Orientação Vocacional - Informação, especialistas, perguntas frequentes.

Tudo sobre Orientação Vocacional

Os especialistas falam sobre a Orientação Vocacional

A OVP (Orientação Vocacional-Profissional) é um processo individual ou grupal que tem por objetivo a busca de autoconhecimento, manejo da ansiedade diante a tomada de decisão sobre a escolha profissional, levantamento do perfil profissional do orientando e consequente apontamento de quais área/profissões melhor se encaixam com seu perfil. Para isso utilizamos uma média de 08 a 10 encontros, onde são aplicados testes psicológicos, entrevista motivacional, conversa com profissionais da área, dinâmicas de grupo e entrega de relatório no final do processo. A OVP é um passo importante para quem busca um futuro de sucesso e deseja fazer escolhas conscientes!
Dra. Simone Matias
Dra. Simone Matias Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

São Paulo

A finalidade da orientação profissional e de carreira é auxiliar o jovem a descobrir qual profissão seguir, ou auxiliar o trabalhador que já possui uma profissão, mas tem desejo de mudar de carreira. Este processo ocorre por meio de entrevistas e aplicação de instrumentos psicológicos, onde o cliente se torna capaz de tomar as decisões necessárias para a escolha profissional e de carreira. Podem contratar este serviço escolas, pais que possuam filhos na adolescência, ou trabalhadores com desejo de mudança de carreira.
Matheus de M. M. Schreiner
Matheus de M. M. Schreiner Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicólogo

|

Florianópolis

Realizo "Orientação de Carreira", pois é quase impossível se realizar uma vocacional, pois o termo é muito amplo. Mas a Orientação de Carreira consiste na possibilidade de fazer uma reflexão aprofundada sobre as principais características do sujeito e como utilizá-las de forma produtiva. São utilizados testes que auxiliam na velocidade e coleta de informações do processo.
Carina Lucion
Carina Lucion Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicóloga

|

Palmeira Das Missões

Psicóloga formada pela UFPR com foco em Orientação Profissional e Vocacional. Realizo aplicação de teste psicológico para verificar interesses profissionais e ferramentas para auxiliar o cliente a se conhecer melhor e fazer uma escolha profissional de acordo com os seus interesses e habilidades. O processo como um todo são de cerca de 10 sessões em que serão trabalhadas questões de autoconhecimento, conhecimento das profissões e critérios de escolha. Para que o paciente aprenda fazer escolhas não só no momento de decisão de carreira, mas para toda a sua vida profissional.
A Orientação Vocacional/Profissional procura avaliar, analisar, esclarecer e informar ao orientando suas áreas de interesses e aptidões específicas e gerais, de acordo com suas características e sua personalidade, com o objetivo de proporcionar ao examinando uma maneira mais lúcida e harmoniosa na escolha de sua profissão. No processo usamos testes de aptidões específicas, entrevistas, questionários, testes de personalidade, buscando sempre desenvolver, da melhor forma possível as habilidades do orientando.
Claudia H Aguiar
Claudia H Aguiar Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicóloga

|

Niterói

Ver mais

Tem perguntas sobre Orientação Vocacional?

Nossos especialistas responderam 3 perguntas sobre Orientação Vocacional.

Pergunte a milhares de especialistas de forma anônima e gratuita

  • A sua pergunta se publicará de forma anônima.
  • Faça uma pergunta concreta, mantenha o foco em uma pergunta médica.
  • Seja breve e conciso.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional da saúde. Se tiver algum problema ou urgência, vá ao médico ou ao pronto-socorro.
  • Não estará permitido obter segundas opiniões ou consultas sobre um caso em concreto.

Estas são as mais populares:

O mais indicado neste caso é procurar ajuda de um Psicólogo que trabalhe com orientação vocacional. Normalmente, ocorrem entre oito e dez encontros com atividades, discussões e testes para orientar de forma mais assertiva. Boa sorte. Abraços

  • 3
  • 6
  • 3
Vanessa Torres

Psicóloga

São Paulo

A Orientação Vocacional é realizada através de entrevistas, questionários e testes psicológicos. Sua finalidade é avaliar, analisar, esclarecer e informar suas áreas de interesse. O psicólogo leva o jovem a pensar sobre sua escolha profissional relacionando-se com sua história pessoal e como fruto do seu processo de desenvolvimento. São realizados no mínimo 8 encontros.

  • 6
  • 14
  • 11
Michelly Oliveira da Fonseca

Psicóloga

Goiânia

você pode conversar com sua filha sobre como anda a escola, quais as percepções dela, o que ela tem achado. O ano escolar, mudanças de classe, de rotina, dependendo da idade, podem influenciar no rendimento. Além disso, você pode conversar com os professores dela, verificar com ela como andam as tarefas, sentar com ela pra fazer as tarefas e ver na escola como anda o comportamento dela. Cabe verificar se tiveram mudanças na vida de sua filha que podem influenciar isso, como mudança de escola, de bairro, de classe, a perda de algum familiar, nascimento de um bebê... essas são algumas variáveis que podem influenciar no rendimento escolar dela. Você também pode verificar se ela está com algum problema visual. Caso seja influencia de algum fator emocional, você pode buscar algum psicólogo ou pediatra para maiores orientações.

  • 57
  • 181
  • 80
Camilla Monti Oliveira

Psicóloga

Ribeirão Preto

Ver as 3 perguntas sobre Orientação Vocacional