Nasofibrolaringoscopia - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Nasofibrolaringoscopia

Os especialistas falam sobre a Nasofibrolaringoscopia

Realizo este exame em meu consultório, sem necessidade de sedação. É um exame rápido, geralmente poucos minutos qual será introduzido uma pequena sonda com uma ponta de luz o qual avaliarei na televisão por dentro do nariz do paciente possíveis alterações como rinite, hipertrofia de cornetos, desvio de septo, sinusite, hipertrofia de adenoides,tumorações. Se o paciente quiser ele pode acompanhar na televisão conjuntamente comigo ao mesmo tempo que realizo o exame e assim saber o que esta acontecendo. Posso realizar a pedido de outros médicos ou posso realizar em meus pacientes que julguei necessário após a consulta médica comigo e assim para estes posso indicar um tratamento imediato.
Dr. Paulo da Veiga Ferreira Mendes Junior
Dr. Paulo da Veiga Ferreira Mendes Junior Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Curitiba

É um exame realizado em consultório médico e demora cerca de 5 a 10 minutos. Antes do início do exame, um spray de anestésico, não sedativo, é administrado no nariz para diminuir o incômodo e enjôo. A medicação ocasiona uma leve dormência no nariz e garganta e pode dar a sensação de leve inchaço na garganta. Não se assuste, é apenas o anestésico funcionando. Uma câmera muito fina, da espessura de um macarrão (3,2 mm), é introduzida no nariz para visibilização das cavidades nasais, faringe, laringe (pregas vocais). Costuma ser indolor e durante o exame o paciente é solicitado a repetir alguns sons e frases. Você não deve beber ou comer até a sensação de anestesia cessar (cerca de 40 minutos).
Dr. Nelson Almeida D'Avila Melo
Dr. Nelson Almeida D'Avila Melo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Aracaju

É popularmente conhecido como " Naso" é um exame diagnóstico que consiste na introdução de uma fibra óptica flexível (bem fina) pelo nariz, o que torna possível a visualização das estruturas do nariz até o fim da garganta e pode ser facilmente realizado em nosso consultório apenas com anestesia local. É, atualmente, o método mais utilizado para a avaliação anatômica e funcional das cavidades nasais, da faringe e da laringe podendo ser realizado até mesmo em crianças com a ajuda dos pais proporcionando também ao paciente ver as imagens de seu exame. Quando pode ser acompanhado através de uma tela é chamado de videonasolaringoscopia. Não precisa de jejum e pode ser feito em crianças.
Amanda Lucas da Costa
Amanda Lucas da Costa Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Chapecó

A nasofibrolaringoscopia é um exame muito importante para o Otorrinolaringologista fornecer um diagnóstico das principais doenças do nariz, garganta e ouvidos. A través da tecnologia de uma fibra óptica pequena e flexível consegue-se visualizar as estruturas dentro da cavidade nasal, faringe e laringe na consulta. Quando adequadamente habilitado, o profissional é capaz de identificar alterações como: desvios septais, aumento dos cornetos, polipos nasais, aumento de adenoides, alterações da anatomia que geram ronco e apneia, lesões das cordas vocais, refluxo esofágico para laringe e até mesmo tumores. Procure seu médico para saber mais.
Dra. Paula De Oliveira Oppermann
Dra. Paula De Oliveira Oppermann Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

|

Porto Alegre

A Nasofibrolaringoscopia, exame de imagem feito por fibra ótica por acesso nasal, é o exame de escolha para avaliar processos que podem ocorrer em cavidade nasal, seios paranasais, nasofaringe, hipofaringe e laringe. É diferente da laringoscopia, uma vez que possibilita uma avaliação das vias aerodigestivas altas de forma mais ampla, mas tem limitações em avaliação da orofaringe.
Dr. Francisco Bomfim
Dr. Francisco Bomfim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Cirurgião de cabeça e pescoço

|

Fortaleza

Ver mais

Tem perguntas sobre Nasofibrolaringoscopia?

Nossos especialistas responderam 18 perguntas sobre Nasofibrolaringoscopia.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Bom dia! A infecção por HPV nas vias aéreas pode tanto ser assintomática quanto gerar lesões semelhantes à verrugas e papilomas. O exame de nasofibrolaringoscopia tem a capacidade de detectar a ocorrência destas lesões, sem dúvidas, mas não consegue excluir uma infecção assintomática. Procure seu otorrino para tirar todas as dúvidas. Espero ter sido útil.

  • Obrigado 2
  • 1 especialista está de acordo
  • 55
  • 30
  • 29
Matheus de Souza Campos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Brasília

Marcar consulta

Nao precisa ficar em jejum! O exame é bem simples, realizado no proprio consultório e sem nenhuma sedação. ALguns pacientes podem apresentar ânsia de vômito, mas com calma e tranquilidade o exame pode ser realizado!

  • Obrigado 5
  • 1 especialista está de acordo
  • 15
  • 1
  • 17
Dra. Karine Tabata Carvalho Bispo Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Brasília

Marcar consulta

O exame consiste na introdução de uma câmera em ambas as fossas nasais e visualiza o percurso até as pregas vocais, esse exame é simples e de realização ambulatorial, porem necessita de colaboração do paciente. Em crianças pequenas que não colaboram ( o que é extremamente comum e condizente com a idade) é então realizado com a criança "adormecida" para que haja a possibilidade de visualização de todas as estruturas de maneira adequada. O processo de anestesia nesse caso consiste na realização de anestesia inalatória, criança é levada ao centro cirúrgico e apos adequada monitorização é submetida a "inalação" com sedativos inalatórios, tais como sevoflurano entre outros, quando ela se encontra em plano anestésico o exame é realizado de forma bastante rápida e a criança continua monitorizada e aos cuidados da equipe anestésica recebendo O2 inalatorio até a eliminação dos gazes anestésicos, o exame é rápido seguro e a alta hospitalar se da pouco tempo após o mesmo.

  • 25
  • 8
  • 8
Dr. Raul Fino Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Santo André

Marcar consulta

Olá, O exame nasofibrolaringoscopia avalia a cavidade nasal, faringe e laringe. Não há nenhum problema em ser realizado no paciente que apresente tosse. Inclusive ele pode auxiliar no diagnóstico deste sintoma. Caso esteja fazendo o exame para fins de concurso ou avaliação da voz aí sim não aconselho. Neste caso melhor tratar antes. Espero ter ajudado.

  • 10
  • 3
  • 3
Dr. Vinicius Cruz Morais Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Otorrino

Belo Horizonte

Marcar consulta

Ver as 18 perguntas sobre Nasofibrolaringoscopia