Nutrição na Gestação - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Nutrição na Gestação

Os especialistas falam sobre a Nutrição na Gestação

A gestação é um período de maior demanda nutricional na vida de uma mulher. Neste período ocorre rápida divisão celular e desenvolvimento de novos tecidos e órgãos. Estes processos que ocorrem no organismo da mulher durante a gestação exigem uma oferta maior de energia, proteínas, vitaminas e minerais, que deve ser adequada, para suprir as necessidades básicas e formar reservas energéticas para mãe e o feto, sem causar ganho excessivo de peso. Portanto, para que a mulher tenha uma gestação longe dos riscos nutricionais para ela e seu bebê, o acompanhamento nutricional é muito importante nesta fase.
Dra. Vanusa Boim
Dra. Vanusa Boim Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Duque de Caxias

Proteínas, calorias, vitaminas e minerais são essenciais para uma gravidez saudável. Se a mãe ingerir pouco desses nutrientes, o desenvolvimento celular pode ser imperfeito e o bebê pode ficar abaixo do peso. As células de um bebê em desenvolvimento são feitas em sua maioria de proteínas. São necessárias 300 calorias adicionais na dieta da gestante por dia para garantir um desenvolvimento perfeito. Os carboidratos devem ser a fonte primária dessa energia adicional. Eles são rapidamente e eficientemente convertidos em energia. Os alimentos ricos em gorduras também podem ser usados para a obtenção de energia.
Dr. Marcelo Ponte Dias
Dr. Marcelo Ponte Dias Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

A gravidez é um fenômeno que acarreta uma série de transformações no organismo materno. Essas transformações irão garantir o crescimento e desenvolvimento do bebê, e ao mesmo tempo, proteger o organismo da gestante. Comer é bom, e isso não deve mudar, mesmo quando você está grávida, mas para atender a todas essas transformações faz-se necessário garantir um suprimento adequado de calorias e de nutrientes. Durante a gravidez, seus gostos, apetite e sistema digestório podem ficar um pouco erráticos. É normal ter alguns desejos estranhos e fora do comum. No início podem surgir os tão temidos enjoos matinais, ou então flagrar-se em busca de comidas extravagantes,.
Elizabete Lopes
Elizabete Lopes Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Nutricionista

|

Rio de Janeiro

O ganho de peso adequado e promover uma alimentação saudável é um dos maiores desafios da gestante e do médico durante a gravidez. Muitos mitos, tabus, crenças, conceitos antigos atrapalham demais neste assunto. A gestante via de regra será estimulada pelas pessoas e familiares a comer mais, quantidade aumentada, satisfazer seus desejos e gostos, as vezes sem limites... Caso seja possível procure uma nutricionista para acompanhamento na gravidez proporcionando assim uma alimentação saudável e balanceada além de tentar fazer atividade física como caminhadas, hidroginástica, natação ou exercícios aeróbicos uma vez liberado por seu médico.
Dr. Roberto Buenfil de Faria
Dr. Roberto Buenfil de Faria Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

São Paulo

A nutrição durante a gestação tem um papel essencial e determinante na promoção de uma gravidez saudável, com mãe e bebe felizes e bem nutridos! Nessa fase o corpo apresenta diversas necessidades diferentes, seja pelo desenvolvimento do bebe ou pelas reservas energéticas necessárias para produção de leite. Cada trimestre apresenta suas necessidades especificas e atitudes como jejum prolongado ou alimentação restrita podem ter impacto muito negativo na saúde da mãe a longo prazo. Além disso, existem diversas crenças alimentares difundidas durante a gestação que são prejudiciais e devem ser desencorajadas como por exemplo que a mãe deve "comer por dois”. A chave é o equilíbrio!
Fernanda Reis

Nutricionista

|

São Paulo

Ver mais

Tem perguntas sobre Nutrição na Gestação?

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.