Nefrectomia Total Por Cancer - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Nefrectomia Total Por Cancer

Os especialistas falam sobre a Nefrectomia Total Por Cancer

Procedimento cirúrgico realizado para retirada completa do rim. Está indicada em casos de neoplasia maligna (câncer renal) em situações em que não há possibilidade de retirada parcial do órgão. Este procedimento pode ser realizado através das vias: convencional (aberta), video laparoscópica ou ainda assistida por robô.
Dr. Alexandre Soares Grieco
Dr. Alexandre Soares Grieco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Campinas

A nefrectomia total por câncer é um procedimento de alta complexidade cirúrgica. É o tratamento principal para o câncer de rim. Existem basicamente 3 técnicas: Cirurgia aberta com incisão ampla e única Cirurgia laparoscópica (por vídeo) Cirurgia robótica (video com auxilio de braços robóticos). O procedimento é feito em ambiente hospitalar e dura em média de 2 a 3 horas. Em geral, são necessários de 2 a 3 dias de internação hospitalar. A recuperação leva de 15 a 45 dias, a depender de cada caso. Mesmo com a remoção completa de um rim, é possível levar uma vida normal, obedecendo apenas algumas orientações médicas, como controle da pressão, dieta com pouco sal e controle do diabetes.
Bruno Benigno
Bruno Benigno Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oncologista, Urologista

|

São Paulo

A Nefrectomia radical é a retirada completa do rim para o tratamento do câncer renal. Está indicada em tumores grandes ou muito complexos onde a remoção apenas do tumor não é possível. Atualmente é realizada na maioria das vezes por laparoscopia (pequenos furos na barriga) em centros especializados por profissionais capacitados. A cirurgia laparoscópica é menos invasiva que a convencional. Apresenta menos sangramento, menos dor, a recuperação é mais rápida e os cortes são bem menores do que na cirurgia aberta. Em algumas situações, como trombos nas veias e coração ou tumores muito grandes, a cirurgia aberta ainda pode ser indicada.
Leonardo Gomes Lopes
Leonardo Gomes Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Belo Horizonte

Nódulos renais suspeitos para câncer, devem ser tratados preferencialmente com cirurgia. Dependendo do tamanho e localização do modulo, indica-se tratamento diferente, podendo ser a nefrectomia radical em caso de grandes massas, ou nefrectomia parcial em casos de nódulos menores. Ambos os procedimentos também podem ser realizados com segurança pela via laparoscópica ou robótica. Nesses últimos casos, existe nítida vantagem quanto a recuperação pós operatória, devido as menores incisões.
Dr. Gabriel Barbosa Franco
Dr. Gabriel Barbosa Franco Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

São Paulo

A nefrectomia total é a retirada do rim. Hoje em dia o tratamento padrão é realizado por meio da laparoscopia ( pequenas incisões abdominais) em que conseguimos aumentar a imagem em 20x ( câmera) e com isso aumentarmos a precisão no ato cirúrgico, diminuindo as taxas de sangramento e complicações intra-operatória. A nefrectomia videolaparoscópica traz inúmeras vantagens se comparada com a cirurgia convencional ( aberta), uma vez que a dor pós-operatória é infinitamente menor, o período de internação é menor, o retorno as atividades diárias é precoce e o resultado estético é bem melhor.
Raphael Lahr Vasconcellos Sampaio
Raphael Lahr Vasconcellos Sampaio Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

|

Jaraguá Do Sul

Ver mais

Tem perguntas sobre Nefrectomia Total Por Cancer?

Nossos especialistas responderam 2 perguntas sobre Nefrectomia Total Por Cancer.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Você pode usar uma cinta, porém não terá nenhum benefício estético ou para cicatrização da ferida operatória, no caso da cirurgia aberta. Caso a cirurgia tenha sido por videolaparoscopia, não há porquê fazer uso de cinta.

  • 23
  • 6
  • 16
Dr. Fabio Bernardo Oliveira da Silva Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Rio de Janeiro

Marcar consulta

Presença de sangue na urina não é uma condição normal e deve sempre ser investigada. Sugiro reavaliação mais minuciosa com seu medico urologista para melhor esclarecimento do quadro

  • 10
  • 2
  • 5
Dr. Luiz Sergio Santos Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Urologista

Curitiba

Marcar consulta

Ver as 2 perguntas sobre Nefrectomia Total Por Cancer