, reorganizando o tecido e liberando as aderências.
Marcel Bello
Marcel Bello Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

São Paulo

Tratamento específico para Fibroses em pós operatórios de Lipoaspiração, abdominoplastia e Lifiting facial, principalmente. Como é a técnica? Uma tensão mecânica é aplicada no local da Fibrose promovendo um estiramento e mobilização tecidual (respeitando as características cicatriciais) que modifica a estrutura do colágeno depositado desordenadamente, reorganizando-o. Ao final da sessão o paciente consegue perceber a melhora da contratura tecidual e o alívio no desconforto que estava sentindo. Com poucas sessões a melhora já é muito significativa. Muitos pacientes recebem alta,com apenas 5 sessões.
Juliana Oliveira
Juliana Oliveira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

|

Belo Horizonte

Tem perguntas sobre Liberação Tecidual Funcional (LTF)?

Nossos especialistas responderam 6 perguntas sobre Liberação Tecidual Funcional (LTF).

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

A Liberação Tecidual Funcional (LTF) é uma técnica fisioterapêutica específica para tratamento de fibrose e aderência pós cirurgia plástica. Toda a fibrose tem tratamento, e a resposta é satisfatória também em fibroses antigas. Conseguimos reorganizar esse tecido cicatricial, devolvendo a flexibilidade, diminuindo a dor e melhorando o aspecto estético. Posso afirmar na minha prática clínica que a LTF é a melhor técnica para tratamento de fibrose!

  • 15
  • 8
  • 31
Dra. Tania Regina Antonialli Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

São Paulo

Marcar consulta

NÃO! Por isso o nome é diferente. A Liberação Tecidual Funcional foi inspirada na Miofascial, nos anos 2000, quando ainda não se tinha respaldo científico na mecanobiologia e neurofisiologia dos tecidos cicatriciais e a única diferença era que a LTF era aplicada no subcutâneo ( enquanto a miofascial é aplicada na fascia muscular - profunda) e em várias direções, mas com o mesmo conceito de "aplicar um tensionamento contínuo e prolongado". Hoje com a atualização científica sobre a matriz extracelular e a ação das forças mecânicas, da mecanobiologia dos tecidos cicatriciais e da neurofisiologia, a LTF foi aprimorada e respeita esses conceitos, sendo portanto TOTALMENTE DIFERENTE SOB TODOS OS ASPECTOS da liberação miofascial. A LTF não é ensinada em faculdade, não se aprende em livro e nem no Google. O nome foi criado pela idealizadora da técnica, Dra Mariane Altomare em 2001, para delimitar a aplicação específica nos TECIDOS CICATRICIAIS.

  • 15
  • 8
  • 31
Dra. Tania Regina Antonialli Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

São Paulo

Marcar consulta

A LTF é registrada como MARCA e não como PATENTE. É de propriedade da fisioterapeuta Mariane Altomare é não pode ser utilizada por profissionais que não fizeram a formação exclusiva com ela ou que estejam desatualizados. Somente fisioterapeutas podem fazer os cursos e podem usar a marca após ter um tempo de experiência, passar em prova prática e teórica. Isso se faz necessário para preservar o paciente e para que o cirurgião tenha certeza de que seu paciente esta sendo tratado por uma profissional capacitado. A marca LTF® - Liberação Tecidual Funcional é devidamente registrada no INPI sob o número 909413711 de propriedade intelectual exclusiva da Dra Mariane Altomare, sendo certo que sua utilizaçao indevida serão punidas nas esferas cível e criminal, em atenção a Lei 9279/96

  • 15
  • 8
  • 31
Dra. Tania Regina Antonialli Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

São Paulo

Marcar consulta

Na sua questão mostra que a pergunta é sobre Liberação Tecidual Funcional e no corpo da sua pergunta questiona sobre a Liberação Miofascial São técnicas totalmente diferentes para tratamentos diferentes. A Liberação Tecidual Funcional é indicada para tratar tecidos cicatriciais e esta em constante atualização, acompanha e respeita os princípios da mecanobiologia e neurofisiologia. Já a Miofascial atua em condições ortopédicas.

  • 15
  • 8
  • 31
Dra. Tania Regina Antonialli Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Fisioterapeuta

São Paulo

Marcar consulta

Ver as 6 perguntas sobre Liberação Tecidual Funcional (LTF)