Mindfulness - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Mindfulness

Informação sobre Mindfulness

Terapia de grupo de meditação mindfulness.

Possui uma dúvida concreta sobre Mindfulness? Pergunte aos nossos especialistas.

Os especialistas falam sobre a Mindfulness

Os programas de Mindfulness geralmente são compostos de um encontro semanal durante 8 semanas onde os participantes entrarão em contato com vários exercícios que envolvem praticas meditativas, corporais e de concentração que vão evoluindo no decorrer da semana. Sendo importante o compromisso dos participantes nas atividades diárias. Na maioria dos programas de mindfulness os exercícios envolvem concentração na respiração, vários tipos de meditação (atenção nas sensações físicas, sons, emoções e pensamentos), escaneamento corporal, movimentos corporais, técnicas cognitivas, e comunicação.
Marcia Epstein

Psicóloga

|

São Paulo

O mindfulness é um recurso das psicoterapias positivas, que centram a atenção na saúde e no lado positivo da vida, iniciada por Pesseskian, Seligman etc. e tem o objetivo de ajudar o paciente a fazer as pazes com o seu sintoma e a refletir de forma amadurecida sobre os problemas e sobre as soluções numa postura relaxada e meditativa.
Dr. José Carlos Vitor Gomes

Psicanalista

|

Campinas

Também conhecido como Atenção Plena, refere-se a estar consciente da experiência presente, momento a momento, sem julgamento e de forma intencional. Na clinica desenvolvemos essa habilidade por meio de práticas, exercícios mentais e meditação específica como forma de aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar o sono e ajudar nos problemas de ganho de peso, depressão, dores crônicas e ainda dar uma força extra no desempenho profissional.
Luciana Costa Barros
Luciana Costa Barros Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Curitiba

Mindfulness ou Atenção Plena é uma maneira de conseguirmos gerenciar os desafios modernos da vida cotidiana. Cada vez mais presente no meio acadêmico, revistas e mídias, aprender Mindfulness pode ser usado como adjuvante dos mais diversos tipos de patologias como Depressão, Ansiedade, Obesidade, Diabetes, Burnout.
Dra. Paula Teixeira
Dra. Paula Teixeira Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Médica clínica geral , Nutrólogo

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Mindfulness?

Nossos especialistas responderam à seguinte pergunta sobre Mindfulness:

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Algumas técnicas de meditação como o mindfulness tem sido utilizadas para o tratamento de problemas emocionais, no entanto antes da utilização destas e de outras estratégias deve-se ter um conhecimento global do caso. O tratamento da depressão deve ser feito de maneira individualizada pois apesar dos sintomas serem parecidos entre as pessoas com este quadro, os motivos que os ocasionaram são singulares, sendo assim não adianta fazer somente a meditação. Neste sentido o mais indicado seria procurar um psicólogo a fim de se avaliar o caso; há muitos psicólogos que trabalham com mindfulness principalmente os que seguem a linha Cognitivo-Comportamental. Além disto é importante ressaltar que em muitos casos é necessária também a avaliação psiquiátrica.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 7
  • 2
  • 7
Fernanda Gongora Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

Joinville

Marcar consulta