Ooforectomia Uni Ou Bilateral - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Ooforectomia Uni Ou Bilateral

Os especialistas falam sobre a Ooforectomia Uni Ou Bilateral

É o nome da dado à cirurgia para retirada dos ovários. Pode ser realizada em conjunto com a retirada do útero e tubas uterinas , ou isoladamente, dependendo da indicação da cirurgia. Em doenças benignas (que não são câncer), sempre evitamos retirar os ovários, pois eles produzem os hormônios femininos estrogênio e progesterona, garantindo saúde e qualidade de vida à paciente. Em casos de cistos ou doenças benignas dos ovários, podemos realizar ooforoplastia (que, como diz o nome, é uma plástica ovariana), retirando apenas a área doente do órgão. Pode ser realizada por via abdominal (aberta, com corte) ou laparoscópica (por videolaparoscopia).
Dra. Sibele Klitzke
Dra. Sibele Klitzke Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Porto Alegre

A ooforectomia é a retirada de uma ou os dois ovários. Essa cirurgia pode ser realizada devido a presença de doenças benignas e malignas. A ooforectomia pode ser realizada por laparoscopia o que permite uma rápida recuperação da paciente. A retirada dos ovários podem ter grande implicação no futuro reprodutivo e na produção hormonal. A retirada dos ovários precocemente pode levar a mulher a doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral e a osteoporose. Indica-se reposição hormonal devido a menopausa que foi instituída pela cirurgia de retirada dos ovários.
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

|

Ribeirão Preto

Tem perguntas sobre Ooforectomia Uni Ou Bilateral?

Nossos especialistas responderam 65 perguntas sobre Ooforectomia Uni Ou Bilateral.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

Qualquer tipo de cisto ovariano pode ser retirado por via laparoscópica. Por obvio que se será retirado o ovário ( ooforectomia ) ou será feito somente uma ooforoplastia ( retirada de cisto preservando tecido ovariano) será decido previamente em avaliação com especialista.

  • 3
  • 0
  • 4
Dr. Rafael Luis Dos Santos Martin Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Curitiba

Marcar consulta

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Com certeza a sua reserva ovariana e sua fertilidade foi comprometida com a retirada de um ovário e com a plástica do outro. A avaliação da sua reserva ovariana através de exames laboratoriais e do ultrassom é importante. O ovário está intimamente relacionado com a trompa uterina. Em alguns casos, a trompa pode ser danificada na cirurgia dificultando ainda mais uma gravidez espontânea. Após a suspensão do ciclo 21, como ficou a sua menstruação? Você está menstruando regularmente? Isso pode ser sinal que o seu ovário está funcionando bem. Nas mulheres que não possuem uma reserva ovariana adequada, existe alternativas para uma gravidez. Seria a realização de procedimentos de reprodução assistida com óvulos de doadoras. Em caso de comprometimento das trompas, o procedimento de reprodução assistida pode ser necessário. Agende uma consulta com o sue médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento.

  • 8132
  • 3030
  • 8084
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Olá. O teratoma é um tumor benigno das células germinativas do ovário. O tratamento do teratoma é cirúrgico visando confirmar a benignidade da lesão, melhorar dor pélvica e evitar que o crescimento danifique ainda mais o tecido normal do seu ovário. Se for operar, procure um médico com experiência em laparoscopia. Essa via de acesso cirúrgico facilitará a sua recuperação pós-operatória. Sempre siga as orientações pré e pós-operatórias do seu médico. Agende uma consulta e discuta a necessidade dos exames pré-operatórios como radiografia de tórax. Converse com o seu médico.

  • 8132
  • 3030
  • 8084
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. O ultrassom, o Papanicolaou e os exames laboratoriais podem ser necessários para o diagnóstico. Qual foi a indicação da sua cirurgia? Por que retirou os dois ovários? Será que você tem miomas, polipos, adenomiose, hiperplasia, alterações no colo uterino? Converse com o seu médico. Discuta o seu diagnóstico e tratamento.

  • 8132
  • 3030
  • 8084
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista

Ribeirão Preto

Marcar consulta

Ver as 65 perguntas sobre Ooforectomia Uni Ou Bilateral