Mindfulness - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

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Informação sobre Mindfulness

Terapia de grupo de meditação mindfulness.

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Os especialistas falam sobre a Mindfulness

Os programas de Mindfulness geralmente são compostos de um encontro semanal durante 8 semanas onde os participantes entrarão em contato com vários exercícios que envolvem praticas meditativas, corporais e de concentração que vão evoluindo no decorrer da semana. Sendo importante o compromisso dos participantes nas atividades diárias. Na maioria dos programas de mindfulness os exercícios envolvem concentração na respiração, vários tipos de meditação (atenção nas sensações físicas, sons, emoções e pensamentos), escaneamento corporal, movimentos corporais, técnicas cognitivas, e comunicação.
Marcia Epstein

Psicóloga

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São Paulo

O mindfulness é um recurso das psicoterapias positivas, que centram a atenção na saúde e no lado positivo da vida, iniciada por Pesseskian, Seligman etc. e tem o objetivo de ajudar o paciente a fazer as pazes com o seu sintoma e a refletir de forma amadurecida sobre os problemas e sobre as soluções numa postura relaxada e meditativa.
Dr. José Carlos Vitor Gomes

Psicanalista

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Campinas

O Mindfulness pode ser definido como Atenção Plena, se caracteriza por um estado mental de estar atento ao momento presente, permitindo a autorregulação da atenção com aceitação e desenvolvimento da compaixão e autocompaixão. É um programa estruturado de 8 semanas, que visa incorporar a prática diária na vida do indivíduo, objetivando a redução de estresse, depressão, ansiedade e melhora no relacionamento interpessoal. Deve ser executado por um profissional capacitado após analise do estado psíquico.
Claudia Santos
Claudia Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

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Salvador

Também conhecido como Atenção Plena, refere-se a estar consciente da experiência presente, momento a momento, sem julgamento e de forma intencional. Na clinica desenvolvemos essa habilidade por meio de práticas, exercícios mentais e meditação específica como forma de aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar o sono e ajudar nos problemas de ganho de peso, depressão, dores crônicas e ainda dar uma força extra no desempenho profissional.
Luciana Costa Barros
Luciana Costa Barros Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

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Curitiba

A sociedade em que vivemos impõe um ritmo de vida cada vez mais rápido, líquido e fugaz.Sofremos por conta dessa sensação de que estamos ficando para trás e com ela a vivência de que a vida está passando muito rápido, é um reflexo da desatenção para a experiencia presente. Muitas vezes estamos presos ao passado ou futuro. Já dizia a música "Time" da banda inglesa "Pink Floyd". O Mindfulness (Atenção plena) é um estado de consciência que se caracteriza pela atenção focada no momento presente, com uma atitude não julgadora e curiosa para as experiências que se apresentam. Sua prática com meditações buscar ampliar felicidade e bem estar e é hoje uma importante área de pesquisa.
Paulo Florêncio Ribeiro
Paulo Florêncio Ribeiro Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

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Fortaleza

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Estas são as mais populares:

Algumas técnicas de meditação como o mindfulness tem sido utilizadas para o tratamento de problemas emocionais, no entanto antes da utilização destas e de outras estratégias deve-se ter um conhecimento global do caso. O tratamento da depressão deve ser feito de maneira individualizada pois apesar dos sintomas serem parecidos entre as pessoas com este quadro, os motivos que os ocasionaram são singulares, sendo assim não adianta fazer somente a meditação. Neste sentido o mais indicado seria procurar um psicólogo a fim de se avaliar o caso; há muitos psicólogos que trabalham com mindfulness principalmente os que seguem a linha Cognitivo-Comportamental. Além disto é importante ressaltar que em muitos casos é necessária também a avaliação psiquiátrica.

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Fernanda Gongora Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

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